Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/873
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Perspectivas sobre o ensino de física para alunos com TEA na visão docente
Autor(es): CARVALHO, Mateus Matos de
Primeiro Orientador: SOUSA, Emanuel Thiago de Oliveira
Resumo: A legislação brasileira assegura o direito à Educação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sem qualquer discriminação e de maneira igualitária, buscando a equidade entre a diversidade. Almejando alcançar uma Educação eficiente para esse público, faz-se necessário uma ampla gama de processos, como formação de professores, ambiente físico adequado, e profissionais qualificados, que conjuntamente forneçam uma perspectiva de qualidade para esses alunos. No âmbito nacional, o fornecimento de todos esses processos acontece de maneira escassa. Elucidamos a visão docente sobre o Ensino de Física para alunos com Transtorno do Espectro Autista, visão essa que abrange a formação acadêmica dos professores, suas estratégias e métodos de aulas e de avaliações, levando em consideração a comunicação com os alunos e os desafios de se ensinar Física. As políticas públicas devem efetivar o ensino para os alunos com Transtorno do Espectro Autista, entretanto percebemos que há várias vertentes em relação às políticas que são ineficientes, dificultando assim a plena equidade na Educação desses alunos. Ao realizarmos a pesquisa, cujo objetivo era elucidar a perspectiva sobre o Ensino de Física para alunos com Transtorno do Espectro Autista, percebemos que o cenário atual revela mazelas no ensino, que são oriundas de aspectos como infraestrutura, formação acadêmica e políticas públicas. Como compensação, fica evidente a perspectiva de melhoria nesse cenário, possibilitando assim, uma formação cidadã para os alunos com Transtorno do Espectro Autista.
Abstract: A Brazilian legislation ensures the right to education for individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) without any discrimination and in an egalitarian manner, aiming for equity amidst diversity. To achieve efficient education for this population, a broad range of processes is necessary, including teacher training, suitable physical environments, and qualified professionals, collectively providing a quality perspective for these students. Nationally, the provision of these processes is scarce. We elucidate the teaching perspective on physics education for students with ASD, encompassing teachers' academic training, their strategies and teaching methods, and assessments, considering communication with students and the challenges of teaching physics. Public policies should actualize education for students with ASD; however, various inefficient policy aspects hinder full equity in their education. Through our research, aimed at clarifying the perspective on physics education for students with ASD, we observe current issues stemming from infrastructure, academic training, and public policies. As compensation, there is a clear potential for improvement, enabling a civic education for students with Autism Spectrum Disorder.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Transtorno do Espectro Autista
Ensino de Física
Inclusive education
Autism Spectrum Disorder
Teaching physics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Física
Citação: CARVALHO, Mateus Matos de. Perspectivas sobre o ensino de física para alunos com TEA na visão docente. 2024. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/873
Data do documento: 18-Jan-2024
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARVALHO (2024) - Perspectivas sobre o ensino.pdf500,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons