Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/748
Tipo: | Artigo Acadêmico |
Título: | Tecnologias assistivas na educação inclusiva: aplicativo no auxílio do transtorno do espectro do autismo |
Título(s) alternativo(s): | Assistive technologies in inclusive education: aplication in the assistance of autism spectrum disorder |
Autor(es): | SALDANHA, José Sandro Sousa |
Primeiro Orientador: | LIMA, Rosana do Socorro Campos |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo |
Resumo: | A interação das tecnologias educacionais vem se ampliando para os alunos especiais, visando uma educação inclusiva para com as crianças que possuem o Transtorno do espectro de Autismo-TEA. Nesse contexto a presente análise buscou desenvolver um protótipo de aplicativo, denominado Agenda TEA-Transtorno do Espectro de Autismo, o qual traz a proposta de auxiliar as crianças que possuem autismo leve, na fixação de suas rotinas diárias, promovendo mais autoconfiança, socialização e aprendizado. Sendo baseado no programa TEACCH - Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com déficits relacionados com a Comunicação. Esse aplicativo foi desenvolvido na plataforma do App Inventor 2, que é um sistema via web gratuito de programação de aplicativos, com interface mais fácil e prática. Tal estudo contou com a colaboração de uma mãe e duas crianças que são irmãos e autistas. Com esse aplicativo pretende-se ajudar as crianças autistas a se expressarem, melhorando suas relações interpessoais, emocionais e de aprendizagem. |
Abstract: | The interaction of educational technologies has been expanding for special students, aiming at an inclusive education for children with Autism Spectrum Disorder-ASD. In this context, the present analysis sought to develop an application prototype, called TEA Agenda-Autism Spectrum Disorder, which proposes to help children who have mild autism, in fixing their daily routines, promoting more self-confidence, socialization and learning. Being based on the TEACCH program - Treatment and Education for Autistic Children with Communication-related Deficits. This application was developed on the App Inventor 2 platform, which is a free web application programming system, with an easier and more practical interface. Such study had the collaboration of a mother and two children who are brothers and autistic. This application is intended to help autistic children to express themselves, improving their interpersonal, emotional and learning relationships. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Tecnologia assistiva - alunos especiais Autismo - educação inclusiva Agenda TEA - aplicativo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Pós-Graduação Informática na Educação |
Citação: | SALDANHA, José Sandro Sousa. Tecnologias assistivas na educação inclusiva: aplicativo no auxílio do transtorno do espectro do autismo. 2022. 17f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) – Instituto Federal do Amapá, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/748 |
Data do documento: | 19-Jan-2022 |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SALDANHA (2022) - Tecnologias assistivas na educação inclusiva.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons