Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/748
metadata.dc.type: Artigo Acadêmico
Title: Tecnologias assistivas na educação inclusiva: aplicativo no auxílio do transtorno do espectro do autismo
Other Titles: Assistive technologies in inclusive education: aplication in the assistance of autism spectrum disorder
metadata.dc.creator: SALDANHA, José Sandro Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: LIMA, Rosana do Socorro Campos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo
metadata.dc.description.resumo: A interação das tecnologias educacionais vem se ampliando para os alunos especiais, visando uma educação inclusiva para com as crianças que possuem o Transtorno do espectro de Autismo-TEA. Nesse contexto a presente análise buscou desenvolver um protótipo de aplicativo, denominado Agenda TEA-Transtorno do Espectro de Autismo, o qual traz a proposta de auxiliar as crianças que possuem autismo leve, na fixação de suas rotinas diárias, promovendo mais autoconfiança, socialização e aprendizado. Sendo baseado no programa TEACCH - Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com déficits relacionados com a Comunicação. Esse aplicativo foi desenvolvido na plataforma do App Inventor 2, que é um sistema via web gratuito de programação de aplicativos, com interface mais fácil e prática. Tal estudo contou com a colaboração de uma mãe e duas crianças que são irmãos e autistas. Com esse aplicativo pretende-se ajudar as crianças autistas a se expressarem, melhorando suas relações interpessoais, emocionais e de aprendizagem.
Abstract: The interaction of educational technologies has been expanding for special students, aiming at an inclusive education for children with Autism Spectrum Disorder-ASD. In this context, the present analysis sought to develop an application prototype, called TEA Agenda-Autism Spectrum Disorder, which proposes to help children who have mild autism, in fixing their daily routines, promoting more self-confidence, socialization and learning. Being based on the TEACCH program - Treatment and Education for Autistic Children with Communication-related Deficits. This application was developed on the App Inventor 2 platform, which is a free web application programming system, with an easier and more practical interface. Such study had the collaboration of a mother and two children who are brothers and autistic. This application is intended to help autistic children to express themselves, improving their interpersonal, emotional and learning relationships.
Keywords: Educação inclusiva
Tecnologia assistiva - alunos especiais
Autismo - educação inclusiva
Agenda TEA - aplicativo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.initials: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citation: SALDANHA, José Sandro Sousa. Tecnologias assistivas na educação inclusiva: aplicativo no auxílio do transtorno do espectro do autismo. 2022. 17f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) – Instituto Federal do Amapá, AP, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/748
Issue Date: 19-Jan-2022
Appears in Collections:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SALDANHA (2022) - Tecnologias assistivas na educação inclusiva.pdf1,69 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons