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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1SILVA, Leandro Luiz da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5028674672713837pt_BR
dc.contributor.advisor-co1PEREIRA, Aldina Tatiana Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7854103867873533pt_BR
dc.creatorSILVA, Aretuza Gonçalves-
dc.creatorPICANÇO, Wueneton Bruno Lima-
dc.date.accessioned2023-01-30T14:26:21Z-
dc.date.available2023-01-30-
dc.date.available2023-01-30T14:26:21Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.citationSILVA, Aretuza Gonçalves; PICANÇO, Wueneton Bruno Lima. As crenças dos professores de língua inglesa do IFAP sobre o ensino da oralidade nos cursos técnicos integrados. 2023. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/765-
dc.description.abstractThis research work, developed by the academics of the Portuguese and English course at IFAP, seeks to understand how teachers work the orality of the English language in the classroom and in view of their practices what they can perceive through the behavior of students in relation to the learning process of the second language. For this purpose, we used bibliographic research by scholars in the area and specific to the theme of this work, to support this research, based on the main theoretical basis the studies of Richards and Lockhart (1996), which highlight some of the beliefs of English language teachers. The approach of this research is qualitative descriptive in nature, using as a data collection instrument a questionnaire containing a total of 10 questions, among which 3 for identification of the research subjects and other personal information, 2 closed questions and 5 open questions, to identify the beliefs of IFAP teachers related to their English language teaching. The research subjects are the 6 teachers from 3 IFAP campuses who agreed to participate in the research, among the 10 teachers to whom the research was applied, from the 5 IFAP campuses: Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Porto Grande and Santana. The results obtained were analyzed and described through graphs and through the transcription of the statements of the research participants, of which the research participants highlighted, as pointed out by the research participants: the relevance of frequently working on orality, using diversified techniques and methods, but integrating the 4 language skills and considering the use and social context of students/speakers and conceiving the language as social practices, as suggested by the BNCC and the PCNs. In addition, the answers of the research participants confirm the importance of choosing the most comfortable techniques and methods for the teacher and that best meet the social and cultural context of the students, as suggested by principle-based eclecticism. As a result of the research, the need to create language centers is also highlighted, in addition to raising awareness about the psychological barriers that methods, such as the direct method, can cause during teaching practice.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa, desenvolvido pelos acadêmicos do curso de letras português e Inglês do IFAP, busca compreender de que forma os professores trabalham a oralidade da língua inglesa em sala de aula e diante de suas práticas o que eles conseguem perceber por meio do comportamento dos alunos em relação ao processo de aprendizagem da segunda língua. Para tanto, utilizou-se pesquisas bibliográficas de estudiosos da área e específicas da temática deste trabalho, para fundamentar esta pesquisa, tendo como base teórica principal os estudos de Richards e Lockhart (1996), que destacam algumas das crenças dos professores de língua inglesa. A abordagem dessa pesquisa é qualitativa de natureza descritiva, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário contendo um total de 10 perguntas, dentre as quais 3 para identificação dos sujeitos da pesquisa e demais informações pessoais, 2 questões fechadas e 5 perguntas abertas, para identificar as crenças dos professores do IFAP relacionadas ao seu ensino de língua inglesa. Os sujeitos da pesquisa são os 6 professores de 3 campi do IFAP que concordaram em participar da pesquisa, dentre os 10 professores aos quais a pesquisa foi aplicada, dos 5 campi do IFAP: Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Porto Grande e Santana. Os resultados obtidos foram analisados e descritos por meio de gráficos e por meio da transcrição das falas dos participantes da pesquisa, dos quais destaca-se, conforme apontado pelos participantes da pesquisa: a relevância de se trabalhar frequentemente a oralidade, utilizando-se de diversificadas técnicas e métodos, porém integrando as 4 habilidades linguísticas e considerando o uso e o contexto social de alunos/falantes e concebendo a língua como práticas sociais, conforme sugerido pela BNCC e pelos PCNs. Além disso, as respostas dos participantes da pesquisa confirmam a importância da escolha das técnicas e métodos mais confortáveis para o professor e que melhor atendem ao contexto social e cultural dos alunos, como sugere o ecletismo baseado em princípios. Destaca-se ainda, como resultado da pesquisa, a necessidade da criação de centros de línguas, além da conscientização sobre as barreiras psicológicas que métodos, como o método direto, podem causar durante a prática de ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Aretuza Silva (aretuzags@gmail.com) on 2023-01-18T00:58:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) PICANÇO (2023); SILVA (2023) - AS CRENÇAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA.pdf: 529114 bytes, checksum: a8ad8ff8a157df171e7b06913879f461 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Aretuza!!!! Para que seu depósito seja aceito, você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. Lá você encontra também um template para artigo acadêmico. Veja: 1 - corrigir as margens do seu trabalho, pois as margens superior e inferior parecem estar maiores do que deveriam ser. Veja no Guia as metragens corretas das margens; 2 - nas folhas de rosto e de aprovação, o texto que fica recuado está com o tamanho menor que a do texto. O correto é 12, assim como o texto; 3 - retirar a lista de tabela, pois como se trata de apenas uma não caracteriza uma lista; 4 - corrigir o inicio da paginação, pois a capa não entra na contagem de página. Inclusive, com a retirada da página da lista de tabela, irá alterar mais ainda a paginação no sumário; 5 - você deve sempre dar um espaço antes e depois das citações recuadas. É um espaço em branco de 1,5 entrelinhas; De resto seu trabalho está muito bem formatado. Aguardo um novo depósito após essas correções. on 2023-01-19T13:37:08Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Aretuza Silva (aretuzags@gmail.com) on 2023-01-20T18:25:24Z No. of bitstreams: 1 SILVA (2022); PICANÇO (2022) - AS CRENÇAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA.pdf: 529318 bytes, checksum: 90b9a2d85491075de60cb41cf8d0a459 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Aretuza!! Peço que você observe as seguintes situações em seu trabalho: 1 - observe na capa e na folha de rosto que a margem inferior está maior que 2 cm. Compare com a margem direita que também é de 2 cm e veja a diferença. Essa orientação das margens estão no Guia de formatação; 2 - o tamanho da fonte de sua paginação está muito grande. A orientação é que o tamanho de fonte seja menor que a do texto (10 ou 11) e que seja a mesma fonte do texto (Arial ou Times new roman); 3 - na página 24 tem um espaço antes da citação recuada. Precisa eliminar esse espaço, pois fica parecendo que a margem superior desta página é maior que 3 cm. Aguardo seu novo depósito com essas correções on 2023-01-23T14:54:29Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Aretuza Silva (aretuzags@gmail.com) on 2023-01-25T21:18:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SILVA (2022); PICANÇO (2022) - AS CRENÇAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA.pdf: 434507 bytes, checksum: 7f0b868a0761050266bc039125433bfe (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Aretuza!!! Os elementos pré-textuais NÃO SÃO PAGINADOS. Veja a partir da dedicatória, tudo paginado. Por favor, antes de fazer um novo depósito, faça uma revisão em todas as páginas pra ver se não saiu algo do lugar ou se tem alguma coisa de diferente. Pra evitar que o trabalho retorne para ajustes. on 2023-01-26T15:47:05Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Aretuza Silva (aretuzags@gmail.com) on 2023-01-28T13:05:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SILVA (2022); PICANÇO (2022) - AS CRENÇAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA (3).pdf: 505176 bytes, checksum: 06d045a8badfe543eb40ca98804d8adb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2023-01-30T14:26:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SILVA (2022); PICANÇO (2022) - AS CRENÇAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA (3).pdf: 505176 bytes, checksum: 06d045a8badfe543eb40ca98804d8adb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-30T14:26:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SILVA (2022); PICANÇO (2022) - AS CRENÇAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA (3).pdf: 505176 bytes, checksum: 06d045a8badfe543eb40ca98804d8adb (MD5) Previous issue date: 2022-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Português/Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLíngua Inglesa - crençaspt_BR
dc.subjectOralidade - lingua inglesapt_BR
dc.subjectLíngua Inglesa - Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleAs crenças dos professores de língua inglesa do IFAP sobre o ensino da oralidade nos cursos técnicos integradospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
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