Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/764
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1DUARTE, Gildma Ferreira Galvão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8155958370885107pt_BR
dc.creatorROCHA, Adriana da Silva-
dc.creatorPEREIRA, Elaine de Lourdes da Silva-
dc.date.accessioned2023-01-27T14:11:28Z-
dc.date.available2023-01-27-
dc.date.available2023-01-27T14:11:28Z-
dc.date.issued2022-12-05-
dc.identifier.citationROCHA, Adriana da Silva; PEREIRA, Elaine de Lourdes da Silva. O letramento e os desafios de práticas inclusivas à pessoa com TDAH: um estudo de caso da aluna do ensino médio do Instituto Federal do Amapá –IFAP, campus Macapá. 2022. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português e Inglês) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/764-
dc.description.abstractAttention Deficit Hyperactivity Disorder - TDAH goes through moments of achievements after the approval of Law 14,254/ 21, making crucial the search to understand the inclusive construction in the educational space, regarding the reading of people who have this specificity. This study aims to understand how the process of inclusion involving the Literacy and its variations in the school environment, students with TDAH. The research took place from a case study, exploratory and descriptive and qualitative nature, to a student of the 3rd grade of high school, of the technical course in Buildings, the Federal Institute of Amapá - IFAP, campus Macapá. The stages of the research included a survey of bibliographic references, data and records of students with TDAH in the institution-field, on-site observations, with monitoring of research subjects in Portuguese language classes, collection and analysis of data generated. It was observed that this specificity is little argued in the school context, and the lack of science about the research context ends up generating difficulties not only to the student but also to the teacher during the process of reading. Without the involvement of the school, teachers and family it is impossible to include this student and guarantee an effective reading. Accordingly, we believe that this research can change the way of facing the process of reading and training of readers with TDAH and open discussions and debates on the subject, so important for the development of inclusive practices in the classroom space.pt_BR
dc.description.resumoO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH perpassa por momentos de conquistas após a aprovação da Lei 14.254/21, tornando crucial a busca por entender a construção inclusiva no espaço educacional, em relação ao letramento de pessoas que possuem esta especificidade. Este estudo tem como objetivo compreender como se dá o processo de inclusão envolvendo o letramento e suas variações, no âmbito escolar, a alunos com TDAH. A pesquisa ocorreu a partir de um estudo de caso, de natureza exploratória e descritiva e de cunho qualitativo, a uma aluna da 3ª série do ensino médio, do curso técnico em Edificações, do Instituto Federal do Amapá – IFAP, campus Macapá. As etapas da pesquisa incluíram levantamento de referencial bibliográfico, dados e registros de alunos com TDAH na instituição-campo, observações in loco, com acompanhamento aos sujeitos da pesquisa nas aulas de língua portuguesa, coleta e análise de dados gerados. Observou-se que esta especificidade pouco é discutida no âmbito escolar, e a falta de ciência sobre o contexto da pesquisa acaba gerando dificuldades não só ao aluno como também ao docente durante o processo de letramento. Sem o envolvimento da escola, professores e família torna-se impossível a inclusão desse aluno e a garantia de um letramento eficaz. Sendo assim, acreditamos que esta pesquisa possa alterar a forma de encarar o processo de letramento e formação de leitores com TDAH e abrir discussões e debates sobre o tema, tão importante para o desenvolvimento de práticas inclusivas no espaço de sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elaine Pereira (nanysilva654@gmail.com) on 2023-01-26T00:54:17Z No. of bitstreams: 1 ROCHA (2022), PEREIRA (2022) - O LETRAMENTO E OS DESAFIOS.pdf: 1167416 bytes, checksum: 856ac92d9d393ff90a95924f349458bf (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Elaine Pereira!!!! Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu TCC: Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas. Veja: 1 - o título deve ser redigido em letras minúsculas; 2 - o sobrenome do autor e orientador devem ser redigidos em letras maiúsculas; já o prenome em minúscula e de forma completa. Veja no tutorial de autodepósito; 3 - Faltou você acrescentar o Resumo e o Abstract. Eles são obrigatórios para trabalhos acadêmicos; 4 - as palavras-chave devem ser redigidas cada uma em campo diferente e com as iniciais maiúsculas; Para a correção de Formatação do seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. Lá você encontra também um template para TCC. Veja: 1 - você deve refazer a ficha catalográfica, pois o título deve ser redigido em letras minúsculas. Inclusive a as palavras-chave também são em letras minúsculas (com as iniciais maiúsculas), com exceção de siglas e nomes próprios. As orientações para emissão de ficha catalográfica você encontra em Documentos úteis; 2 - o sumário está muito bem formatado, mas você precisa reduzir o espaço entre os indicadores numéricos e os títulos das seções. Tenta alinhar as seções no maior indicador numérico; 3 - corrigir a formatação da paginação. Além de estar com fonte maior que o texto a letra da fonte não está de acordo com a fonte do texto, que é Times new Roman. Veja no Guia as orientações; 4 - a seção 3.3 está desalinhada da margem esquerda; 5 - a seção 3.4 ficou sozinha na página 34; 6 - aquelas perguntas que começam na página 35, sugiro você trocar os números por letras, pois acaba confundindo com a numeração das seções. E além do que, a ABNT sugere o uso das alineas; a) , b), c) ..... Faça uma revisão em seu TCC utilizando o Guia de Formatação, antes de fazer um novo depósito, para evitar que volte para ajustes. on 2023-01-26T16:07:37Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Elaine Pereira (nanysilva654@gmail.com) on 2023-01-26T21:31:24Z No. of bitstreams: 1 ROCHA (2022), PEREIRA (2022) - O LETRAMENTO E OS DESAFIOS.pdf: 1180322 bytes, checksum: 1e322d609e1079e2a3820cc8196be3a5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2023-01-27T14:11:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROCHA (2022), PEREIRA (2022) - O LETRAMENTO E OS DESAFIOS.pdf: 1180322 bytes, checksum: 1e322d609e1079e2a3820cc8196be3a5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-27T14:11:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROCHA (2022), PEREIRA (2022) - O LETRAMENTO E OS DESAFIOS.pdf: 1180322 bytes, checksum: 1e322d609e1079e2a3820cc8196be3a5 (MD5) Previous issue date: 2022-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Português/Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTDAH - práticas inclusivaspt_BR
dc.subjectLetramento - TDAHpt_BR
dc.subjectDéficit de atenção - aprendizagempt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO letramento e os desafios de práticas inclusivas à pessoa com TDAH: um estudo de caso da aluna do ensino médio do Instituto Federal do Amapá – IFAP, campus Macapápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROCHA (2022), PEREIRA (2022) - O LETRAMENTO E OS DESAFIOS.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons