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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/832
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Formação em desenho universal para a aprendizagem com alunos: adaptação de jogos didáticos de inglês no Instituto Federal do Amapá |
Título(s) alternativo(s): | Training on universal design for learning with students: adaptation of English didactic games at Federal Institute of Amapá |
Autor(es): | BORGES, Izabela Picanço BRITO, Lorena Reis |
Primeiro Orientador: | GUIMARÃES, Luciana Carlena Correia Velasco |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | CARVALHO, Amanda da Costa |
Resumo: | Este trabalho visa potencializar competências pedagógicas entre os alunos da primeira série dos cursos técnicos do Instituto Federal do Amapá – campus Macapá. O objetivo é aplicar uma formação sobre os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) na criação e adaptação de jogos didáticos de inglês, promovendo uma educação inclusiva e acessível. Baseamo-nos no guia do DUA do site oficial “CAST”, Center for Applied Special Technology (2018). Analisamos os aspectos do ensino da Língua Inglesa no Brasil, com suporte dos trabalhos de Polidório (2014) e Costa (2022), além da Base Nacional Comum Curricular (2018). Consultamos os trabalhos de Zerbato e Mendes (2018) e Heredero (2020) sobre inclusão escolar. Para a discussão de jogos didáticos, referenciamos as pesquisas de Blanco e Silva (2014); Scherer (2013) e Souza e Duarte (2018). Sendo a pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva, na qual três turmas, da primeira série do ensino médio no Instituto Federal do Amapá (IFAP) - campus Macapá, participaram de uma formação com o objetivo de capacitá-los em conceitos e estratégias do DUA para criação e adaptação de jogos didáticos de inglês. Também, a formação visava fomentar a compreensão da importância da inclusão no processo de aprendizagem. Os jogos foram avaliados de acordo com critérios pré-selecionados, focados na inclusão e acessibilidade. Concluiu-se que as turmas compreenderam e aplicaram conceitos explicados na formação, pois a maioria dos jogos foi acessível para mais de um público, especialmente pessoas cegas e com baixa visão. Assim sendo, os jogos proporcionaram uma experiência positiva para um número maior de pessoas, democratizando o aprendizado do inglês. |
Abstract: | This work aims to enhance pedagogical skills among students in the first grade of technical courses at the Federal Institute of Amapá – campus Macapá. The aim is to provide a training on the principles of Universal Design for Learning (UDL) in the creation and adaptation of English didactic games, in order to promote an inclusive and accessible education. We based ourselves on the UDL guidelines, available in the official website, “CAST”, Center for Applied Special Technology (2018). We analyzed aspects of English language teaching in Brazil, with the support of works by Polidório (2014) and Costa (2022), as well as the National Common Curriculum Base (2018). We consulted the works of Zerbato and Mendes (2018) and Heredero (2020) on school inclusion. To discuss didactic games, we referenced research by Blanco and Silva (2014); Scherer (2013) and Souza and Duarte (2018). This is a qualitative and descriptive study, in which three classes, from the first year of the high school at the Federal Institute of Amapá (IFAP) – campus Macapá, took part in a training course with the aim of enabling them in DUA concepts and strategies for creating and adapting English teaching games. Also, the training aimed to foster an understanding about the importance of inclusion in the learning process. The games were evaluated according to pre-selected criteria focused on inclusion and accessibility. It was concluded that the classes understood and applied the concepts explained in the training, since most of the games were accessible to more than one public, especially blind and low-vision people. Therefore, the games provided a positive experience for a greater number of people, democratizing the English learning. |
Palavras-chave: | Acessibilidade Accessibility Inclusão Inclusion Educação especial Special education Jogos didáticos Didactic games Língua inglesa English language |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Citação: | BORGES, Izabela Picanço; BRITO, Lorena Reis. Formação em desenho universal para a aprendizagem com alunos: adaptação de jogos didáticos de inglês no Instituto Federal do Amapá. 2023. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Instituto Federal do Amapá. Macapá, AP. 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/832 |
Data do documento: | 23-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês |
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