Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/898
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Histórias em quadrinhos: uma proposta de leitura para os alunos do 6º ano do ensino fundamental
Autor(es): SOUZA, Josilene Barbosa de
REIS, Raimunda Jessica Borges dos
Primeiro Orientador: MATOS, Bruno Sérvulo da Silva
Resumo: Esta monografia apresenta um estudo sobre as histórias em quadrinhos e como elas podem influenciar no incentivo à leitura de alunos do sexto ano do ensino fundamental com o objetivo de despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno, promovendo o desenvolvimento do vocabulário, a estabilização de formas ortográficas e possibilitando o acesso aos diversos tipos de leitura na escola. Apresenta uma breve contextualização das origens das Hqs, descreve suas atribuições e explora suas aplicações em ambientes educacionais. Dispondo como metodologia uma pesquisa de campo de caráter intervencionista e qualitativa, além da aplicação de um questionário para alunos e professores de língua portuguesa da escola campo.
Abstract: This dissertation presents a study on comic books and how they can influence the promotion of reading among sixth-grade elementary school students. The aim is to ignite a love for reading and enhance the cognitive and creative potential of the students by fostering vocabulary development, stabilizing spelling, and providing access to various types of reading in the school environment. It provides a brief overview of the origins of comic books, describes their roles, and explores their applications in educational settings. The methodology involves an interventionist and qualitative field research, along with the administration of a questionnaire to Portuguese language students and teachers at the school field.
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos
Incentivo à leitura
Comics
Reading incentives
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Letras Português/Inglês
Citação: SOUZA, Josilene Barbosa de; REIS, Raimunda Jessica Borges dos. História em quadrinhos: uma proposta de leitura para alunos do 6 ano do ensino fundamental. 2023. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/898
Data do documento: 12-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA; REIS (2023) - Histórias em quadrinhos..pdfHistórias em quadrinhos3,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons