Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/777
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Paulo Freire e a língua portuguesa: uma análise sobre o uso de gêneros textuais como prática libertadora para o pensamento crítico/reflexivo e motivacional com alunos do 4º módulo do Proeja do curso Segurança do Trabalho do IFAP/Campus Macapá
Autor(es): MIRANDA, Aline de Oliveira
SOUSA, Suelen Corrêa de
Primeiro Orientador: MINERVINO, Darlene do Socorro Del-Tetto
Resumo: Este trabalho traz discussões em torno da Educação de Jovens e Adultos e análises investigativas feitas a partir de estratégias pedagógicas interdisciplinares com o uso de gêneros textuais na construção de uma educação libertadora para uma aprendizagem crítica/reflexiva, significativa e motivacional, pautada nas concepções freirianas com fortalecimento de práticas pedagógicas inerentes a identidade dos sujeitos do PROEJA. A investigação teve como locus o IFAP/Campus Macapá e os sujeitos da pesquisa foram 4 professores de diferentes disciplinas (do núcleo comum e do técnico), bem como alunos de uma turma do 4º módulo do curso Segurança do Trabalho do PROEJA. A pesquisa se pautou em um estudo de caso de abordagem qualitativa e, para coleta de dados, foram realizadas Oficinas Pedagógicas como estratégia de intervenção, planejadas e aplicadas na referida turma. As técnicas utilizadas foram as de observação, roda de conversa e aplicação de questionário semiestruturado para os sujeitos da pesquisa. O objetivo foi: analisar as contribuições das concepções freirianas na construção de uma educação libertadora para o pensamento crítico/reflexivo, a partir do uso de gêneros textuais motivando os alunos a se reconhecerem como sujeitos sociais com direito a educação. As construções teóricas foram desenvolvidas em um estudo sistematizado no campo científico relacionados à proposta da temática desenvolvida na pesquisa. Os resultados mostraram a viabilidade interdisciplinar com o uso dos gêneros textuais como ferramenta didática que desempenha funções sociais diversas na promoção de um ensino significativo e de valorização dos saberes aprendidos ao longo da vida dos alunos, que associando aos conhecimentos sistematizados do saber escolar promoveu uma educação próxima a realidade dos alunos do PROEJA de forma conscientizadora, autônoma e motivacional, fundamentos essenciais concebidos na concepção freiriana. Palavras-chave: educação libertadora; gêneros textuais; interdisciplinaridade; prática pedagógica; proeja.
Abstract: This work brings discussions around Youth and Adult Education and investigative analyzes made from interdisciplinary pedagogical strategies with the use of textual genres in the construction of a liberating education for critical/ reflective, meaningful and motivational learning, based on Freire's conceptions with strengthening of pedagogical practices inherent to the identity of PROEJA subjects. The research had as locus the IFAP/ Campus Macapá and the subjects were 4 teachers of different disciplines (common and technical core), as well as students of a class of the 4th module of the Occupational Health and Safety course of PROEJA. The research was based on a case study of qualitative approach and, for data collection, Pedagogical Workshops were carried out as an intervention strategy, planned and applied in that class. The techniques used were observation, conversation circles and the application of semi-structured questionnaire for the research subjects. The objective was: to analyze the contributions of Freire’s conceptions in the construction of a liberating education for critical/reflective thinking, from the use of textual genres motivating students to recognize themselves as social subjects with the right to education. The theoretical constructions were developed in a systematic study in the scientific field related to the proposal of the theme developed in the research. The results showed the interdisciplinary feasibility of the use of textual genres as a dynamic didactic tool that performs various social functions in promoting a significant teaching and valuing the knowledge learned throughout the students’ lives, where, associating it with the systematized knowledge of school knowledge, it promoted an education close to the reality of PROEJA students in a conscious, autonomous and motivational way, essential foundations conceived in the Freire’s conception. Keywords: liberating education; textual genres; interdisciplinarity; pedagogical practice; proeja.
Palavras-chave: Educação libertadora - aprendizagem crítica
Gêneros textuais
Interdisciplinaridade
Prática pedagógica
Proeja - Ifap
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Letras Português/Inglês
Citação: MIRANDA, Aline de Oliveira; SOUSA, Suelen Corrêa de. Paulo Freire e a língua portuguesa: uma análise sobre o uso de gêneros textuais como prática libertadora para o pensamento crítico/reflexivo e motivacional com alunos do 4º módulo do Proeja do curso Segurança do Trabalho do IFAP/Campus Macapá. 2022. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/777
Data do documento: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIRANDA; SOUSA (2022) - Paulo Freire e a língua portuguesa.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons