Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/740
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MEDEIROS, Allan Meira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8554842269554168pt_BR
dc.contributor.advisor-co1LOBATO, Anderson do Nascimento-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6235785599708129pt_BR
dc.creatorDANTAS, Diene Bruna Nunes do Nascimento-
dc.date.accessioned2023-01-18T17:36:29Z-
dc.date.available2023-01-18-
dc.date.available2023-01-18T17:36:29Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.citationDANTAS, Diene Bruna Nunes do Nascimento Oliveira. Informática na educação: importância da utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino fundamental. 2022. 7f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/740-
dc.description.abstractThe aim of this article was to understand the importance of using Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in Elementary Education. Methodologically, this is an exploratory bibliographical research, with a qualitative approach, whose data source consisted of printed or digital publications in the form of books, articles, monographs, dissertations, theses, etc., in Portuguese, between the years 2016 and 2022 that meet the criteria of the topic addressed. The review allowed conceiving Digital Information and Communication Technologies as the convergent set of technologies, especially computing and telecommunications, that use digital language to produce, store, process and communicate large amounts of information in short periods of time, and that convergence technology favored by the digital language has radically transformed the forms, magnitudes and speeds in the processing and transmission of information. It was also possible to explain the importance of TDICs in education, as the introduction of these technologies in the classroom meant a change in the methodology of 21st century education, in addition to bringing a positive impact on school learning, increasing student motivation and interactivity.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo foi conhecer a importância da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no Ensino Fundamental. Metodologicamente, se trata de uma pesquisa bibliográfica exploratória, com abordagem qualitativa, cuja fonte de dados se constituiu de publicações impressas ou digitais em forma de livros, artigos, monografias, dissertações, teses etc., em língua portuguesa, entre os anos de 2016 e 2022 que atenderem os critérios da temática abordada. A revisão permitiu conceber as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como o conjunto convergente de tecnologias, especialmente computação e telecomunicações, que utilizam a linguagem digital para produzir, armazenar, processar e comunicar grandes quantidades de informações em curtos períodos de tempo, e que a convergência tecnológica favorecida pela linguagem digital transformou radicalmente as formas, magnitudes e velocidades no processamento e transmissão da informação. Também foi possível explicar a importância das TDICs na educação, pois a introdução dessas tecnologias na sala de aula significou uma mudança na metodologia da educação do século XXI, além de trazer um impacto positivo no aprendizado escolar, aumentando a motivação e a interatividade dos estudantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by DIENE BRUNA Dantas (bdienebruna2@gmail.com) on 2023-01-04T00:25:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DANTAS (2022) - Informática na Educação.pdf: 187279 bytes, checksum: 488c5448c0900b397845a69e53ca88e1 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezada, Correções no depósito: 1- Título em caixa baixa, com exceção da primeira letra, que é maiúscula; 2- Citação, fazer correção, segue exemplo para se basear: MONTEIRO, Welleda das Neves. O impacto da gamificação na educação: as abordagens tecnológicas no ensino médio. 2022. 10f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022. 3- CNPQ, dentro de exatas. Obs.: Após correções, faça novo depósito. on 2023-01-12T23:12:08Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by DIENE BRUNA Dantas (bdienebruna2@gmail.com) on 2023-01-17T18:11:07Z No. of bitstreams: 1 DANTAS (2022) - Informática na Educação.pdf: 187279 bytes, checksum: 488c5448c0900b397845a69e53ca88e1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2023-01-18T17:36:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DANTAS (2022) - Informática na Educação.pdf: 187279 bytes, checksum: 488c5448c0900b397845a69e53ca88e1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-18T17:36:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DANTAS (2022) - Informática na Educação.pdf: 187279 bytes, checksum: 488c5448c0900b397845a69e53ca88e1 (MD5) Previous issue date: 2022-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Informática na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia digital - educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleInformática na educação: importância da utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino fundamental.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANTAS (2022) - Informática na Educação.pdf182,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons