Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/777
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | MINERVINO, Darlene do Socorro Del-Tetto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6004025244671227 | pt_BR |
dc.creator | MIRANDA, Aline de Oliveira | - |
dc.creator | SOUSA, Suelen Corrêa de | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-16T16:45:38Z | - |
dc.date.available | 2023-02-16 | - |
dc.date.available | 2023-02-16T16:45:38Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-07 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Aline de Oliveira; SOUSA, Suelen Corrêa de. Paulo Freire e a língua portuguesa: uma análise sobre o uso de gêneros textuais como prática libertadora para o pensamento crítico/reflexivo e motivacional com alunos do 4º módulo do Proeja do curso Segurança do Trabalho do IFAP/Campus Macapá. 2022. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/777 | - |
dc.description.abstract | This work brings discussions around Youth and Adult Education and investigative analyzes made from interdisciplinary pedagogical strategies with the use of textual genres in the construction of a liberating education for critical/ reflective, meaningful and motivational learning, based on Freire's conceptions with strengthening of pedagogical practices inherent to the identity of PROEJA subjects. The research had as locus the IFAP/ Campus Macapá and the subjects were 4 teachers of different disciplines (common and technical core), as well as students of a class of the 4th module of the Occupational Health and Safety course of PROEJA. The research was based on a case study of qualitative approach and, for data collection, Pedagogical Workshops were carried out as an intervention strategy, planned and applied in that class. The techniques used were observation, conversation circles and the application of semi-structured questionnaire for the research subjects. The objective was: to analyze the contributions of Freire’s conceptions in the construction of a liberating education for critical/reflective thinking, from the use of textual genres motivating students to recognize themselves as social subjects with the right to education. The theoretical constructions were developed in a systematic study in the scientific field related to the proposal of the theme developed in the research. The results showed the interdisciplinary feasibility of the use of textual genres as a dynamic didactic tool that performs various social functions in promoting a significant teaching and valuing the knowledge learned throughout the students’ lives, where, associating it with the systematized knowledge of school knowledge, it promoted an education close to the reality of PROEJA students in a conscious, autonomous and motivational way, essential foundations conceived in the Freire’s conception. Keywords: liberating education; textual genres; interdisciplinarity; pedagogical practice; proeja. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho traz discussões em torno da Educação de Jovens e Adultos e análises investigativas feitas a partir de estratégias pedagógicas interdisciplinares com o uso de gêneros textuais na construção de uma educação libertadora para uma aprendizagem crítica/reflexiva, significativa e motivacional, pautada nas concepções freirianas com fortalecimento de práticas pedagógicas inerentes a identidade dos sujeitos do PROEJA. A investigação teve como locus o IFAP/Campus Macapá e os sujeitos da pesquisa foram 4 professores de diferentes disciplinas (do núcleo comum e do técnico), bem como alunos de uma turma do 4º módulo do curso Segurança do Trabalho do PROEJA. A pesquisa se pautou em um estudo de caso de abordagem qualitativa e, para coleta de dados, foram realizadas Oficinas Pedagógicas como estratégia de intervenção, planejadas e aplicadas na referida turma. As técnicas utilizadas foram as de observação, roda de conversa e aplicação de questionário semiestruturado para os sujeitos da pesquisa. O objetivo foi: analisar as contribuições das concepções freirianas na construção de uma educação libertadora para o pensamento crítico/reflexivo, a partir do uso de gêneros textuais motivando os alunos a se reconhecerem como sujeitos sociais com direito a educação. As construções teóricas foram desenvolvidas em um estudo sistematizado no campo científico relacionados à proposta da temática desenvolvida na pesquisa. Os resultados mostraram a viabilidade interdisciplinar com o uso dos gêneros textuais como ferramenta didática que desempenha funções sociais diversas na promoção de um ensino significativo e de valorização dos saberes aprendidos ao longo da vida dos alunos, que associando aos conhecimentos sistematizados do saber escolar promoveu uma educação próxima a realidade dos alunos do PROEJA de forma conscientizadora, autônoma e motivacional, fundamentos essenciais concebidos na concepção freiriana. Palavras-chave: educação libertadora; gêneros textuais; interdisciplinaridade; prática pedagógica; proeja. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Aline Miranda (alineoliveira99866@gmail.com) on 2023-01-13T00:42:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC OFICIAL Aline e Suelen.pdf: 2003840 bytes, checksum: fd340182061c0b00ec4997841610e304 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezadas, Quanto a descrição do depósito: 1-Citação, título em caixa baixa, segue ex: SILVA, Grailson dos Santos; MARQUES, Manoel Raimundo Cordeiro. Implantação e gerenciamento de uma rede sem fio no prédio de um colégio tradicional de Macapá. 2021. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Redes de Computadores) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021. 2-PDF, como salvar arquivo ex. abaixo, não colocar nada na descrição. MIRANDA; SOUSA (2022) – Paulo Freire e a língua portuguesa Quanto a Formatação do trabalho: 1-Capa, centralizar o título mais ao meio da folha; 2-Ficha catalográfica, posição do meio para baixo; 3-Agradecimentos, alinhado a margem esquerda, ver folha 40/41 do guia; 4- Palavras chave, iniciais minúsculas, verificar o espaço entre as palavras, está grande, mesmo para keywords; 5-Referências, quando aparece a expressão In, somente o segundo título fica em negrito, encontrei em duas referências; subtítulo logo após os dois pontos, é com letra minúscula, com exceção de nomes próprios, faça revisão em todas suas referências, pelos exemplos do guia, a partir da folha 18. Obs.1: Guia de trabalhos acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. Obs.2: Após correções, fazer um novo depósito. on 2023-01-14T23:37:38Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Aline Miranda (alineoliveira99866@gmail.com) on 2023-02-01T18:38:42Z No. of bitstreams: 1 MIRANDA; SOUSA (2022) - Paulo Freire e a língua portuguesa.pdf: 2003710 bytes, checksum: a04c1aafe4c08044aad8fda8ebaf3f47 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa noite, Aline Miranda!! Para que seu trabalho seja aceito no Repositório, você deve fazer os seguinte ajustes utilizando o Guia de formatação: 1 - na folha de rosto, você deve subir um pouco o título para que o texto recuado suba também, pois está muito abaixo da metade da folha; 2 - corrigir o código cutter da ficha catalográfica, pois está incorreto, Miranda=672; 3 - corrigir o alinhamento da epígrafe. Essa citação deve ser alinhada a 4cm da margem esquerda; 4 - retirar a lista de quadros, pois um único quadro não caracteriza uma lista; 5 - retirar o ponto após o indicador numérico da seção 4.6; 6 - nas Referências, corrigir alguns títulos que estão em letras maiúsculas. Faça uma revisão utilizando o Guia de formatação, antes de fazer um novo depósito. on 2023-02-01T23:56:16Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Aline Miranda (alineoliveira99866@gmail.com) on 2023-02-11T17:31:12Z No. of bitstreams: 1 MIRANDA; SOUSA (2022) - Paulo Freire e a língua portuguesa.pdf: 2001903 bytes, checksum: 34bc30b3aeabf1d734dcef64d732923c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Aline Miranda!! Solicito as seguintes correções: 1 - na folha de rosto, suba mais um pouco com o título para que o texto recuado suba também, pois está muito abaixo do meio da folha; 2 - na folha de rosto e folha de aprovação, o nome da sua orientadora deve ser de forma completa, não abreviado; 3 - corrigir o inicio da paginação, pois a capa não entra na contagem das folhas, conforme orientação no Guia; 4 - subir um pouco com a dedicatória para que não fique no limite da margem inferior. Mesma orientação para epígrafe; 5 - na página 39, a legenda da figura 12 deve estar alinhada à margem superior. Veja a mesma situação na página 50 e 66. Após essas correções faça um novo depósito on 2023-02-13T17:49:19Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Aline Miranda (alineoliveira99866@gmail.com) on 2023-02-16T15:23:43Z No. of bitstreams: 1 MIRANDA; SOUSA (2022) - Paulo Freire e a língua portuguesa.pdf: 1994373 bytes, checksum: fb3eb2be451c9f7b43a8fd2793c0ea6f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2023-02-16T16:45:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MIRANDA; SOUSA (2022) - Paulo Freire e a língua portuguesa.pdf: 1994373 bytes, checksum: fb3eb2be451c9f7b43a8fd2793c0ea6f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-02-16T16:45:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MIRANDA; SOUSA (2022) - Paulo Freire e a língua portuguesa.pdf: 1994373 bytes, checksum: fb3eb2be451c9f7b43a8fd2793c0ea6f (MD5) Previous issue date: 2022-12-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Português/Inglês | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação libertadora - aprendizagem crítica | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Proeja - Ifap | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Paulo Freire e a língua portuguesa: uma análise sobre o uso de gêneros textuais como prática libertadora para o pensamento crítico/reflexivo e motivacional com alunos do 4º módulo do Proeja do curso Segurança do Trabalho do IFAP/Campus Macapá | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MIRANDA; SOUSA (2022) - Paulo Freire e a língua portuguesa.pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons