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Tipo: Artigo Acadêmico
Título: O uso do aplicativo jogo da memória silábica na aprendizagem de leitura para o aluno com deficiência intelectual
Autor(es): OLIVEIRA, Elaine dos Santos de
Primeiro Orientador: RODRIGUES, Andrew Hemerson Galeno
Resumo: O aluno deficiente intelectual é aquele que tem limitações significativas na aprendizagem e compreensão, sendo pela memória devido à falta de processamento de informações. Nesse ponto, a importância dos jogos para aprendizagem, não pode ser subestimada, pois, ajudam a melhorar as habilidades sociais das crianças. Também têm um impacto positivo como atenção e concentração. Diante disso, este artigo tem como objetivo apresentar um aplicativo educacional para auxiliar na leitura dos alunos com deficiência intelectual do ensino fundamental, para identificação das sílabas de determinadas figuras. Esta pesquisa adotou-se a metodologia biográfica experimental, com levantamento de dados a partir de compartilhamentos de estudos de vários autores e a partir do jogo da memória criado na plataforma MIT App Inventor para alunos com deficiência intelectual do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental I, por onde foi feito o teste de usabilidade do aplicativo. Obteve-se os resultados de conhecimentos relevantes que existem na literatura e mostrando o desempenho do aplicativo com pontos positivos e negativos.
Abstract: The intellectually disabled student is one who has significant limitations in learning and understanding, being by memory due to lack of information processing. At this point, the importance of games for learning, cannot be underestimated, because, they help improve children's social skills. They also have a positive impact as attention and concentration. In view of this, this paper aims to present an educational application to aid in the reading of students with intellectual disabilities in elementary school, to identify the syllables of certain figures. This research adopted the experimental biographical methodology, with data survey from sharing studies by several authors and from the memory game created in the MIT App Inventor platform for students with intellectual disabilities in the 1st and 2nd grades of elementary school I, through which the usability test of the application was done. It was obtained the results of relevant knowledge that exists in the literature and showing the performance of the application with positive and negative points.
Palavras-chave: jogo da memória
aprendizagem
leitura
deficiente intelectual
CNPq: CNPq: Ciências Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citação: OLIVEIRA, Elaine dos Santos de. O uso do aplicativo jogo da memória silábica na aprendizagem de leitura para o aluno com deficiência intelectual. 2022. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Informática na Educação) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/705
Data do documento: 8-Dez-2022
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