Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/692
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Elma Daniela Bezerra | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1868826961009523 | pt_BR |
dc.creator | AMORIM, Carliane Afonso | - |
dc.creator | ALVES, Geane Corrêa | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-11T22:26:04Z | - |
dc.date.available | 2022-07-02 | - |
dc.date.available | 2022-11-11T22:26:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-09 | - |
dc.identifier.citation | AMORIM, Carliane Afonso; ALVES, Geane Corrêa. A etnomatemática e a agricultura familiar: a matemática presente na plantação de hortaliças. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá. Macapá, AP, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/692 | - |
dc.description.abstract | The present work analyzes the importance of the farmers' mathematical knowledge for education. Through the research we seek to answer the following question: What are the mathematical knowledges present in vegetable planting? Through this questioning, the objective of this research was to analyze how the farmers of the Quilombola Community of Curralinho, located in Amapá, do the calculations during their work practice. The subjects of the research are small farmers who live in the community, who are part of the family farming and sell their products, especially vegetables, in the fairs of Macapá-AP. For the execution of the research was adopted the field research to report the information observed and answered by the farmers in the place where they are inserted. In general, the study showed that mathematics goes beyond the classroom, it is present in the daily lives of various social groups. Keywords: ethnomathematics; agriculture; curralinho. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho analisa a importância dos saberes matemáticos dos agricultores para a educação. Através da pesquisa buscou-se responder o seguinte questionamento: Quais os saberes matemáticos presentes na plantação de hortaliças? Por meio deste questionamento, o objetivo desta pesquisa foi analisar como os agricultores da Comunidade Quilombola do Curralinho, localizada no Amapá, fazem os cálculos durante sua prática laboral, optou-se em apresentar a maneira que eles trabalham, detalhando como eles fazem o plantio, colheita e venda de seus produtos na feira. Os sujeitos da pesquisa são pequenos agricultores residentes da Comunidade, que se encaixam dentro da agricultura familiar e que vendem seus produtos, em especial as hortaliças nas feiras de Macapá-AP. Para execução da pesquisa foi adotada a pesquisa de campo para relatar as informações observadas e respondidas pelos agricultores no local onde estão inseridos. De modo geral, o estudo mostrou que a matemática vai além das salas de aula, ela está presente no cotidiano dos diversos grupos sociais. Palavras-Chave: etnomatemática; agricultura; curralinho. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Geane Corrêa Alves (gg.alves94@gmail.com) on 2022-07-02T21:22:33Z No. of bitstreams: 1 AMORIM (2022); ALVES (2022) - A ETNOMATEMÁTICA E A AGRICULTURA FAMILIAR.pdf: 2801043 bytes, checksum: 06149d22d42796993c0e91de7d20aa99 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Geane!! Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções de formatação do seu trabalho. Para a correção de Formatação do trabalho, você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações para formatar seu trabalho. Observe as seguintes situações: 1 - retirar destaques desnecessários com negrito, apenas o título do trabalho e os títulos das seções devem ser destacados com negrito. Subtítulo não se destaca; 2 - corrigir formatação na ficha catalográfica, pois a quarta linha está deslocada da terceira linha. Para que a formatação dela permaneça, deve ser feito o print dela e nunca usar o recurso Ctrl+C e Ctrl+V, pois ela acaba desformatando; 3 - corrigir formatação e alinhamento da epígrafe; 4 - corrigir formatação e alinhamento do Resumo e Abstract; 5 - corrigir formatação do Sumário; 6 - verificar se as margens do trabalho estão corretas, especialmente a margem superior; 7 - retirar os espaços entre os parágrafos. Esse espaço não existe. O que existe é o alinhamento entrelinhas que é de 1,5/ 8 - assim que corrigir a formatação do sumário, corrigir também a formatação das seções no corpo do texto; 9 - corrigir formatação das referências. Antes de fazer um novo depósito, por gentileza fazer uma revisão no trabalho, pois todas essas orientações estão no Guia de TCC. on 2022-07-04T13:53:21Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Geane Corrêa Alves (gg.alves94@gmail.com) on 2022-07-06T03:30:47Z No. of bitstreams: 1 AMORIM (2022); ALVES (2022) - A ETNOMATEMÁTICA E A AGRICULTURA FAMILIAR.pdf: 1716241 bytes, checksum: 1b1ece06ce47ccce12fb7f721078557d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Geane!! Verifique as seguintes situações em seu trabalho: 1 - A margem superior parece estar maior que 3 cm, assim como a margem inferior parece estar maior que 2 cm. Observe a partir da folha de rosto. Os elementos devem estar no limite das margens; 2 - o tamanho da fonte da sua dedicatória parece estar maior que 12; 3 - as palavras-chave e keywords não são destacados com negrito; 3 - se sua lista é de fotografia, então o nome da lista deve ser Lista de Fotografias; 4 - corrigir alinhamento das seções no seu sumário. Veja o modelo de sumário no Guia ou em trabalhos já depositados no repositório. Antes de depositar novamente, faça uma revisão em todo o texto. on 2022-07-06T14:28:25Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Geane Corrêa Alves (gg.alves94@gmail.com) on 2022-10-26T15:18:03Z No. of bitstreams: 1 AMORIM (2022); ALVES (2022) - A ETNOMATEMÁTICA E A AGRICULTURA FAMILIAR.pdf: 1716241 bytes, checksum: 1b1ece06ce47ccce12fb7f721078557d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezadas, No TCC: Correções: 1- Palavras-chaves, todas em caixa baixa, idem para keywords; 2- Sumário, seção 2, façam o alinhamento do restante do título, abaixo do início do título. Obs: Após as correções, façam novo depósito. on 2022-10-26T17:32:53Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Geane Corrêa Alves (gg.alves94@gmail.com) on 2022-10-26T20:14:04Z No. of bitstreams: 1 AMORIM (2022); ALVES (2022) - A ETNOMATEMÁTICA E A AGRICULTURA FAMILIAR.pdf: 1715398 bytes, checksum: 799bd11e89948fc57b8342fd86ee0087 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Geane e Carleane! Peço que você compareça à Biblioteca com seu trabalho em formato editável para orientações. Assim, poderemos agilizar seu depósito, pois as correções não estão sendo feitas. Horário da Biblioteca nesta quinta feita (27/10): 13 às 21 Horário da Biblioteca na segunda feira (31/10): 08 às 18 Aguardo você on 2022-10-27T14:38:57Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Geane Corrêa Alves (gg.alves94@gmail.com) on 2022-11-01T15:48:39Z No. of bitstreams: 1 AMORIM (2022); ALVES (2022) - A ETNOMATEMÁTICA E A AGRICULTURA FAMILIAR.pdf: 1599092 bytes, checksum: 8d97c1ccba11aadaf5f9c1711b2ecb78 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezadas, No TCC: 1- Referências, deve ser centralizada. Tem duas referências montadas: CARNEIRO, Maria José. Agricultores Familiares e Pluriatividade: tipologias e políticas. In: Mundo Rural e Tempo Presente. Rio de Janeiro: Mauad e Pronex, 1999. (aqui o que fica negritado é o segundo título depois de In: Mundo Rural e Tempo Presente.) D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 2.ed. Campinas: Papirus, 1997. 2- Todas as referências que iniciarem com a autoria D´AMBROSIO, U., colocar somente um traço _________________ , depois que fizer a primeira referência dessa autoria. 3- Aqui também estão montadas: GIL, A. C. Métodos e técnicas da pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008. 200 p. GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo: v.35, n.2, p. 57-63, abril 1995. (na segunda referência, o que fica em negrito é o título da revista: Revista de Administração de Empresas. Obs.1: utilizem o guia, há vários exemplos de referências a partir da folha 18 do guia de trabalhos acadêmicos, na plataforma do repositório, em "Documentos úteis". Obs.2: Após fazer as correções, fazer novo depósito. on 2022-11-01T18:39:38Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Geane Corrêa Alves (gg.alves94@gmail.com) on 2022-11-08T20:37:49Z No. of bitstreams: 1 AMORIM (2022); ALVES (2022) - A ETNOMATEMÁTICA E A AGRICULTURA FAMILIAR.pdf: 1551700 bytes, checksum: ebae47957169a2bdb9f70177188c55d3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Geane e Carliane! O trabalho de vocês precisa de poucos ajustes. Parece besteira, mas tentem corrigir para finalizarmos logo isso. 1 - As margens superior dos elementos pré-textuais está maior que 3 cm. Tente alinhar os elementos na margem superior. Verifica se não é algum espaço desnecessário no cabeçalho das folhas; 2 - retirar a lista de tabela, pois uma tabela apenas não caracteriza uma lista; 3 - corrigir algumas referências, conforme falamos presencialmente. Após essas correções submeta um novo depósito. on 2022-11-10T16:54:26Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Geane Corrêa Alves (gg.alves94@gmail.com) on 2022-11-11T16:43:19Z No. of bitstreams: 1 AMORIM(2022); ALVES(2022) - A etnomatematica e a agricultura familiar.pdf: 1704747 bytes, checksum: 1e783a097fb00096321e0ca642d53cfb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2022-11-11T22:26:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AMORIM(2022); ALVES(2022) - A etnomatematica e a agricultura familiar.pdf: 1704747 bytes, checksum: 1e783a097fb00096321e0ca642d53cfb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-11T22:26:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AMORIM(2022); ALVES(2022) - A etnomatematica e a agricultura familiar.pdf: 1704747 bytes, checksum: 1e783a097fb00096321e0ca642d53cfb (MD5) Previous issue date: 2022-06-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | agricultura | pt_BR |
dc.subject | curralinho | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA | pt_BR |
dc.title | A etnomatemática e a agricultura familiar: a matemática presente na plantação de hortaliças | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMORIM(2022); ALVES(2022) - A etnomatematica e a agricultura familiar.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons