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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/806
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | SOUZA, Helington Franzotti Araujo de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0930781633592132 | pt_BR |
dc.creator | LUZ, Benedito Silva da | - |
dc.creator | SILVA, Thiago Costa da | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-28T10:47:22Z | - |
dc.date.available | 2023-09-28 | - |
dc.date.available | 2023-09-28T10:47:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
dc.identifier.citation | LUZ, Benedito Silva da; SILVA, Thiago Costa da. Teoria dos grafos: uma abordagem sobre o problema das quatro cores com alunos do 2° ano do ensino médio do Instituto Federal do Amapá. 2023. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/806 | - |
dc.description.abstract | The present work addresses the theme of graph theory, where the basic definitions, fundamental and important theorems for understanding the theme will be pointed out, in addition to the most famous problems that have stood out in the course of history in a succinct way, namely: The problem of the seven bridges of Königsberg which is the question of crossing certain seven bridges without repeating the passage through them once. Many people have tried to find a solution to this problem, but it was Leonard Euler who gave an answer to this challenge. The Four Colors Theorem, pointing from its origin, theorems and the main mathematicians who helped in the development of the four colors problem. Initially the problem of four colors started with the mathematician Francis Guthrie, studied by Alfred Bray Kemp and its refutation through the counterexample of Percy John Heawood. Which continued the proof of Percy John Heawood's Five Colors Theorem. Workshops on the subject were applied with IFAP High School students and, after an explanation of the initial ideas of the theory, some problems were proposed for the participants. The results indicate that addressing different topics, which do not require major prerequisites for their understanding, such as Graph Theory, combined with the use of dynamic mathematics software, such as Geogebra, enhances and streamlines the class, in addition to motivating the student in mathematics teaching-learning process. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda o tema Teoria dos Grafos, onde se aponta as definições básicas, teoremas fundamentais e importantes para compreensão do tema, além dos problemas mais famosos que se destacaram no decorrer da história de maneira sucinta, sendo eles: O problema das sete pontes de Königsberg que trata da questão de atravessar determinadas sete pontes sem repetir uma única vez a passagem por elas. Muitas pessoas tentaram achar uma solução para este problema, mas foi Leonhard Euler que deu uma resposta para este desafio. O Teorema das Quatro Cores, apontando desde a sua origem, teoremas e os principais matemáticos que ajudaram no seu estudo. Inicialmente o problema das quatro cores iniciado com o matemático Francis Guthrie, estudado por Alfred Bray Kempe sua refutação através do contraexemplo de Percy John Heawood, que deu continuidade na demonstração do Teorema das Cinco Cores de Percy John Heawood. Foram aplicadas oficinas sobre a temática com alunos do Ensino Médio do IFAP e, após uma explanação das ideias iniciais da teoria, foram propostos alguns problemas para os participantes. Os resultados indicam que abordar temas diferenciados, que não exigem grandes pré-requisitos para seu entendimento, como a Teoria dos Grafos, aliados ao uso de softwares de matemática dinâmica, como o Geogebra, potencializa e dinamiza a aula, além de motivar o aluno no processo de ensino-aprendizagem da matemática. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Benedito Luz (benesilva1418@gmail.com) on 2023-09-11T21:03:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) FINAL_TCC 2.pdf: 1682460 bytes, checksum: 535351b9b969a3d20a2d782d6db8c240 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Benedito e Thiago Quanto aos ajustes de formatação em seu TCC: você deve ler o Guia de formatação e o Template em “Documentos úteis”, disponível na página do Repositório, e seguir as orientações: 1- Nomes dos autores, iniciando com sobrenome dos autores em caixa alta, o mesmo para o nome do orientador; 2- Palavras-chave, em português e inglês, no mínimo três de cada, no máximo cinco; 3- Renomear corretamente o nome do seu arquivo PDF, segue ex: SOBRENOME (2023) – Três primeiras palavras do título LUZ; SILVA (2023) - Teoria dos grafos: uma abordagem Quanto aos ajustes de formatação em seu TCC: você deve ler o Guia de formatação e o Template em “Documentos úteis”, disponível na página do Repositório, e seguir as orientações: 1- Capa, deixar mais proporcional nomes dos autores e título, e ainda, retirem do título a letra maiúscula das palavras comuns, deixem somente na primeira palavra e nomes próprios, o mesmo nas folhas de rosto, folha de aprovação, e verifiquem também no autodepósito; 2- Agradecimento, o texto deve ser alinhado na margem esquerda e justificado; 3- Espaçamento, os títulos das seções são separadas do texto por um espaço de 1,5 entrelinhas, ver todo o trabalho, começando do Resumo, ver folha 8 do guia; 4- Lista de figuras, retirar o ponto paragrafo após cada título; 5- Sumário, continua errado, os títulos das seções são alinhados a partir do maior indicativo numérico, incluindo os elementos pós-textuais, ver folhas 48/49 do guia; 6- Paginação, continua errada, fica no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, e 2 cm da borda direita da folha, ver folha 7/8 do guia; 7- Margens das folhas, devem ter as seguintes dimensões: 3 cm para superior e esquerda e 2 cm para inferior e direita, ver folha 6 do guia; 8- INTRODUÇÃO, começa na folha 12, pois não se conta a capa; 9- Espaçamento, os títulos das seções e subseções são separadas do texto por um espaço de 1,5 entrelinhas, verifiquem todo o trabalho, ver folha 8 do guia; 10- Seção 4, verificar dentro do trabalho, deve estar no início de folha; 11- Referências, por não ter número indica, deve ficar centralizada, ainda sobre referências, subtítulo não é destacado, façam revisão em todas referências, utilizando os exemplos do guia, a partir da folha 18. Obs.: coloquem o trabalho todo no padrão do Guia e do Template, após essas correções, faça um novo depósito. on 2023-09-13T17:48:42Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Benedito Luz (benesilva1418@gmail.com) on 2023-09-26T21:35:08Z No. of bitstreams: 2 LUZ (2023), DA SILVA (2023) - Teoria dos Grafos uma abordagem.pdf: 1058767 bytes, checksum: 8ebd04bd6b75c916716477b6d3f7b99e (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Rejeitado para ajustes Orientação presencial on 2023-09-27T15:00:37Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Benedito Luz (benesilva1418@gmail.com) on 2023-09-27T18:38:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DA LUZ(2023), DA SILVA(2023)-teoria dos grafos uma abordagem.pdf: 1097227 bytes, checksum: d4f3390b732dc5f37371903e50285be6 (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-09-28T10:47:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DA LUZ(2023), DA SILVA(2023)-teoria dos grafos uma abordagem.pdf: 1097227 bytes, checksum: d4f3390b732dc5f37371903e50285be6 (MD5) Previous issue date: 2023-06-20 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Teorema das quatro cores | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos grafos | pt_BR |
dc.subject | four colors theorem | pt_BR |
dc.subject | graph theory | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Teoria dos grafos: uma abordagem sobre o problema das quatro cores com alunos do 2° ano do ensino médio do Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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