Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/799
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | SOUZA, Helington Franzotti Araujo de | - |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0002-5014-4577 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0930781633592132 | pt_BR |
dc.creator | OLIVEIRA, Cariolando Magalhães de | - |
dc.creator | SILVA SOBRINHO, Alberto Gonzaga Paranhos da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2695320944443654 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4464515723107339 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-13T19:15:55Z | - |
dc.date.available | 2023-09-13T19:15:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Cariolando Magalhães de; SILVA SOBRINHO, Alberto Gonzaga Paranhos da. Um estudo histórico da mulher na matemática: um diálogo sobre contribuições e desafios. 2023. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá. Macapá, AP, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/799 | - |
dc.description.abstract | The topic addressed in this work refers to the participation of women in the construction of mathematics. The main objective of this work is to make a historical analysis presenting the contribution of women to the construction and evolution of mathematics. This study has a descriptive and exploratory character, with a qualitative approach, situated in the context of bibliographical research. According to the theoretical framework studied, it was found that women played a decisive role in the evolution of mathematics as a science in different times and regions of the world, including: Acádia da Enheduanna, Hypatia de Alexandria, Rosvita de Gandersheim, Maria Gaetana Agnesi, Sophie Germain, Mary Somerville and Emmy Noether. Briefly, it was noted the need to expand this knowledge, especially to the female audience, as a motivational factor for a greater female presence in mathematics. The bibliographical study carried out indicated that women contributed much more than is known and explored in classrooms, since, historically, their role in mathematics has been relegated by a patriarchal society. The results of this work indicate that in relation to the female presence in mathematics, there have been advances in some aspects, such as, for example, the increase in the number of female students in undergraduate courses in mathematics, while other points need to be further debated, such as for example, the little knowledge and dissemination of relevant work produced by women in mathematics and the thought that mathematics is a predominantly male discipline. It was noticed that, although most of the interviewees did not allude to the great achievements of women in Mathematics, mention was made of Mathematics teachers who played a fundamental role in their school life. This suggests that the figure of women as teachers can have a great impact on the enrollment of more women in undergraduate courses in Mathematics. | pt_BR |
dc.description.resumo | O tema abordado neste trabalho refere-se à participação da mulher na construção da matemática. O objetivo principal deste trabalho é fazer uma análise histórica apresentando a contribuição das mulheres para a construção e evolução da matemática. Este estudo tem um caráter descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, situando-se no contexto da pesquisa bibliográfica. De acordo com o referencial teórico estudado constatou-se que as mulheres tiveram uma participação decisiva para a evolução da matemática enquanto ciência em diferentes épocas e regiões do mundo, dentre elas: Acádia da Enheduanna, Hypatia de Alexandria, Rosvita de Gandersheim, Maria Gaetana Agnesi, Sophie Germain, Mary Somerville e Emmy Noether. Em breviário, constatou-se a necessidade de alargar este conhecimento, sobretudo ao público feminino, como fator motivacional para maior presença feminina na matemática. O estudo bibliográfico realizado indicou que as mulheres contribuíram muito mais do que se é conhecido e explorado nas salas de aula, visto que, historicamente, o seu papel na matemática foi relegado por uma sociedade patriarcal. Os resultados deste trabalho indicam que em relação à presenca feminina na matemática, houve avanços em alguns aspectos, como por exemplo, o aumento do número de ingressos do sexo feminino nos cursos de graduação em matemática, enquanto que outros pontos precisam ser mais debatidos, como por exemplo o pouco conhecimento e divulgação de trabalhos relevantes produzidos por mulheres em matemática e o pensamento de que matemática é uma disciplina predominantemente masculina. Percebeu-se que, apesar de em sua maioria as entrevistadas não fazerem alusão a grandes feitos de mulheres na matemática, fez-se menção a professoras de Matemática que tiveram papel fundamental em sua vida escolar. Isto sugere que a figura da mulher como docente, pode ter grande impacto no ingresso de mais mulheres em cursos de graduação em matemática. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cariolando Oliveira (cariolandooliveira@gmail.com) on 2023-08-27T18:41:29Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA; SILVA SOBRINHO (2023) - Um Estudo Histórico da Mulher.pdf: 3640845 bytes, checksum: c35e8d9d1621eb4fc48ac865f8756fb3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa noite, Cariolando e Alberto Quanto aos ajustes de formatação em seu TCC: você deve ler o Guia de formatação e o Template em “Documentos úteis”, disponível na página do Repositório, e seguir as orientações: 1- Folha de rosto, está com o ano de 2022; 2- Folha de aprovação, faltam as assinaturas da banca; 3- Palavras-chave, não colocar em negrito, o mesmo para Keywords; 4- Margem, devem ter as seguintes dimensões: 3 cm para superior e esquerda e 2 cm para inferior e direita, ver folha 6 do guia; 5- Paginação, a numeração fica no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, e 2 cm da borda direita da folha, e tamanho da fonte 10 ou 11 para o número da paginação, ver folha 7/8 do guia; 6- Sobrou muito espaço na folha 26, o mesmo na 30; 7- Referências, a segunda referência faltou destacar também a palavra: Matemática; retirar a palavra editora, não se coloca, e nem edição, no lugar, se coloca somente: ed.; onde aparece a preposição In, o título que fica em destaque é o que vem após a preposição, corrigir onde aparecer. Façam revisão em todas referências, utilizando os exemplos do guia, a partir da folha 18. Após essas correções, façam um novo depósito. on 2023-08-31T18:31:37Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Cariolando Oliveira (cariolandooliveira@gmail.com) on 2023-09-06T12:46:08Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA; SILVA SOBRINHO (2023) - Um Estudo Histórico da Mulher.pdf: 1906703 bytes, checksum: f38944bf49361dd2651b9cc84be9a2a2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Cariolando e Alberto Quanto aos ajustes de formatação em seu TCC: você deve ler o Guia de formatação e o Template em “Documentos úteis”, disponível na página do Repositório, e seguir as orientações: 1- Ficha catalográfica, o nome do segundo autor não consta na ficha, emitir a ficha novamente, colocando os nomes dos dois autores. Essa ficha deve ser emitida no link disponível em “Documentos úteis”. Lá você encontra, também, um tutorial de preenchimento da ficha; 2- Referências, onde aparece a preposição In, o título que fica em destaque é o que vem após a preposição, corrigir onde aparecer. Façam revisão em todas referências, pois ainda aparecem alguns erros, utilizando os exemplos do guia, a partir da folha 18. Essas duas referências abaixo estão juntas, dá espaçamento para separá-las: MIGUEL, Antonio; MIORIM, Maria Ângela. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. 200p. MAIA, Christiane M.; SAD, Ligia Arantes. Aulas de História como palco para interações com a matemática e ciências: um espaço de construções do pensar crítico. In: XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Anais... . Juiz de Fora, MG, 2015. Disponível em: Após essas correções, façam um novo depósito. on 2023-09-11T16:21:08Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Cariolando Oliveira (cariolandooliveira@gmail.com) on 2023-09-11T19:54:56Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA; SILVA SOBRINHO (2023) - Um Estudo Histórico da Mulher.pdf: 3706009 bytes, checksum: 4de5bd13a5006ec07357793696749f7f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa noite, Cariolando e Alberto Quanto aos ajustes de formatação em seu TCC: você deve ler o Guia de formatação e o Template em “Documentos úteis”, disponível na página do Repositório, e seguir as orientações: 1- Ficha catalográfica, no título todas as palavras são em caixa baixa e iniciais também, com exceções de nome próprios, deixem só a inicial de Um em maiúsculo, e o restante todo do título em caixa baixa, outra coisa retirar o D maiúsculo da preposição do nome do Alberto. Após essas correções, façam um novo depósito. on 2023-09-12T18:27:53Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Cariolando Oliveira (cariolandooliveira@gmail.com) on 2023-09-12T20:31:38Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA; SILVA SOBRINHO (2023) - Um Estudo Histórico da Mulher.pdf: 3701126 bytes, checksum: 6051c2d177db81d2a9b07ee2f7b61706 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2023-09-13T19:15:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA; SILVA SOBRINHO (2023) - Um Estudo Histórico da Mulher.pdf: 3701126 bytes, checksum: 6051c2d177db81d2a9b07ee2f7b61706 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-09-13T19:15:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA; SILVA SOBRINHO (2023) - Um estudo histórico da mulher.pdf: 3701126 bytes, checksum: 6051c2d177db81d2a9b07ee2f7b61706 (MD5) Previous issue date: 2023-08-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | história da matemática | pt_BR |
dc.subject | history of mathematics | pt_BR |
dc.subject | mulher | pt_BR |
dc.subject | woman | pt_BR |
dc.subject | contribuições | pt_BR |
dc.subject | contributions | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | Um estudo histórico da mulher na matemática: um diálogo sobre contribuições e desafios | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA; SILVA SOBRINHO (2023) - Um Estudo Histórico da Mulher.pdf | 3,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons