Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/765
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | As crenças dos professores de língua inglesa do IFAP sobre o ensino da oralidade nos cursos técnicos integrados |
Autor(es): | SILVA, Aretuza Gonçalves PICANÇO, Wueneton Bruno Lima |
Primeiro Orientador: | SILVA, Leandro Luiz da |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | PEREIRA, Aldina Tatiana Silva |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa, desenvolvido pelos acadêmicos do curso de letras português e Inglês do IFAP, busca compreender de que forma os professores trabalham a oralidade da língua inglesa em sala de aula e diante de suas práticas o que eles conseguem perceber por meio do comportamento dos alunos em relação ao processo de aprendizagem da segunda língua. Para tanto, utilizou-se pesquisas bibliográficas de estudiosos da área e específicas da temática deste trabalho, para fundamentar esta pesquisa, tendo como base teórica principal os estudos de Richards e Lockhart (1996), que destacam algumas das crenças dos professores de língua inglesa. A abordagem dessa pesquisa é qualitativa de natureza descritiva, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário contendo um total de 10 perguntas, dentre as quais 3 para identificação dos sujeitos da pesquisa e demais informações pessoais, 2 questões fechadas e 5 perguntas abertas, para identificar as crenças dos professores do IFAP relacionadas ao seu ensino de língua inglesa. Os sujeitos da pesquisa são os 6 professores de 3 campi do IFAP que concordaram em participar da pesquisa, dentre os 10 professores aos quais a pesquisa foi aplicada, dos 5 campi do IFAP: Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Porto Grande e Santana. Os resultados obtidos foram analisados e descritos por meio de gráficos e por meio da transcrição das falas dos participantes da pesquisa, dos quais destaca-se, conforme apontado pelos participantes da pesquisa: a relevância de se trabalhar frequentemente a oralidade, utilizando-se de diversificadas técnicas e métodos, porém integrando as 4 habilidades linguísticas e considerando o uso e o contexto social de alunos/falantes e concebendo a língua como práticas sociais, conforme sugerido pela BNCC e pelos PCNs. Além disso, as respostas dos participantes da pesquisa confirmam a importância da escolha das técnicas e métodos mais confortáveis para o professor e que melhor atendem ao contexto social e cultural dos alunos, como sugere o ecletismo baseado em princípios. Destaca-se ainda, como resultado da pesquisa, a necessidade da criação de centros de línguas, além da conscientização sobre as barreiras psicológicas que métodos, como o método direto, podem causar durante a prática de ensino. |
Abstract: | This research work, developed by the academics of the Portuguese and English course at IFAP, seeks to understand how teachers work the orality of the English language in the classroom and in view of their practices what they can perceive through the behavior of students in relation to the learning process of the second language. For this purpose, we used bibliographic research by scholars in the area and specific to the theme of this work, to support this research, based on the main theoretical basis the studies of Richards and Lockhart (1996), which highlight some of the beliefs of English language teachers. The approach of this research is qualitative descriptive in nature, using as a data collection instrument a questionnaire containing a total of 10 questions, among which 3 for identification of the research subjects and other personal information, 2 closed questions and 5 open questions, to identify the beliefs of IFAP teachers related to their English language teaching. The research subjects are the 6 teachers from 3 IFAP campuses who agreed to participate in the research, among the 10 teachers to whom the research was applied, from the 5 IFAP campuses: Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Porto Grande and Santana. The results obtained were analyzed and described through graphs and through the transcription of the statements of the research participants, of which the research participants highlighted, as pointed out by the research participants: the relevance of frequently working on orality, using diversified techniques and methods, but integrating the 4 language skills and considering the use and social context of students/speakers and conceiving the language as social practices, as suggested by the BNCC and the PCNs. In addition, the answers of the research participants confirm the importance of choosing the most comfortable techniques and methods for the teacher and that best meet the social and cultural context of the students, as suggested by principle-based eclecticism. As a result of the research, the need to create language centers is also highlighted, in addition to raising awareness about the psychological barriers that methods, such as the direct method, can cause during teaching practice. |
Palavras-chave: | Língua Inglesa - crenças Oralidade - lingua inglesa Língua Inglesa - Brasil |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Citação: | SILVA, Aretuza Gonçalves; PICANÇO, Wueneton Bruno Lima. As crenças dos professores de língua inglesa do IFAP sobre o ensino da oralidade nos cursos técnicos integrados. 2023. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/765 |
Data do documento: | 16-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA (2022); PICANÇO (2022) - AS CRENÇAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA (3).pdf | 493,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons