Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/740
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Informática na educação: importância da utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino fundamental.
Autor(es): DANTAS, Diene Bruna Nunes do Nascimento
Primeiro Orientador: MEDEIROS, Allan Meira de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: LOBATO, Anderson do Nascimento
Resumo: O objetivo deste artigo foi conhecer a importância da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no Ensino Fundamental. Metodologicamente, se trata de uma pesquisa bibliográfica exploratória, com abordagem qualitativa, cuja fonte de dados se constituiu de publicações impressas ou digitais em forma de livros, artigos, monografias, dissertações, teses etc., em língua portuguesa, entre os anos de 2016 e 2022 que atenderem os critérios da temática abordada. A revisão permitiu conceber as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como o conjunto convergente de tecnologias, especialmente computação e telecomunicações, que utilizam a linguagem digital para produzir, armazenar, processar e comunicar grandes quantidades de informações em curtos períodos de tempo, e que a convergência tecnológica favorecida pela linguagem digital transformou radicalmente as formas, magnitudes e velocidades no processamento e transmissão da informação. Também foi possível explicar a importância das TDICs na educação, pois a introdução dessas tecnologias na sala de aula significou uma mudança na metodologia da educação do século XXI, além de trazer um impacto positivo no aprendizado escolar, aumentando a motivação e a interatividade dos estudantes.
Abstract: The aim of this article was to understand the importance of using Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in Elementary Education. Methodologically, this is an exploratory bibliographical research, with a qualitative approach, whose data source consisted of printed or digital publications in the form of books, articles, monographs, dissertations, theses, etc., in Portuguese, between the years 2016 and 2022 that meet the criteria of the topic addressed. The review allowed conceiving Digital Information and Communication Technologies as the convergent set of technologies, especially computing and telecommunications, that use digital language to produce, store, process and communicate large amounts of information in short periods of time, and that convergence technology favored by the digital language has radically transformed the forms, magnitudes and speeds in the processing and transmission of information. It was also possible to explain the importance of TDICs in education, as the introduction of these technologies in the classroom meant a change in the methodology of 21st century education, in addition to bringing a positive impact on school learning, increasing student motivation and interactivity.
Palavras-chave: Informática na educação
Tecnologia educacional
Tecnologia digital - educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citação: DANTAS, Diene Bruna Nunes do Nascimento Oliveira. Informática na educação: importância da utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino fundamental. 2022. 7f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/740
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANTAS (2022) - Informática na Educação.pdf182,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons