Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/892
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | MATOS, Bruno Sérvulo da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9395451744875054 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | CUNHA, Suany Rodrigues da | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3934539441318645 | pt_BR |
dc.creator | SIQUEIRA, Larissa da Silva Nascimento | - |
dc.creator | SILVA, Lourdylene Maria da Luz | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-05T18:21:29Z | - |
dc.date.available | 2024-02-05 | - |
dc.date.available | 2024-02-05T18:21:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Larissa da Silva Nascimento;SILVA, Lourdylene Maria da Luz. Lapbook como ferramenta didática aos alunos com TEA visando a aprendizagem significativa. 2023. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto Federal do Amapá, AP, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/892 | - |
dc.description.abstract | The "Lapbook" is an interactive book characterized as a teaching tool that can be constructed in different formats and figures, inserting mini books, envelopes, pockets and other interactive elements, which allow the organization and presentation of information in a creative way, being a benevolent tool for students with autism, as it offers a visual and tactile approach to learning, in addition to sensory stimulation, increasing communication skills, strengthening organization and concentration. The general objective was to propose the construction and applicability of the Lapbook teaching tool on the fairy tale textual genre “Hansel and Gretel” with students with ASD aiming for meaningful learning. The research was carried out through participatory research with a qualitative approach. The research participants were two students with ASD and two teachers, one from regular education and the other from Specialized Educational Services (AEE). As instruments for data collection, interviews were carried out and a lapbook was created about the content. The research results showed that the use of the lapbook positively influences teaching and learning in a significant way for students with autism, as it offers a multisensory approach, presents information in a visual and organized way, facilitating understanding, in addition to providing opportunities students the opportunity to express their creativity in teaching that values their skills and provides true equity in education. | pt_BR |
dc.description.resumo | O “Lapbook” é um livro interativo caracterizado como uma ferramenta didática que pode ser construído em diversos formatos e figuras, inserindo mini livros, envelopes, bolsos e outros elementos interativos, que permitem a organização e a apresentação de informações de forma criativa, sendo uma ferramenta benevolente para alunos com autismo, pois oferece uma abordagem visual e tátil para a aprendizagem, além do estímulo sensorial, incrementar nas habilidades de comunicação, fortalecer a organização e concentração. O objetivo geral foi propor a construção e aplicabilidade da ferramenta didática Lapbook sobre gênero textual conto de fadas “João e Maria” com alunos com TEA visando a aprendizagem significativa. A pesquisa foi realizada através de pesquisa participante com abordagem qualitativa. Teve como participantes da pesquisa dois alunos com TEA e duas professoras, sendo uma do ensino regular e a outra do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Como instrumentos para coleta de dados, foram realizadas entrevistas e execução do lapbook acerca do conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram que, o uso do lapbook influencia positivamente para o ensino e aprendizagem de maneira significativa para os alunos com autismo, visto que, oferece uma abordagem multissensorial, apresenta as informações de forma visual e organizada facilitando a compreensão, além de oportunizar aos alunos a expressão de sua criatividade em um ensino que valoriza suas habilidades e proporcione uma verdadeira equidade na educação. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by LOURDYLENE SILVA (lurdylene@gmail.com) on 2024-01-24T11:34:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SIQUEIRA, Larissa da Silva Nascimento;SILVA, Lourdylene Maria da Luz Silva.pdf: 3569721 bytes, checksum: 3d4a47fcbb851c2aff5704d9554f756d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Lourdylene e Larissa Para que seu depósito seja aceito, vocês devem fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu TCC. Para a correção de autodepósito: Vocês devem ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Sobrenomes das autoras e orientadores devem está em caixa alta; 2- citação, referência do trabalho está incompleta, segue ex: CARVALHO, Gabriel Dias de; SILVA, Gabriela Pereira da. Teclado Arduino como recurso didático no ensino de Braille. 2023. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá, AP, 2023. 3- nome do arquivo em PDF, faça correção, segue ex: SOBRENOME; SOBRENOME (2023) - Três primeiras palavras do título SANTOS; SILVA (2023) - Educação financeira na educação 4- façam o deposito utilizando o Tutorial de autodepósito, disponível em “Documentos úteis”. Para a correção de Formatação de seu TCC: Vocês devem ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o tamplete de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Capa, folha de rosto e folha de aprovação, retirar o ponto após o título; 2- agradecimentos, NÃO se usa a palavra “agradecer”, vocês continuam incorrendo no erro; 3- lista de figuras, verifiquem que AINDA tem número de página muito alto, 455, corrijam; 4- seção 2, dentro do trabalho, iniciar segunda linha do título, logo abaixo da primeira palavra da primeira linha, o mesmo para seção 3, AINDA continua do mesmo jeito; 5- margens, verifique todas as folhas, desde as pré-textuais, pois está um pouco maior que o padrão, continua, devem ter as seguintes dimensões: 3 cm para superior e esquerda e 2 cm para inferior e direita, ver folha 6 do guia; 6- verificar espaçamento que deve haver entre (seções e subseções) do texto, de 1,5; 7- UTILIZE o Template de TCC, disponível em “Documentos úteis”; 8- referências, devem ser alinhadas à margem esquerda da página e separadas uma das outras por uma linha em branco de espaço simples; verifiquem que nas referências de autoria BRASIL, o que separa do resto da referência, é um ponto e NÃO vírgula; corrijam essa edição: .16ª edição, fica: 16.ed. ; verifiquem essa referência, pois está com dois títulos para uma só autoria, segue: MINAYO, M. C. S. Técnicas de pesquisa: entrevista como técnica privilegiada de comunicação. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, p. 261- 297. 2010. Devem corrigi-las, usando os modelos que estão no Guia, a partir da folha 18. Coloquem o trabalho todo no padrão do Guia e Template de TCC disponível em “Documentos úteis”para configurar seu trabalho, após essas correções, façam um novo depósito. on 2024-01-24T15:52:32Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by LOURDYLENE SILVA (lurdylene@gmail.com) on 2024-01-25T00:07:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SIQUEIRA; SILVA (2023) - LAPBOOK como ferramenta didática.pdf: 3573208 bytes, checksum: e035d62e46cda8428c12d79e4a6f22e8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Lourdylene e Larissa Para que seu depósito seja aceito, vocês devem fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu TCC. Para a correção de autodepósito: Vocês devem ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- no campo de autores, o sobrenome SILVA, da Lourdylene, está se repetindo; 2- no campo de citação, o sobrenome da mesma autora está faltando. Para a correção de Formatação de seu TCC: Vocês devem ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o tamplete de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Ficha catalográfica, diminuir um poco mais a imagem, está espaçada demais; 2- referências, corrijam essa edição: 16ª edição, fica: 16.ed. ; na imprenta, quando não se tem o local da publicação, usa-se está forma: [S. l.], e quando não se tem o nome da editora, usa-se está forma no lugar da editora [s.n.], façam a correção em todas as referências que estiverem nesta situação; verifiquem também na imprenta, que o número de páginas vem após o ano, corrijam; falta destacar o título dessa referência, segue: MINAYO, M. C. S. Técnicas de pesquisa: entrevista como técnica privilegiada de... Devem corrigi-las, usando os modelos que estão no Guia, a partir da folha 18. Coloquem o trabalho todo no padrão do Guia e Template de TCC disponível em “Documentos úteis”para configurar seu trabalho, após essas correções, façam um novo depósito. on 2024-01-25T09:59:53Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by LOURDYLENE SILVA (lurdylene@gmail.com) on 2024-01-26T23:00:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SIQUEIRA; SILVA (2023) - LAPBOOK como ferramenta didática.pdf: 3572997 bytes, checksum: 854be16ddb9d2894773bb8a39770958e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Lourdylene e Larissa Para que seu depósito seja aceito, vocês devem fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu TCC. Para a correção de Formatação de seu TCC: Vocês devem ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o tamplete de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Verifiquem a margem superior das folhas 18 e 52, está com 4cm, e o cerreto é 3cm; 2- tabela 2, folha 34, separar com hífen, e não com dois pontos; 2- referência, corrijam essa (é a terceira referência) edição: 16ª edição, fica: 16.ed. Falta pouco, após essa correção, façam um novo depósito. on 2024-01-29T11:36:17Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by LOURDYLENE SILVA (lurdylene@gmail.com) on 2024-01-30T11:29:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SIQUEIRA; SILVA (2023) - LAPBOOK como ferramenta didática.pdf: 3572096 bytes, checksum: 5ff29c80ee9891f69a4decbbd6fb886c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Lourdylene e Larissa Para que seu depósito seja aceito, vocês devem fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu TCC. Para a correção de Formatação de seu TCC: Vocês devem ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o tamplete de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Margens das páginas, ver todas as folhas, devem ter as seguintes dimensões: 3 cm para superior e esquerda e 2 cm para inferior e direita, ver folha 6 do guia; 2- verifiquem a paginação, fica no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, e 2 cm da borda direita da folha, tamanho da fonte: 10 ou 11 folha 7 do guia; 3- seção primaria 3, colocar no início de folha, e ainda, título de seção, com mais de duas linhas, iniciar segunda linha do título, logo abaixo da primeira palavra da primeira linha, o mesmo para os demais nesta mesma condição; 4- folha 21 do trabalho, dá espaço entre texto e subseção; 5- seção primaria 4, colocar no início de folha, o mesmo para seção 5, e seção 6; 6- UTILIZEM o Template de TCC, para configurar o trabalho; 7- referência, a penúltima, o ano vem antes do n.9; e ainda na última, o local está repetido; e ainda tem pontuações erradas, revisem uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 18. Coloquem o trabalho todo no padrão do Guia e Template de TCC disponível em “Documentos úteis”para configurar seu trabalho, após essas correções, façam um novo depósito. on 2024-01-30T17:40:09Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by LOURDYLENE SILVA (lurdylene@gmail.com) on 2024-01-31T00:07:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SIQUEIRA; SILVA (2023) - LAPBOOK como ferramenta didática.pdf: 3572024 bytes, checksum: cca7a69bd61f8faabaf053a0a446e87b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Lourdylene e Larissa Para que seu depósito seja aceito, vocês devem fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu TCC. Para a correção de Formatação de seu TCC: Vocês devem ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o tamplete de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Seção 2, folha 15 do trabalho, os títulos das seções que possuem mais de uma linha, a segunda linha deverá iniciar a baixo da primeira palavra, da primeira linha, de forma que o indicador numérico se destaque, o mesmo para seção 3, da mesma forma do sumário; 2- referência, autoria se separa por ponto e vírgula, verifiquem primeira referência; retirar cor azul e sublinhado de link; penúltima referência, verificar se é periódico, se for destacar o título do periódico; revisem uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 18. Coloquem o trabalho todo no padrão do Guia e Template de TCC disponível em “Documentos úteis”para configurar seu trabalho, após essas correções, façam um novo depósito. on 2024-02-01T16:22:25Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by LOURDYLENE SILVA (lurdylene@gmail.com) on 2024-02-02T22:23:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SIQUEIRA; SILVA (2023) - LAPBOOK como ferramenta didática.pdf: 3553032 bytes, checksum: 68e9ffd966a728fae3c921aae87f4035 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2024-02-05T18:21:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SIQUEIRA; SILVA (2023) - LAPBOOK como ferramenta didática.pdf: 3553032 bytes, checksum: 68e9ffd966a728fae3c921aae87f4035 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-02-05T18:21:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SIQUEIRA; SILVA (2023) - LAPBOOK como ferramenta didática.pdf: 3553032 bytes, checksum: 68e9ffd966a728fae3c921aae87f4035 (MD5) Previous issue date: 2023-12-05 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Português/Inglês | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Autismo - aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Lapbook - teaching tool | pt_BR |
dc.subject | Lapbook - ferramenta didática | pt_BR |
dc.subject | Autism - meaningful learning | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | Lapbook como ferramenta didática aos alunos com TEA visando a aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.title.alternative | Lapbook as a teaching tool for students with asd with aim for meaningful learning. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SIQUEIRA, SILVA (2023) LAPBOOK como ferramenta didática.pdf | 3,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons