Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/708
metadata.dc.type: Artigo Acadêmico
Title: Tecnologias educacionais no novo ensino médio: caminhos que contemplam habilidades e competências para a formação dos estudantes
Other Titles: Educational technologies in the new high school: pathways that contemplate skills and competences for the education of students
metadata.dc.creator: CARVALHO, Jeancarlo Pontes
metadata.dc.contributor.advisor1: RODRIGUES, Andrew Hemerson Galeno
metadata.dc.description.resumo: presente artigo descreve sobre o cenário do Novo Ensino Médio e o uso das tecnologias digitais para a formação dos estudantes atribuindo a esta prática, os valores de habilidades e competências atendendo as demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, o trabalho se deu a partir da necessidade de fazer uma reflexão da importância de analisarmos o cenário do Novo Ensino Médio em consonância com as tecnologias digitais nas práticas educacionais. O objetivo é apontar os caminhos teóricos de discussão para entender o que se propõe às novas demandas da educação brasileira, que diz respeito à necessidade educacional empregada pelo Novo Ensino Médio. Em virtude dessas mudanças, dentro dos ambientes escolares, a tecnologia vem sendo um dos principais fatores para a formação educacional do estudante. Para esse trabalho adotou-se o método de pesquisa qualitativo por meio de análises de coletas de informações e de análises bibliográficas produzidas sobre o tema em questão. A pesquisa se fez necessária em razão de que o uso de tecnologias educacionais em sala de aula apresenta como excelente estratégia de ensino que impulsionam os educadores a buscar novos conhecimentos.
Abstract: This article describes the scenario of the New High School and the use of digital technologies for the training of students, attributing to this practice, the values of skills and competences meeting the demands of the National Common Curricular Base (BNCC). Therefore, the work was based on the need to reflect on the importance of analyzing the New High School scenario in line with digital technologies in educational practices. The objective is to point out the theoretical paths of discussion to understand what is proposed to the new demands of Brazilian education, which concerns the educational need employed by the New High School. Due to these changes, within school environments, technology has been one of the main factors for the student's educational background. For this work, the qualitative research method was adopted through analysis of information collections and bibliographic analyzes produced on the subject in question. The research was necessary because the use of educational technologies in the classroom is an excellent teaching strategy that encourages educators to seek new knowledge.
Keywords: Tecnologia educacional - novo ensino médio
Tecnologia digital - formação profissional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.initials: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citation: CARVALHO, Jeancarlo Pontes. Tecnologias educacionais no novo ensino médio: caminhos que contemplam habilidades e competências para a formação dos estudantes. 2022. 14f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/708
Issue Date: 8-Dec-2022
Appears in Collections:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARVALHO (2022) - Tecnologias Educacionais no novo ensino médio.pdf180,82 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons