Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/692
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A etnomatemática e a agricultura familiar: a matemática presente na plantação de hortaliças |
Autor(es): | AMORIM, Carliane Afonso ALVES, Geane Corrêa |
Primeiro Orientador: | LIMA, Elma Daniela Bezerra |
Resumo: | O presente trabalho analisa a importância dos saberes matemáticos dos agricultores para a educação. Através da pesquisa buscou-se responder o seguinte questionamento: Quais os saberes matemáticos presentes na plantação de hortaliças? Por meio deste questionamento, o objetivo desta pesquisa foi analisar como os agricultores da Comunidade Quilombola do Curralinho, localizada no Amapá, fazem os cálculos durante sua prática laboral, optou-se em apresentar a maneira que eles trabalham, detalhando como eles fazem o plantio, colheita e venda de seus produtos na feira. Os sujeitos da pesquisa são pequenos agricultores residentes da Comunidade, que se encaixam dentro da agricultura familiar e que vendem seus produtos, em especial as hortaliças nas feiras de Macapá-AP. Para execução da pesquisa foi adotada a pesquisa de campo para relatar as informações observadas e respondidas pelos agricultores no local onde estão inseridos. De modo geral, o estudo mostrou que a matemática vai além das salas de aula, ela está presente no cotidiano dos diversos grupos sociais. Palavras-Chave: etnomatemática; agricultura; curralinho. |
Abstract: | The present work analyzes the importance of the farmers' mathematical knowledge for education. Through the research we seek to answer the following question: What are the mathematical knowledges present in vegetable planting? Through this questioning, the objective of this research was to analyze how the farmers of the Quilombola Community of Curralinho, located in Amapá, do the calculations during their work practice. The subjects of the research are small farmers who live in the community, who are part of the family farming and sell their products, especially vegetables, in the fairs of Macapá-AP. For the execution of the research was adopted the field research to report the information observed and answered by the farmers in the place where they are inserted. In general, the study showed that mathematics goes beyond the classroom, it is present in the daily lives of various social groups. Keywords: ethnomathematics; agriculture; curralinho. |
Palavras-chave: | etnomatemática agricultura curralinho |
CNPq: | CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Matemática |
Citação: | AMORIM, Carliane Afonso; ALVES, Geane Corrêa. A etnomatemática e a agricultura familiar: a matemática presente na plantação de hortaliças. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá. Macapá, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/692 |
Data do documento: | 9-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMORIM(2022); ALVES(2022) - A etnomatematica e a agricultura familiar.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons