Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/873
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1SOUSA, Emanuel Thiago de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3167521732626061pt_BR
dc.creatorCARVALHO, Mateus Matos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1743328999731602pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-22T09:49:12Z-
dc.date.available2024-01-22-
dc.date.available2024-01-22T09:49:12Z-
dc.date.issued2024-01-18-
dc.identifier.citationCARVALHO, Mateus Matos de. Perspectivas sobre o ensino de física para alunos com TEA na visão docente. 2024. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/873-
dc.description.abstractA Brazilian legislation ensures the right to education for individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) without any discrimination and in an egalitarian manner, aiming for equity amidst diversity. To achieve efficient education for this population, a broad range of processes is necessary, including teacher training, suitable physical environments, and qualified professionals, collectively providing a quality perspective for these students. Nationally, the provision of these processes is scarce. We elucidate the teaching perspective on physics education for students with ASD, encompassing teachers' academic training, their strategies and teaching methods, and assessments, considering communication with students and the challenges of teaching physics. Public policies should actualize education for students with ASD; however, various inefficient policy aspects hinder full equity in their education. Through our research, aimed at clarifying the perspective on physics education for students with ASD, we observe current issues stemming from infrastructure, academic training, and public policies. As compensation, there is a clear potential for improvement, enabling a civic education for students with Autism Spectrum Disorder.pt_BR
dc.description.resumoA legislação brasileira assegura o direito à Educação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sem qualquer discriminação e de maneira igualitária, buscando a equidade entre a diversidade. Almejando alcançar uma Educação eficiente para esse público, faz-se necessário uma ampla gama de processos, como formação de professores, ambiente físico adequado, e profissionais qualificados, que conjuntamente forneçam uma perspectiva de qualidade para esses alunos. No âmbito nacional, o fornecimento de todos esses processos acontece de maneira escassa. Elucidamos a visão docente sobre o Ensino de Física para alunos com Transtorno do Espectro Autista, visão essa que abrange a formação acadêmica dos professores, suas estratégias e métodos de aulas e de avaliações, levando em consideração a comunicação com os alunos e os desafios de se ensinar Física. As políticas públicas devem efetivar o ensino para os alunos com Transtorno do Espectro Autista, entretanto percebemos que há várias vertentes em relação às políticas que são ineficientes, dificultando assim a plena equidade na Educação desses alunos. Ao realizarmos a pesquisa, cujo objetivo era elucidar a perspectiva sobre o Ensino de Física para alunos com Transtorno do Espectro Autista, percebemos que o cenário atual revela mazelas no ensino, que são oriundas de aspectos como infraestrutura, formação acadêmica e políticas públicas. Como compensação, fica evidente a perspectiva de melhoria nesse cenário, possibilitando assim, uma formação cidadã para os alunos com Transtorno do Espectro Autista.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mateus Carvalho (mateusmatos504@gmail.com) on 2024-01-21T23:36:54Z No. of bitstreams: 1 CARVALHO (2024) - Perspectivas sobre o ensino.pdf: 512460 bytes, checksum: 96c71b236eb07bbde97da4590aaa49f7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2024-01-22T09:49:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CARVALHO (2024) - Perspectivas sobre o ensino.pdf: 512460 bytes, checksum: 96c71b236eb07bbde97da4590aaa49f7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-22T09:49:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARVALHO (2024) - Perspectivas sobre o ensino.pdf: 512460 bytes, checksum: 96c71b236eb07bbde97da4590aaa49f7 (MD5) Previous issue date: 2024-01-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectTeaching physicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titlePerspectivas sobre o ensino de física para alunos com TEA na visão docentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARVALHO (2024) - Perspectivas sobre o ensino.pdf500,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons