Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/891
Tipo: Artigo Acadêmico
Título: A utilização do kahoot como metodologia de ensino para os alunos de informática básica.
Título(s) alternativo(s): The use of kahoot as a teaching methodology for basic computer students.
Autor(es): MONTEIRO, Marcelo Luiz de Lima
Primeiro Orientador: ALCANTARA JUNIOR, Lourival Queiroz
Resumo: O artigo em questão tem como objetivo mostrar a utilização do Kahoot como metodologia de ensino para alunos de informática básica. O Kahoot foi utilizado para melhorar a aplicabilidade dos assuntos da disciplina informática básica de maneira interativa, atrativa, divertida, tendo como plataforma a apropriação de elementos da gamificação, que se busca engajar os educandos na aprendizagem da disciplina. Sendo assim a metodologia abordada neste trabalho é de revisão bibliográfica de cunho qualitativo, qual através desta se chegou aos seguintes resultado obtidos com o uso do Kahoot como metodologia de ensino para alunos de informática básica é de extrema importância, pois permite uma compreensão mais aprofundada dos impactos dessa ferramenta no processo de aprendizagem. Ao analisar qualitativamente os resultados, é possível identificar aspectos relacionados à motivação dos alunos, ao engajamento durante as atividades e ao desenvolvimento das habilidades cognitivas necessárias para a compreensão dos conteúdos abordados.
Abstract: The article in question aims to show the use of Kahoot as a teaching methodology for basic computer science students. Kahoot was used to improve the applicability of subjects in the basic IT discipline in an interactive, attractive and fun way, using the appropriation of gamification elements as a platform, which seeks to engage students in learning the subject. Therefore, the methodology addressed in this work is a bibliographical review of a qualitative nature, which through this the following results obtained with the use of Kahoot as a teaching methodology for basic IT students are extremely important, as it allows a more in-depth understanding of the impacts of this tool on the learning process. By qualitatively analyzing the results, it is possible to identify aspects related to student motivation, engagement during activities and the development of the cognitive skills necessary to understand the content covered.
Palavras-chave: Kahoot - metodologia de ensino
Informática Básica - interativa
Kahoot - teaching methodology
Basic Informatics - interactive
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Informática na Educação
Citação: MONTEIRO, Marcelo Luiz de Lima. A utilização do kahoot como metodologia de ensino para os alunos de informática básica. 2023. 17f. Artigo acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/891
Data do documento: 20-Dez-2023
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONTEIRO (2023) Utilização do Kahoot Como Metodologia.pdf440,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons