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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/677
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | RIOS, Carla Alice Theodoro Batista | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1509539244856638 | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Ícaro Igor Costa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4696505374126879 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-05T15:08:39Z | - |
dc.date.available | 2022-09-06 | - |
dc.date.available | 2022-10-05T15:08:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ícaro Igor Costa. Química ambiental e compostagem: compostagem orgânica como instrumento para a educação ambiental no ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá. Macapá, AP, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/677 | - |
dc.description.abstract | The present work approaches Environmental Chemistry and organic composting as an interdisciplinary tool to promote Environmental Education in schools. It was based on approaching an interdisciplinary proposal for the inclusion of Environmental Education, in a practical and problematizing way through issues related to the students' daily lives, in order to sensitize them to the environmental problems we are currently experiencing. These problems arise from the disposal of organic solid waste in inappropriate places, and warning them about what this improper disposal can cause to the environment and how harmful this can be to human health. The research was carried out through a quantitative and qualitative approach with results obtained through the application of questionnaires, the nature of the research was based on applied research, since the proposal was to gather information for the elaboration of specific results, regarding the procedure of the research, action research was used, which involves both the researcher and the researched in the development of the objective of the analysis, in this case the locus of the research, for the action research to proceed, it started from the collection of ideas through documents, scientific works, literary works and monograph in order to articulate the means in which the research will take place. With the application of the proposed methodology, there was an increase in the students' performance in terms of the potential for understanding the specific content applied, as well as the ability to relate new information with others already present in their cognitive structure. The result of this work presents a positive growth, emphasizing the need to make the methodology a constant within the teaching in order to achieve more expressive results. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda a Química Ambiental e compostagem orgânica como uma ferramenta interdisciplinar para promover a Educação Ambiental nas escolas. Fundamentou-se em abordar uma proposta interdisciplinar para a inclusão da Educação Ambiental, de uma forma prática e problematizadora através de questões relacionadas ao cotidiano dos alunos, a fim de sensibilizá-los quantos aos problemas ambientais que estamos vivenciando atualmente. Problemas esses oriundos do descarte de resíduos sólidos orgânicos em locas inapropriados, e os alertando sobre o que este descarte de forma inadequada pode causar ao meio ambiente e quão prejudicial isso pode ser para a saúde humana. A pesquisa sucedeu-se através de uma abordagem quantitativa e qualitativa com resultados obtidos através da aplicação de questionários, a natureza da pesquisa foi baseada em pesquisa aplicada, uma vez que a proposta era levantar informações para a elaboração dos resultados específicos, quanto ao procedimento da pesquisa utilizou-se pesquisa-ação, o qual envolve tanto o pesquisador com pesquisados no desenvolvimento do objetivo da análise, no caso o lócus da pesquisa, para a pesquisa- ação proceder, iniciou-se a partir de levantamento das ideias através de documentos, trabalhos científicos, obras literárias e monografia com a finalidade de articular os meios nos quais a pesquisa sucedera. Com a aplicação da metodologia proposta, obteve-se um crescimento no rendimento dos alunos quanto ao potencial de compreensão do conteúdo específico aplicado, bem como a capacidade de relacionar as novas informações com outras já presentes em sua estrutura cognitiva. O resultado desse trabalho apresenta um crescimento positivo, ressaltando a necessidade de tornar a metodologia uma constante dentro do ensino para que se alcance resultados mais expressivos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ícaro Silva (igoricaro8@gmail.com) on 2022-09-06T21:56:06Z No. of bitstreams: 2 SILVA (2022) - QUÍMICA AMBIENTAL E COMPOSTAGEM.pdf: 1750030 bytes, checksum: 59dd4e642ab0dcbcafa56289872070ab (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Icaro! Para que seu depósito seja aceito, você deve observar duas situações: correções na descrição do autodepósito e correções de formatação do seu trabalho: Para a correção de descrição de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações, observando que todos os elementos devem estar em letras minúsculas, com exceção dos sobrenomes dos autores e orientador que devem ser redigidos em letras maiúsculas. Observei a seguinte situação: 1 - redigir as palavras chave com a primeira letra em maiúscula. Ex.: Química ambiental. Para a correção de Formatação do trabalho: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações para formatar seu trabalho. Observei as seguintes situação: 1 - apenas o título do trabalho (com exceção do subtítulo) e os títulos das seções devem estar destacado com negrito; 2 - corrigir o espaçamento do texto que deve ser de 1,5 entrelinhas ; 3 - corrigir as margens das páginas. Veja no Guia; 4 - o texto recuado que fica na folha de rosto e folha de aprovação deve estar no espaçamento simples. Veja no Guia; 5 - corrigir as seções secundárias, no corpo do texto. Elas devem estar com a mesma tipografia do Sumário; 6 - as seções principais devem começar em folhas distintas. Veja a seção 5; 7 - corrigir formatação das referencias. Observe a pontuação no Guia. Após essas correções, faça um novo depósito. on 2022-09-14T17:45:24Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Ícaro Silva (igoricaro8@gmail.com) on 2022-10-04T16:25:17Z No. of bitstreams: 2 SILVA (2022) - QUÍMICA AMBIENTAL E COMPOSTAGEM.pdf: 1912043 bytes, checksum: a407905abd7b9d087a20b9ed08da4ccd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Ícaro! Você precisa fazer as seguintes correções: 1 - as palavras-chave devem ser separadas por ponto e vírgula, assim como as Keywords; 2 - no sumário, corrigir as seções 3.1, 3.2 e 4.1, pois são com letras minúsculas; a seção 4.4 deve ser negritada; alguns indicadores numéricos estão sem negrito; 3 - no corpo do texto, corrigir as seções secundárias que são em letras minúsculas e negritadas. Da mesma tipografia que está no sumário, deve ser no corpo do texto; 4 - no corpo do texto, retirar o ponto que fica entre os indicadores numéricos e os títulos das seções; 5 - a legenda da figura 4 ficou sozinha na folha; Após essas correções, faça um novo depósito on 2022-10-04T18:51:05Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Ícaro Silva (igoricaro8@gmail.com) on 2022-10-04T21:44:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SILVA (2022) - QUÍMICA AMBIENTAL E COMPOSTAGEM.pdf: 1912109 bytes, checksum: 3c7b1b580066aa2cf9db282f7d3be8bd (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-10-05T15:08:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SILVA (2022) - QUÍMICA AMBIENTAL E COMPOSTAGEM.pdf: 1912109 bytes, checksum: 3c7b1b580066aa2cf9db282f7d3be8bd (MD5) Previous issue date: 2022-06-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química ambiental | pt_BR |
dc.subject | Compostagem orgânica | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA E QUÍMICA | pt_BR |
dc.title | Química ambiental e compostagem: compostagem orgânica como instrumento para a educação ambiental no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Química |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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