Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/891
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | ALCANTARA JUNIOR, Lourival Queiroz | - |
dc.creator | MONTEIRO, Marcelo Luiz de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-05T16:00:08Z | - |
dc.date.available | 2024-02-05 | - |
dc.date.available | 2024-02-05T16:00:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Marcelo Luiz de Lima. A utilização do kahoot como metodologia de ensino para os alunos de informática básica. 2023. 17f. Artigo acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/891 | - |
dc.description.abstract | The article in question aims to show the use of Kahoot as a teaching methodology for basic computer science students. Kahoot was used to improve the applicability of subjects in the basic IT discipline in an interactive, attractive and fun way, using the appropriation of gamification elements as a platform, which seeks to engage students in learning the subject. Therefore, the methodology addressed in this work is a bibliographical review of a qualitative nature, which through this the following results obtained with the use of Kahoot as a teaching methodology for basic IT students are extremely important, as it allows a more in-depth understanding of the impacts of this tool on the learning process. By qualitatively analyzing the results, it is possible to identify aspects related to student motivation, engagement during activities and the development of the cognitive skills necessary to understand the content covered. | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo em questão tem como objetivo mostrar a utilização do Kahoot como metodologia de ensino para alunos de informática básica. O Kahoot foi utilizado para melhorar a aplicabilidade dos assuntos da disciplina informática básica de maneira interativa, atrativa, divertida, tendo como plataforma a apropriação de elementos da gamificação, que se busca engajar os educandos na aprendizagem da disciplina. Sendo assim a metodologia abordada neste trabalho é de revisão bibliográfica de cunho qualitativo, qual através desta se chegou aos seguintes resultado obtidos com o uso do Kahoot como metodologia de ensino para alunos de informática básica é de extrema importância, pois permite uma compreensão mais aprofundada dos impactos dessa ferramenta no processo de aprendizagem. Ao analisar qualitativamente os resultados, é possível identificar aspectos relacionados à motivação dos alunos, ao engajamento durante as atividades e ao desenvolvimento das habilidades cognitivas necessárias para a compreensão dos conteúdos abordados. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcelo Monteiro (djmluiz@yahoo.com.br) on 2024-01-12T15:10:39Z No. of bitstreams: 2 A UTILIZAÇÃO DO KAHOOT COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA OS ALUNOS DE INFORMÁTICA BÁSICA.pdf: 454678 bytes, checksum: 05651975de53e975df45c44a6cd1f167 (MD5) A UTILIZAÇÃO DO KAHOOT COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA OS ALUNOS DE INFORMÁTICA BÁSICA.docx: 316393 bytes, checksum: b9a61ac8804ba40d69f45bbd3240259a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Marcelo Monteiro Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu TCC. Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, ob-servando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas. 1-Colocar título no idioma do documento; 2-o sobrenome do orientador tbm deve estar em caixa alta; 3- palavras-chave devem ser colocadas uma por vez, com iniciais maiúsculas, pra que fi-quem uma abaixo da outra, e redigidas em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5; 4- em “Citar como”, você deve redigir a referência do seu TCC/Artigo, conforme a NBR 6023/2018. Corrigir citação, segue ex: CARVALHO, Gabriel Dias de. Teclado Arduino como recurso didático no ensino de Braille. 2023. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Instituto Fede-ral do Amapá, AP, 2023. 5- nome do arquivo em PDF, faça correção, enviar apenas em PDF, segue ex: SOBRENOME (2023) - Três primeiras palavras do título SIQUEIRA; SILVA (2023) - Lapbook como ferramenta didática Para a correção de Formatação de seu TCC/Artigo: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o tamplete de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1-Palavras-chave, sem destaque, e com iniciais minúsculas, o mesmo para keywords; 2-data de aprovação é obrigatório colocar; 3- paginação, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, e 2 cm da borda direita, a primeira página do artigo não é numerada, pois trata-se da folha pré-textual, começa a partir da segunda folha, com a paginação 2; 4-retirar espaçamento entre parágrafos; 5-indicativos das seções, os indicativos numéricos são em algarismos arábicos e separado dos seus títulos por um espaço de caractere, os títulos das seções que possuem mais de uma linha, deve a partir da segunda linha ser alinhado abaixo da primeira letra da primeira palavra, verifique a seção 2; 6-retirar o destaque de figuras e fontes, ver na folha 11 do guia a forma correta de se colocar; 7-subseções 2.2.1; 2.3.1; 2.5.1; 2.5.2, .não destacar; 8-seção 3, pode ser logo na sequencia da folha anterior; 9-centralizar Referências, e retirar bibliográficas, não se usa mais; 10-colocar pontuação após cada referência, e ainda, a referência abaixo é um periódico, destacar o nome da revista, e retire o excesso de letras maiúsculo do título: - SOUZA, LR de; SOARES, EB da Silva. Ensinando Matemática Financeira com Tecnologias: uma Experiência utilizando Laboratório Rotacional em Tempos de Ensino Remoto. Revista de Pesquisa em.... Coloque o trabalho todo no padrão do Guia (Veja formato de artigo acadêmico a partir da folha 54 do guia) e utilize o Template de Artigo para configurar seu trabalho, após essas correções, faça um novo depósito. on 2024-01-17T17:22:16Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Marcelo Monteiro (djmluiz@yahoo.com.br) on 2024-01-29T18:20:21Z No. of bitstreams: 1 MONTEIRO (2023) Utilização do Kahoot Metodologia.pdf: 451050 bytes, checksum: 6bc10f034cf816dd1147ab7a8742a38d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Marcelo Monteiro Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu TCC/Artigo. Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas. 1- Palavras-chave, redigidas em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5 cada; 2- em “Citar como”, você deve redigir a referência do seu TCC/Artigo, conforme a NBR 6023/2018. Corrigir citação, segue ex: SALDANHA, José Sandro Sousa. Tecnologias assistivas na educação inclusiva: aplicativo no auxílio do transtorno do espectro do autismo. 2022. 17f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) – Instituto Federal do Amapá, AP, 2022. Para a correção de Formatação de seu TCC/Artigo: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de Artigo disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Data de aprovação, não destacar; 2- figura, palavra de designação separada por um traço fica: Figura 1 - título, ver folha 11 do guia; 3- verifique fonte e tamanho da fonte, fonte: Arial ou Times New Roman e tamanho da fonte deve ser 12 para todo texto, com algumas exceções, ver folha 54 do guia. Coloque o trabalho todo no padrão do Guia (Veja formato de artigo acadêmico a partir da folha 54 do guia) e utilize o Template de Artigo para configurar seu trabalho, após essas correções, faça um novo depósito. on 2024-01-30T16:55:24Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Marcelo Monteiro (djmluiz@yahoo.com.br) on 2024-02-02T10:33:39Z No. of bitstreams: 1 MONTEIRO (2023) Utilização do Kahoot Como Metodologia.pdf: 451366 bytes, checksum: cd03768e845f7666e184cc9e7b2167b4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Marcelo Monteiro Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu TCC/Artigo. Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas. 1- Palavras-chave, redigidas em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5 cada; Falta a seguinte correção de formatação em seu artigo: 1- verifique posição da paginação: fica canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, e 2 cm da borda direita da folha, ver folha 7/8 ou 55 do guia. Após isso faça um novo depósito on 2024-02-02T14:28:23Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Marcelo Monteiro (djmluiz@yahoo.com.br) on 2024-02-02T16:54:26Z No. of bitstreams: 1 MONTEIRO (2023) Utilização do Kahoot Como Metodologia.pdf: 451369 bytes, checksum: 59a6ba3b222aad1fc740f066e398a86b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2024-02-05T16:00:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONTEIRO (2023) Utilização do Kahoot Como Metodologia.pdf: 451369 bytes, checksum: 59a6ba3b222aad1fc740f066e398a86b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-02-05T16:00:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONTEIRO (2023) Utilização do Kahoot Como Metodologia.pdf: 451369 bytes, checksum: 59a6ba3b222aad1fc740f066e398a86b (MD5) Previous issue date: 2023-12-20 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Informática na Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Kahoot - metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Informática Básica - interativa | pt_BR |
dc.subject | Kahoot - teaching methodology | pt_BR |
dc.subject | Basic Informatics - interactive | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.title | A utilização do kahoot como metodologia de ensino para os alunos de informática básica. | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of kahoot as a teaching methodology for basic computer students. | pt_BR |
dc.type | Artigo Acadêmico | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal do Aamapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONTEIRO (2023) Utilização do Kahoot Como Metodologia.pdf | 440,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons