Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/799
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um estudo histórico da mulher na matemática: um diálogo sobre contribuições e desafios
Autor(es): OLIVEIRA, Cariolando Magalhães de
SILVA SOBRINHO, Alberto Gonzaga Paranhos da
Primeiro Orientador: SOUZA, Helington Franzotti Araujo de
Resumo: O tema abordado neste trabalho refere-se à participação da mulher na construção da matemática. O objetivo principal deste trabalho é fazer uma análise histórica apresentando a contribuição das mulheres para a construção e evolução da matemática. Este estudo tem um caráter descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, situando-se no contexto da pesquisa bibliográfica. De acordo com o referencial teórico estudado constatou-se que as mulheres tiveram uma participação decisiva para a evolução da matemática enquanto ciência em diferentes épocas e regiões do mundo, dentre elas: Acádia da Enheduanna, Hypatia de Alexandria, Rosvita de Gandersheim, Maria Gaetana Agnesi, Sophie Germain, Mary Somerville e Emmy Noether. Em breviário, constatou-se a necessidade de alargar este conhecimento, sobretudo ao público feminino, como fator motivacional para maior presença feminina na matemática. O estudo bibliográfico realizado indicou que as mulheres contribuíram muito mais do que se é conhecido e explorado nas salas de aula, visto que, historicamente, o seu papel na matemática foi relegado por uma sociedade patriarcal. Os resultados deste trabalho indicam que em relação à presenca feminina na matemática, houve avanços em alguns aspectos, como por exemplo, o aumento do número de ingressos do sexo feminino nos cursos de graduação em matemática, enquanto que outros pontos precisam ser mais debatidos, como por exemplo o pouco conhecimento e divulgação de trabalhos relevantes produzidos por mulheres em matemática e o pensamento de que matemática é uma disciplina predominantemente masculina. Percebeu-se que, apesar de em sua maioria as entrevistadas não fazerem alusão a grandes feitos de mulheres na matemática, fez-se menção a professoras de Matemática que tiveram papel fundamental em sua vida escolar. Isto sugere que a figura da mulher como docente, pode ter grande impacto no ingresso de mais mulheres em cursos de graduação em matemática.
Abstract: The topic addressed in this work refers to the participation of women in the construction of mathematics. The main objective of this work is to make a historical analysis presenting the contribution of women to the construction and evolution of mathematics. This study has a descriptive and exploratory character, with a qualitative approach, situated in the context of bibliographical research. According to the theoretical framework studied, it was found that women played a decisive role in the evolution of mathematics as a science in different times and regions of the world, including: Acádia da Enheduanna, Hypatia de Alexandria, Rosvita de Gandersheim, Maria Gaetana Agnesi, Sophie Germain, Mary Somerville and Emmy Noether. Briefly, it was noted the need to expand this knowledge, especially to the female audience, as a motivational factor for a greater female presence in mathematics. The bibliographical study carried out indicated that women contributed much more than is known and explored in classrooms, since, historically, their role in mathematics has been relegated by a patriarchal society. The results of this work indicate that in relation to the female presence in mathematics, there have been advances in some aspects, such as, for example, the increase in the number of female students in undergraduate courses in mathematics, while other points need to be further debated, such as for example, the little knowledge and dissemination of relevant work produced by women in mathematics and the thought that mathematics is a predominantly male discipline. It was noticed that, although most of the interviewees did not allude to the great achievements of women in Mathematics, mention was made of Mathematics teachers who played a fundamental role in their school life. This suggests that the figure of women as teachers can have a great impact on the enrollment of more women in undergraduate courses in Mathematics.
Palavras-chave: história da matemática
history of mathematics
mulher
woman
contribuições
contributions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Matemática
Citação: OLIVEIRA, Cariolando Magalhães de; SILVA SOBRINHO, Alberto Gonzaga Paranhos da. Um estudo histórico da mulher na matemática: um diálogo sobre contribuições e desafios. 2023. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá. Macapá, AP, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/799
Data do documento: 21-Ago-2023
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA; SILVA SOBRINHO (2023) - Um Estudo Histórico da Mulher.pdf3,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons