Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/764
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O letramento e os desafios de práticas inclusivas à pessoa com TDAH: um estudo de caso da aluna do ensino médio do Instituto Federal do Amapá – IFAP, campus Macapá
Autor(es): ROCHA, Adriana da Silva
PEREIRA, Elaine de Lourdes da Silva
Primeiro Orientador: DUARTE, Gildma Ferreira Galvão
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH perpassa por momentos de conquistas após a aprovação da Lei 14.254/21, tornando crucial a busca por entender a construção inclusiva no espaço educacional, em relação ao letramento de pessoas que possuem esta especificidade. Este estudo tem como objetivo compreender como se dá o processo de inclusão envolvendo o letramento e suas variações, no âmbito escolar, a alunos com TDAH. A pesquisa ocorreu a partir de um estudo de caso, de natureza exploratória e descritiva e de cunho qualitativo, a uma aluna da 3ª série do ensino médio, do curso técnico em Edificações, do Instituto Federal do Amapá – IFAP, campus Macapá. As etapas da pesquisa incluíram levantamento de referencial bibliográfico, dados e registros de alunos com TDAH na instituição-campo, observações in loco, com acompanhamento aos sujeitos da pesquisa nas aulas de língua portuguesa, coleta e análise de dados gerados. Observou-se que esta especificidade pouco é discutida no âmbito escolar, e a falta de ciência sobre o contexto da pesquisa acaba gerando dificuldades não só ao aluno como também ao docente durante o processo de letramento. Sem o envolvimento da escola, professores e família torna-se impossível a inclusão desse aluno e a garantia de um letramento eficaz. Sendo assim, acreditamos que esta pesquisa possa alterar a forma de encarar o processo de letramento e formação de leitores com TDAH e abrir discussões e debates sobre o tema, tão importante para o desenvolvimento de práticas inclusivas no espaço de sala de aula.
Abstract: Attention Deficit Hyperactivity Disorder - TDAH goes through moments of achievements after the approval of Law 14,254/ 21, making crucial the search to understand the inclusive construction in the educational space, regarding the reading of people who have this specificity. This study aims to understand how the process of inclusion involving the Literacy and its variations in the school environment, students with TDAH. The research took place from a case study, exploratory and descriptive and qualitative nature, to a student of the 3rd grade of high school, of the technical course in Buildings, the Federal Institute of Amapá - IFAP, campus Macapá. The stages of the research included a survey of bibliographic references, data and records of students with TDAH in the institution-field, on-site observations, with monitoring of research subjects in Portuguese language classes, collection and analysis of data generated. It was observed that this specificity is little argued in the school context, and the lack of science about the research context ends up generating difficulties not only to the student but also to the teacher during the process of reading. Without the involvement of the school, teachers and family it is impossible to include this student and guarantee an effective reading. Accordingly, we believe that this research can change the way of facing the process of reading and training of readers with TDAH and open discussions and debates on the subject, so important for the development of inclusive practices in the classroom space.
Palavras-chave: TDAH - práticas inclusivas
Letramento - TDAH
Déficit de atenção - aprendizagem
Inclusão escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Letras Português/Inglês
Citação: ROCHA, Adriana da Silva; PEREIRA, Elaine de Lourdes da Silva. O letramento e os desafios de práticas inclusivas à pessoa com TDAH: um estudo de caso da aluna do ensino médio do Instituto Federal do Amapá –IFAP, campus Macapá. 2022. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português e Inglês) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/764
Data do documento: 5-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROCHA (2022), PEREIRA (2022) - O LETRAMENTO E OS DESAFIOS.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons