Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/795
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | SOUZA, Helington Franzotti Araujo de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0930781633592132 | pt_BR |
dc.creator | REIS FILHO, Pedro Alvaro Lopes dos | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/7000368503429803 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-31T15:21:34Z | - |
dc.date.available | 2023-08-31T15:21:34Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
dc.identifier.citation | REIS FILHO, Pedro Alvaro Lopes dos. Generalizando o Teorema de Pitágoras: uma abordagem com alunos do 2º ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Amapá. 2023. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/795 | - |
dc.description.abstract | This work is a research carried out on the Pythagorean Theorem in which a brief summary of the history of Pythagoras, presentation of the Pythagorean Theorem, as well as some demonstrations of this important theorem were shown. The theorem was extended to other non-square polygons and, mainly, its validity was shown for any similar and proportional plane figures, that is, the Pythagorean Theorem was generalized to general plane figures. In addition, a workshop on the subject in question was carried out with the help of the GeoGebra dynamic geometry software, with students of the 2nd year of high school at the Federal Institute of Amapá, Macapá campus. The results indicated that with the application of the object of study of this work, the students were motivated towards the mathematical content addressed, especially in relation to the demonstrations of the Pythagorean theorem and its generalization. The presentation of such concepts and mathematical proofs to high school students can enhance and improve students' geometric thinking and algebraic maturity. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho trata-se de uma pesquisa realizada sobre o Teorema de Pitágoras no qual foram abordados um breve resumo sobre a história de Pitágoras, apresentação do Teorema de Pitágoras, bem como foram mostradas algumas demonstrações deste importante teorema. O teorema foi estendido para outros polígonos que não são quadrados e, principalmente, foi mostrada a sua validade para quaisquer figuras planas semelhantes e proporcionais, ou seja, foi feita a generalização do Teorema de Pitágoras para figuras planas gerais. Além disso, foi realizada uma oficina sobre a temática em questão com o auxílio do software de geometria dinâmica GeoGebra, com alunos do 2º Ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Amapá, campus Macapá. Os resultados indicaram que com a aplicação do objeto de estudo deste trabalho houve motivação dos estudantes para com o conteúdo matemático abordado, sobretudo em relação às demonstrações do teorema de Pitágoras e sua generalização. A apresentação de tais conceitos e dessas provas matemáticas a alunos do Ensino Médio, podem potencializar e aprimorar o pensamento geométrico e a maturidade algébrica dos alunos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Pedro Filho (nemesis404.pf@gmail.com) on 2023-08-09T18:48:48Z No. of bitstreams: 1 REIS FILHO (2023) – GENERALIZANDO O TEOREMA DE PITÁGORAS.docx: 7608203 bytes, checksum: b6d10d09c31fdf5c2fd7e68c501315ec (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Pedro Filho Quanto aos ajustes de formatação em seu TCC: você deve ler o Guia de formatação e o template em “Documentos úteis”, disponível na página do Repositório. 1- Margens, verifique as margens das páginas devem ter as seguintes dimensões: 3 cm para superior e esquerda e 2 cm para inferior e direita, ver folha 6 do guia; 2- Espaçamento, verificar entre títulos e texto, em todo o trabalho. O espaçamento é de 1,5 entrelinhas para todo o texto. 3- Espaçamento, entre Título e texto, e entre Fonte e texto das figuras, dê 1 enter de espaço (1,5), pra que não fique muito junto, verificar isso em todo trabalho; ver folha 7 do guia; 4- Paginação, a numeração é no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, e 2 cm da borda direita da folha, verificar todas as folhas numeradas, ver folha 7 do guia; 4- Referências, revise todas as referências, veja os modelos no Guia em “Documentos úteis” no Repositório, a partir da folha 18, alguns exemplos para corrigir abaixo: nesta a seguir, depois de Brasil é um ponto e NÃO vírgula: BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Matemática. Brasília: MECSEF, 1998. nesta o que fica em negrito, é Anais SILVA, Paulo Henrique das Chagas et al. Provar pra quê? Concepções sobre a demonstração Matemática. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Maceió - Al. Anais [...]. Maceió - Al: Conedu, 2020. p. 1-12. nesta o que fica em negrito, é o nome da revista: UJIIE, Nájela Tavares et al. Os conhecimentos prévios de matemática de estudantes do ensino fundamental: o que é matemática? de onde ela veio? como seria um mundo sem matemática?. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 57, 30 maio de 2017. Após essas correções, faça um novo depósito. on 2023-08-10T17:22:42Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Pedro Filho (nemesis404.pf@gmail.com) on 2023-08-11T08:27:27Z No. of bitstreams: 1 REIS FILHO (2023) – GENERALIZANDO O TEOREMA DE PITÁGORAS.docx: 7682946 bytes, checksum: 8d96050922ea334f5893cdbdb3335b6b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Pedro Filho Quanto aos ajustes de formatação em seu TCC: você deve ler o Guia de formatação e o template em “Documentos úteis”, disponível na página do Repositório. 1- Espaçamento, entre Fonte e texto das figuras, dê 1 enter de espaço (1,5), ver folhas 19 e 43 do trabalho, que ainda estão sem espaçamento , pra que não fique muito junto; 2- Folhas do trabalho 32 e 35 em branco, retirar; 3- Folha 44 do trabalho, ficou sobrando muito espaço; 4- Retirar o hiperlink (cor azul) nas folhas 28, 29, 39, 41, 45, e onde mais aparecer no Trabalho. 5- Não esqueça as assinaturas na folha da banca examinadora. Após essas correções, faça um novo depósito. on 2023-08-11T16:59:05Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Pedro Filho (nemesis404.pf@gmail.com) on 2023-08-18T17:11:23Z No. of bitstreams: 1 TCC_Pedro_Reis_Filho_Assinado_Paulo_Cunha_%281%29_assinado.pdf: 5839275 bytes, checksum: 7aaeff495296ef4a8d55615210504fd8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Pedro Reis Filho Solicito correção na descrição de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações. 1- Renomear corretamente o nome do seu arquivo PDF, segue ex: SOBRENOME (2022) – Três primeiras palavras do título REIS FILHO (2022) – Generalizando o Teorema de Pitágoras Quanto aos ajustes de formatação em seu TCC: você deve ler o Guia de formatação e o Template em “Documentos úteis”, disponível na página do Repositório, e seguir as orientações: 1- Ficha catalografica, fazer correção e emitir novamente, onde aparecer sobrenome deve ser redigido em letras minúsculas, com exceção da primeira letra. Essa ficha deve ser emitida no link disponível em “Documentos úteis”. Lá você encontra, também, um tutorial de preenchimento da ficha; 2- Folha 42 do trabalho, ficou sobrando muito espaço; 3- Paginação, verifique pois não está com a configuração correta, a numeração começa a partir da primeira folha da parte textual (Introdução), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, e 2 cm da borda direita da folha, ver folha 7/8 do guia; 4- Retirar cor azul do hiperlink, nas folhas 37, 73, 75, 79, 82. Após essas correções, faça um novo depósito. on 2023-08-21T15:01:26Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Pedro Filho (nemesis404.pf@gmail.com) on 2023-08-21T19:25:40Z No. of bitstreams: 1 REIS FILHO (2023) – Generalizando o Teorema de Pitágoras.docx: 7772581 bytes, checksum: dc4c3cdd8193fdd2a719dd2257b87519 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa noite, Pedro Reis Filho Quanto aos ajustes de formatação em seu TCC: você deve ler o Guia de formatação e o Template em “Documentos úteis”, disponível na página do Repositório, e seguir as orientações: 1- Ficha catalográfica, os sobrenomes continuam em caixa alta, fazer correção e emitir novamente, onde aparecer sobrenome deve ser redigido em letras minúsculas, com exceção da primeira letra. A posição no verso da folha de rosto, é do meio para baixo. Essa ficha deve ser emitida no link disponível em “Documentos úteis”. Lá você encontra, também, um tutorial de preenchimento da ficha; 2- Folhas em branco, 32 e 35 do trabalho, retirar, e conferir novamente o total do número de folhas. Após essas correções, faça um novo depósito. on 2023-08-22T18:07:11Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Pedro Filho (nemesis404.pf@gmail.com) on 2023-08-22T18:45:14Z No. of bitstreams: 1 REIS FILHO (2023) – Generalizando o Teorema de Pitágoras.docx: 7786707 bytes, checksum: ac08324ad5945aedefd75f0ae04c4a2f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Pedro Filho 1- Margem superior 3cm, corrigir folhas 16, 18, 32; 2- Folha 49, dar um enter (1,5) entre a Fonte da figura e o texto; 3- Passar o trabalho para PDF. Após essas correções, faça um novo depósito. on 2023-08-24T14:14:01Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Pedro Filho (nemesis404.pf@gmail.com) on 2023-08-24T16:56:08Z No. of bitstreams: 1 REIS FILHO (2023) – Generalizando o Teorema de Pitágoras.pdf: 5698558 bytes, checksum: bb17fa7e43efe80b390788302c0bde3f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2023-08-31T15:21:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 REIS FILHO (2023) – Generalizando o Teorema de Pitágoras.pdf: 5698558 bytes, checksum: bb17fa7e43efe80b390788302c0bde3f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-31T15:21:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 REIS FILHO (2023) – Generalizando o Teorema de Pitágoras.pdf: 5698558 bytes, checksum: bb17fa7e43efe80b390788302c0bde3f (MD5) Previous issue date: 2023-06-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pitágoras | pt_BR |
dc.subject | Pythagorean | pt_BR |
dc.subject | geometria | pt_BR |
dc.subject | geometry | pt_BR |
dc.subject | algebra | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Generalizando o Teorema de Pitágoras: uma abordagem com os alunos do 2º Ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
REIS FILHO (2023) – Generalizando o Teorema de Pitágoras.pdf | 5,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons