Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/723
Tipo: | Artigo Acadêmico |
Título: | Utilização do Óculos de Realidade Virtual como Proposta Pedagógica para o Ensino Fundamental |
Autor(es): | SILVA, Thayna Vanessa Alves da |
Primeiro Orientador: | FREIRE, Andre Luiz da Silva |
Resumo: | Este artigo traz a discursão sobre a aplicabilidade dos óculos de realidade virtual para prática docentes que atuem no ensino fundamental, e também trazer como proposta pedagógica inovadora e tecnológica, através do desenvolvimento de um vídeo didático, como objeto educacional. Esta pesquisa buscou abordagem uma criação inovadora e interativa, mas também associar aos benefícios que a ferramenta proporciona e o mesma pode contribuir para o aprendizado dos estudantes, simultaneamente, considerar a realidade da escola pública, e seu atual cenário e assim como os desafios que os docentes encontram aos associar as ferramentas tecnológicas às suas metodologias, com isso o objetivo deste estudo foi destacar sobre possibilidade de utilização deste recurso, ou seja, o óculos de realidade virtual para alunos do ensino fundamental, tendo como método de pesquisa o estudo com base bibliográfica de natureza literária, trazendo como insumo de pesquisa, autores/teóricos que discutem a aplicação das tecnologias educativas, na prática, pedagógicas com foco no ensino fundamental, e também autores que trazem a realidade virtual como conceito inovador para o processo de ensino aprendizagem dos alunos. |
Abstract: | This article brings the discussion about the applicability of virtual reality glasses for teachers who work in elementary school, and also bring as innovative and technological pedagogical proposal, through the development of a didactic video, as an educational object. This research sought to approach an innovative and interactive creation, but also to associate the benefits that the tool provides and the same can contribute to the students' learning, simultaneously, to consider the reality of the public school, and its current scenario and also the challenges that teachers face when associating the technological tools to their methodologies, thus the goal of this study was to highlight the possibility of using this resource, that is, the virtual reality glasses for elementary school students, having as research method the study with bibliographical base of literary nature, bringing as research input, authors/theorists who discuss the application of educational technologies, in practice, pedagogical with focus on elementary school, and also authors who bring the virtual reality as an innovative concept for the teaching-learning process of students. |
Palavras-chave: | Aplicabilidade Realidade virtual - metodologia Inovação tecnológica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Pós-Graduação Informática na Educação |
Citação: | SILVA, Thayna Vanessa Alves da. Utilização do Óculos de Realidade Virtual como Proposta Pedagógica para o Ensino Fundamental. 2022. 20f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/723 |
Data do documento: | 14-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA (2022) - Utilização do Óculos de Realidade Virtual..pdf | 482,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons