Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/797
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A utilização do aplicativo Hand Talk para alunos surdos como ferramenta para o Ensino de Matemática |
Autor(es): | SANTOS, Adriana Almeida LOBATO, Loane Gomes |
Primeiro Orientador: | SOUZA, Helington Franzotti Araujo de |
Resumo: | Este trabalho apresenta como tema a utilização do aplicativo Hand Talk para alunos surdos como ferramenta para o ensino de matemática. O objetivo é possibilitar a inclusão de alunos surdos, utilizando esta ferramenta de tecnologia assistiva para melhorar a comunicação nas aulas de matemática entre os alunos surdos e os ouvintes, bem como com o professor, buscando assim alcançar os objetivos deste trabalho, que é investigar potencialidades em relação à inclusão de alunos surdos e ouvintes por meio da utilização do aplicativo Hand Talk, nas aulas de Matemática. É importante destacar a disponibilidade das tecnologias assistivas, que contribuem para a independência e autonomia dos sujeitos. Tendo que, os alunos surdos poderão fazer o uso do aplicativo Hand Talk nas aulas de matemática como auxílio para o ensino e aprendizagem. Os resultados deste trabalho indicam que a utilização do aplicativo Hand Talk potencializou a comunicação entre surdos ouvintes e na aprendizagem de matemática com alunos de uma turma do 7° ano do Ensino Fundamental. |
Abstract: | This work presents as a theme the use of the Hand Talk application for deaf students as a tool for teaching mathematics. The objective is to enable the inclusion of deaf students, using this assistive technology tool to improve communication in mathematics classes between deaf and hearing students, as well as with the teacher, thus seeking to achieve the objectives of this work, which is to investigate potentialities regarding the inclusion of deaf and hearing students through the use of the Hand Talk application in Mathematics classes. It is important to highlight the availability of assistive technologies, which contribute to the independence and autonomy of the subjects. Having said that, deaf students will be able to use the Hand Talk application in math classes as an aid for teaching and learning. The results of this work indicate that the use of the Hand Talk application enhanced communication between deaf people and hearing persons, and in learning mathematics with students from the 7th grade of Elementary School. |
Palavras-chave: | conversa manual hand talk ensino de matemática teaching mathematics tecnologia assistiva assistive technology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Matemática |
Citação: | SANTOS, Adriana Almeida; LOBATO, Loane Gomes. A utilização do aplicativo Hand Talk para alunos surdos como ferramenta para o Ensino de Matemática. 2023. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá. Macapá, AP, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/797 |
Data do documento: | 21-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS (2023), LOBATO (2023) - A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO HAND.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons