Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/678
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Elma Daniela Bezerra | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1868826961009523 | pt_BR |
dc.creator | LUQUE, Juan Elias Pena | - |
dc.creator | MARTINS, Rogel Borges | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-06T13:30:37Z | - |
dc.date.available | 2022-10-06 | - |
dc.date.available | 2022-10-06T13:30:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-08 | - |
dc.identifier.citation | LUQUE, Juan Elias Pena; MARTINS, Rogel Borges. Livro didático adaptado em braille e com tecnologias assistivas em propostas de autonomia educacional. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/678 | - |
dc.description.abstract | Ensuring and promoting, on an equal basis, the exercise of the rights and fundamental freedoms of people with disabilities, aiming at their social inclusion and citizenship, is the objective of the Brazilian law for the inclusion of people with disabilities and which is the duty of the State, the family, the school community and society to ensure quality education at all levels and learning. The Course Completion Work consists of the search for an advance in the autonomy of students with disabilities in the classroom, especially in the disciplines of exact sciences, especially in codes, numbers and forms that are essential in mathematics classes, since students do not visionaries do not establish themselves in the educational world when excluded from accessibility that they find in the various barriers to their inclusion not only in the classroom but also in everyday life. For this reason, it was thought to develop a Didactic Material in Braille, with representations also in ink, aiming to expand the use that QR code assistive technologies are not yet being used, aiming at the importance in our project for the development of cognitive faculties in a way that faster, with the objective of improving their independence from the teaching of mathematics, whenever it is difficult to find didactic material adapted for the teaching of these students, and that according to Souza (2012) highlights the use of assistive technology as an important tool for a truly inclusive process. In the first moment, a transcription of a chapter of a mathematics book was carried out, being chosen the book of “Matemática e Realidade 9º ano”, by authors Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce and Antonio Machado, 6th edition, year 2009, because it is about of a work belonging to the National Textbook Program - PNLD, because it already has an edition transcribed in Braille and presents new grammatical rules for this writing system in mathematics teaching in Brazil, which favors the process of inclusion of students visually impaired. We hope that students with visual impairments become more autonomous in the learning process, contributing to inclusion in the school context. | pt_BR |
dc.description.resumo | Assegurar e promover em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania, é o objetivo da lei Brasileira de inclusão da pessoa com deficiência e que é dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade em todos seus níveis e aprendizado. O Trabalho de Conclusão de Curso consiste na busca de um avanço na autonomia dos discentes com deficiência na sala de aula em especial nas disciplinas das ciências exatas, principalmente nos códigos, números e formas que são essenciais nas aulas de matemática, visto que os alunos não videntes pouco se firmam no mundo educacional quando excluídos de acessibilidade que encontram nas diversas barreiras para sua inclusão não só na sala de aula como também no cotidiano. Por esta razão foi pensado em desenvolver um Material Didático em braille, com representações também em tinta, visando ampliar a utilização que ainda não está sendo empregado as tecnologias assistivas QR code, visando a importância em nosso projeto para o desenvolvimento das faculdades cognitivas de uma maneira mais rápido, com o objetivo de melhorar a sua independência frente ao ensino da matemática, toda vez que é difícil encontrar material didático adaptado para o ensino desses alunos, e que segundo Souza (2012) destaca o uso da tecnologia assistiva como uma importante ferramenta para um real processo inclusivo. No primeiro momento foi realizado a transcrição de um capítulo de um livro de matemática, sendo escolhido o livro de “Matemática e Realidade 9º ano”, dos autores Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce e Antonio Machado , 6ª edição, ano 2009, pois trata-se de uma obra pertencente ao Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, pelo fato do mesmo já possuir uma edição transcrita em Braille e apresentar novas regras gramaticais para este sistema de escrita no ensino de matemática no Brasil, o que favorece o processo de inclusão dos alunos deficientes visuais. Esperamos que alunos com deficiência visual, se tornem mais autônomos no processo de aprendizagem, corroborando para inclusão no contexto escolar. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by rogel martins (rogelmartins01@gmail.com) on 2022-08-26T12:36:03Z No. of bitstreams: 1 LUQUE; MARTINS (2022) - Livro didático adaptado.pdf: 1136206 bytes, checksum: 5db23c5b2f5cac258555bc81d2dab48b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Rogel! Para que seu depósito seja aceito, você deve observar duas situações: correções na descrição do autodepósito e correções de formatação do seu trabalho: Para a correção de descrição de autodepósito, você deve acrescentar o Resumo e o Abstract. Esses elementos são opcionais quando o trabalho não exige. No caso de TCC é obrigatório. Para a correção de Formatação do trabalho: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações para formatar seu trabalho. Observei as seguintes situações: 1 - corrigir o código cutter da ficha catalográfica. Acredito que você fez essa ficha de forma manual, pois o sistema se encarrega de emitir a ficha tudo certinho, quando os campos são preenchidos de forma correta. O correto é L966l; 2 - na folha de aprovação, o texto recuado deve ser o mesmo que está na folha de rosto; 3 - corrigir a formatação da folha de Resumo e Abstract. Veja o modelo no Guia, observando os espaços, alinhamento e pontuação das palavras-chave; 4 - corrigir a formatação da lista de figuras. Veja modelo no Guia; 5 - corrigir a formatação da lista de siglas; 6 - corrigir a formatação do sumário. Veja modelo no Guia, observando o alinhamento das seções; 7 - corrigir o inicio da paginação. Veja no Guia as orientações; 8 - aumentar a entrada dos parágrafos. Sugiro 1,5 cm; 9 - no corpo do texto, corrigir o alinhamento das seções. Elas ficam alinhadas na margem esquerda da página; 10 - deve-se dar sempre um espaço (uma linha) para separar as citações recuadas do texto, para que não fique unidas. Da mesma forma separar as seções de seus textos; 11 - corrigir a legenda da tabela, deve ter a mesma formatação das figuras; 12 - corrigir o alinhamento das referências. Veja no Guia. on 2022-08-26T17:40:33Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by rogel martins (rogelmartins01@gmail.com) on 2022-08-31T16:09:10Z No. of bitstreams: 1 Luque; Martins (2023) - Material didatico adaptado.pdf: 1236552 bytes, checksum: 73e0cb8d1141ed3ecefa0b62c570dea5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Rogel! Seu trabalho ainda precisa de correções. Veja: 1 - o texto recuado da folha de aprovação deve ser o mesmo texto que está na folha de rosto; 2 - alinhar a seção INTRODUÇÃO no limite da margem esquerda; 3 - alinhar as seções 3, 3.1 e 3.2 no limite da margem esquerda; Após essas correções, faça um novo depósito on 2022-09-15T17:19:43Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by rogel martins (rogelmartins01@gmail.com) on 2022-10-04T23:07:58Z No. of bitstreams: 1 LUQUE(2022); MARTINS(2022) - Livro didático adaptado.pdf: 1242521 bytes, checksum: 0af99331e9af71e214149617cdff3f95 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Rogel! Vocês não anexaram a ficha catalográfica no trabalho. Ela é obrigatória e deve ser posicionada no verso da folha de rosto. Para emiti-la, você deve acessar o link disponível no repositório. Leia as orientações no Tutorial de ficha catalográfica. on 2022-10-05T14:45:42Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by rogel martins (rogelmartins01@gmail.com) on 2022-10-05T18:28:27Z No. of bitstreams: 1 LUQUE(2022); MARTINS(2022) - Livro didático adaptado.pdf: 1231637 bytes, checksum: 5b73414c35d08605190fe7f52acf8d4b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-10-06T13:30:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LUQUE(2022); MARTINS(2022) - Livro didático adaptado.pdf: 1231637 bytes, checksum: 5b73414c35d08605190fe7f52acf8d4b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-10-06T13:30:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUQUE(2022); MARTINS(2022) - Livro didático adaptado.pdf: 1231637 bytes, checksum: 5b73414c35d08605190fe7f52acf8d4b (MD5) Previous issue date: 2022-06-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias assistivas | pt_BR |
dc.subject | Autonomia educacional | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.title | Livro didático adaptado em braille e com tecnologias assistivas em propostas de autonomia educacional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUQUE(2022); MARTINS(2022) - Livro didático adaptado.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons