Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/748
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Rosana do Socorro Campos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8272632719926848 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo | - |
dc.contributor.advisor-co1ORCID | https://orcid.org/0000-0002-2886-0702 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3281668032776122 | pt_BR |
dc.creator | SALDANHA, José Sandro Sousa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9846285527980562 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-23T15:43:27Z | - |
dc.date.available | 2023-01-23 | - |
dc.date.available | 2023-01-23T15:43:27Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-19 | - |
dc.identifier.citation | SALDANHA, José Sandro Sousa. Tecnologias assistivas na educação inclusiva: aplicativo no auxílio do transtorno do espectro do autismo. 2022. 17f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) – Instituto Federal do Amapá, AP, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/748 | - |
dc.description.abstract | The interaction of educational technologies has been expanding for special students, aiming at an inclusive education for children with Autism Spectrum Disorder-ASD. In this context, the present analysis sought to develop an application prototype, called TEA Agenda-Autism Spectrum Disorder, which proposes to help children who have mild autism, in fixing their daily routines, promoting more self-confidence, socialization and learning. Being based on the TEACCH program - Treatment and Education for Autistic Children with Communication-related Deficits. This application was developed on the App Inventor 2 platform, which is a free web application programming system, with an easier and more practical interface. Such study had the collaboration of a mother and two children who are brothers and autistic. This application is intended to help autistic children to express themselves, improving their interpersonal, emotional and learning relationships. | pt_BR |
dc.description.resumo | A interação das tecnologias educacionais vem se ampliando para os alunos especiais, visando uma educação inclusiva para com as crianças que possuem o Transtorno do espectro de Autismo-TEA. Nesse contexto a presente análise buscou desenvolver um protótipo de aplicativo, denominado Agenda TEA-Transtorno do Espectro de Autismo, o qual traz a proposta de auxiliar as crianças que possuem autismo leve, na fixação de suas rotinas diárias, promovendo mais autoconfiança, socialização e aprendizado. Sendo baseado no programa TEACCH - Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com déficits relacionados com a Comunicação. Esse aplicativo foi desenvolvido na plataforma do App Inventor 2, que é um sistema via web gratuito de programação de aplicativos, com interface mais fácil e prática. Tal estudo contou com a colaboração de uma mãe e duas crianças que são irmãos e autistas. Com esse aplicativo pretende-se ajudar as crianças autistas a se expressarem, melhorando suas relações interpessoais, emocionais e de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by José Saldanha (sandrosalusa13@gmail.com) on 2023-01-20T19:08:39Z No. of bitstreams: 1 TCC JOSÉ SANDRO S. SALDANHA - ARTIGO TEA 19-01-2023.pdf: 1726617 bytes, checksum: bf259053fcf18776203c11d0813fe107 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2023-01-23T15:43:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC JOSÉ SANDRO S. SALDANHA - ARTIGO TEA 19-01-2023.pdf: 1726617 bytes, checksum: bf259053fcf18776203c11d0813fe107 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-23T15:43:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC JOSÉ SANDRO S. SALDANHA - ARTIGO TEA 19-01-2023.pdf: 1726617 bytes, checksum: bf259053fcf18776203c11d0813fe107 (MD5) Previous issue date: 2022-01-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Informática na Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia assistiva - alunos especiais | pt_BR |
dc.subject | Autismo - educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Agenda TEA - aplicativo | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.title | Tecnologias assistivas na educação inclusiva: aplicativo no auxílio do transtorno do espectro do autismo | pt_BR |
dc.title.alternative | Assistive technologies in inclusive education: aplication in the assistance of autism spectrum disorder | pt_BR |
dc.type | Artigo Acadêmico | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SALDANHA (2022) - Tecnologias assistivas na educação inclusiva.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons