Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/892
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Lapbook como ferramenta didática aos alunos com TEA visando a aprendizagem significativa |
Título(s) alternativo(s): | Lapbook as a teaching tool for students with asd with aim for meaningful learning. |
Autor(es): | SIQUEIRA, Larissa da Silva Nascimento SILVA, Lourdylene Maria da Luz |
Primeiro Orientador: | MATOS, Bruno Sérvulo da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | CUNHA, Suany Rodrigues da |
Resumo: | O “Lapbook” é um livro interativo caracterizado como uma ferramenta didática que pode ser construído em diversos formatos e figuras, inserindo mini livros, envelopes, bolsos e outros elementos interativos, que permitem a organização e a apresentação de informações de forma criativa, sendo uma ferramenta benevolente para alunos com autismo, pois oferece uma abordagem visual e tátil para a aprendizagem, além do estímulo sensorial, incrementar nas habilidades de comunicação, fortalecer a organização e concentração. O objetivo geral foi propor a construção e aplicabilidade da ferramenta didática Lapbook sobre gênero textual conto de fadas “João e Maria” com alunos com TEA visando a aprendizagem significativa. A pesquisa foi realizada através de pesquisa participante com abordagem qualitativa. Teve como participantes da pesquisa dois alunos com TEA e duas professoras, sendo uma do ensino regular e a outra do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Como instrumentos para coleta de dados, foram realizadas entrevistas e execução do lapbook acerca do conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram que, o uso do lapbook influencia positivamente para o ensino e aprendizagem de maneira significativa para os alunos com autismo, visto que, oferece uma abordagem multissensorial, apresenta as informações de forma visual e organizada facilitando a compreensão, além de oportunizar aos alunos a expressão de sua criatividade em um ensino que valoriza suas habilidades e proporcione uma verdadeira equidade na educação. |
Abstract: | The "Lapbook" is an interactive book characterized as a teaching tool that can be constructed in different formats and figures, inserting mini books, envelopes, pockets and other interactive elements, which allow the organization and presentation of information in a creative way, being a benevolent tool for students with autism, as it offers a visual and tactile approach to learning, in addition to sensory stimulation, increasing communication skills, strengthening organization and concentration. The general objective was to propose the construction and applicability of the Lapbook teaching tool on the fairy tale textual genre “Hansel and Gretel” with students with ASD aiming for meaningful learning. The research was carried out through participatory research with a qualitative approach. The research participants were two students with ASD and two teachers, one from regular education and the other from Specialized Educational Services (AEE). As instruments for data collection, interviews were carried out and a lapbook was created about the content. The research results showed that the use of the lapbook positively influences teaching and learning in a significant way for students with autism, as it offers a multisensory approach, presents information in a visual and organized way, facilitating understanding, in addition to providing opportunities students the opportunity to express their creativity in teaching that values their skills and provides true equity in education. |
Palavras-chave: | Autismo - aprendizagem significativa Lapbook - teaching tool Lapbook - ferramenta didática Autism - meaningful learning |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Citação: | SIQUEIRA, Larissa da Silva Nascimento;SILVA, Lourdylene Maria da Luz. Lapbook como ferramenta didática aos alunos com TEA visando a aprendizagem significativa. 2023. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto Federal do Amapá, AP, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/892 |
Data do documento: | 5-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SIQUEIRA; SILVA (2023) - LAPBOOK como ferramenta didática.pdf | 3,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons