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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/677
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Química ambiental e compostagem: compostagem orgânica como instrumento para a educação ambiental no ensino médio |
Autor(es): | SILVA, Ícaro Igor Costa |
Primeiro Orientador: | RIOS, Carla Alice Theodoro Batista |
Resumo: | O presente trabalho aborda a Química Ambiental e compostagem orgânica como uma ferramenta interdisciplinar para promover a Educação Ambiental nas escolas. Fundamentou-se em abordar uma proposta interdisciplinar para a inclusão da Educação Ambiental, de uma forma prática e problematizadora através de questões relacionadas ao cotidiano dos alunos, a fim de sensibilizá-los quantos aos problemas ambientais que estamos vivenciando atualmente. Problemas esses oriundos do descarte de resíduos sólidos orgânicos em locas inapropriados, e os alertando sobre o que este descarte de forma inadequada pode causar ao meio ambiente e quão prejudicial isso pode ser para a saúde humana. A pesquisa sucedeu-se através de uma abordagem quantitativa e qualitativa com resultados obtidos através da aplicação de questionários, a natureza da pesquisa foi baseada em pesquisa aplicada, uma vez que a proposta era levantar informações para a elaboração dos resultados específicos, quanto ao procedimento da pesquisa utilizou-se pesquisa-ação, o qual envolve tanto o pesquisador com pesquisados no desenvolvimento do objetivo da análise, no caso o lócus da pesquisa, para a pesquisa- ação proceder, iniciou-se a partir de levantamento das ideias através de documentos, trabalhos científicos, obras literárias e monografia com a finalidade de articular os meios nos quais a pesquisa sucedera. Com a aplicação da metodologia proposta, obteve-se um crescimento no rendimento dos alunos quanto ao potencial de compreensão do conteúdo específico aplicado, bem como a capacidade de relacionar as novas informações com outras já presentes em sua estrutura cognitiva. O resultado desse trabalho apresenta um crescimento positivo, ressaltando a necessidade de tornar a metodologia uma constante dentro do ensino para que se alcance resultados mais expressivos. |
Abstract: | The present work approaches Environmental Chemistry and organic composting as an interdisciplinary tool to promote Environmental Education in schools. It was based on approaching an interdisciplinary proposal for the inclusion of Environmental Education, in a practical and problematizing way through issues related to the students' daily lives, in order to sensitize them to the environmental problems we are currently experiencing. These problems arise from the disposal of organic solid waste in inappropriate places, and warning them about what this improper disposal can cause to the environment and how harmful this can be to human health. The research was carried out through a quantitative and qualitative approach with results obtained through the application of questionnaires, the nature of the research was based on applied research, since the proposal was to gather information for the elaboration of specific results, regarding the procedure of the research, action research was used, which involves both the researcher and the researched in the development of the objective of the analysis, in this case the locus of the research, for the action research to proceed, it started from the collection of ideas through documents, scientific works, literary works and monograph in order to articulate the means in which the research will take place. With the application of the proposed methodology, there was an increase in the students' performance in terms of the potential for understanding the specific content applied, as well as the ability to relate new information with others already present in their cognitive structure. The result of this work presents a positive growth, emphasizing the need to make the methodology a constant within the teaching in order to achieve more expressive results. |
Palavras-chave: | Química ambiental Compostagem orgânica Educação ambiental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA E QUÍMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Química |
Citação: | SILVA, Ícaro Igor Costa. Química ambiental e compostagem: compostagem orgânica como instrumento para a educação ambiental no ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá. Macapá, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/677 |
Data do documento: | 22-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Química |
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