Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/677
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Química ambiental e compostagem: compostagem orgânica como instrumento para a educação ambiental no ensino médio
Autor(es): SILVA, Ícaro Igor Costa
Primeiro Orientador: RIOS, Carla Alice Theodoro Batista
Resumo: O presente trabalho aborda a Química Ambiental e compostagem orgânica como uma ferramenta interdisciplinar para promover a Educação Ambiental nas escolas. Fundamentou-se em abordar uma proposta interdisciplinar para a inclusão da Educação Ambiental, de uma forma prática e problematizadora através de questões relacionadas ao cotidiano dos alunos, a fim de sensibilizá-los quantos aos problemas ambientais que estamos vivenciando atualmente. Problemas esses oriundos do descarte de resíduos sólidos orgânicos em locas inapropriados, e os alertando sobre o que este descarte de forma inadequada pode causar ao meio ambiente e quão prejudicial isso pode ser para a saúde humana. A pesquisa sucedeu-se através de uma abordagem quantitativa e qualitativa com resultados obtidos através da aplicação de questionários, a natureza da pesquisa foi baseada em pesquisa aplicada, uma vez que a proposta era levantar informações para a elaboração dos resultados específicos, quanto ao procedimento da pesquisa utilizou-se pesquisa-ação, o qual envolve tanto o pesquisador com pesquisados no desenvolvimento do objetivo da análise, no caso o lócus da pesquisa, para a pesquisa- ação proceder, iniciou-se a partir de levantamento das ideias através de documentos, trabalhos científicos, obras literárias e monografia com a finalidade de articular os meios nos quais a pesquisa sucedera. Com a aplicação da metodologia proposta, obteve-se um crescimento no rendimento dos alunos quanto ao potencial de compreensão do conteúdo específico aplicado, bem como a capacidade de relacionar as novas informações com outras já presentes em sua estrutura cognitiva. O resultado desse trabalho apresenta um crescimento positivo, ressaltando a necessidade de tornar a metodologia uma constante dentro do ensino para que se alcance resultados mais expressivos.
Abstract: The present work approaches Environmental Chemistry and organic composting as an interdisciplinary tool to promote Environmental Education in schools. It was based on approaching an interdisciplinary proposal for the inclusion of Environmental Education, in a practical and problematizing way through issues related to the students' daily lives, in order to sensitize them to the environmental problems we are currently experiencing. These problems arise from the disposal of organic solid waste in inappropriate places, and warning them about what this improper disposal can cause to the environment and how harmful this can be to human health. The research was carried out through a quantitative and qualitative approach with results obtained through the application of questionnaires, the nature of the research was based on applied research, since the proposal was to gather information for the elaboration of specific results, regarding the procedure of the research, action research was used, which involves both the researcher and the researched in the development of the objective of the analysis, in this case the locus of the research, for the action research to proceed, it started from the collection of ideas through documents, scientific works, literary works and monograph in order to articulate the means in which the research will take place. With the application of the proposed methodology, there was an increase in the students' performance in terms of the potential for understanding the specific content applied, as well as the ability to relate new information with others already present in their cognitive structure. The result of this work presents a positive growth, emphasizing the need to make the methodology a constant within the teaching in order to achieve more expressive results.
Palavras-chave: Química ambiental
Compostagem orgânica
Educação ambiental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA E QUÍMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Química
Citação: SILVA, Ícaro Igor Costa. Química ambiental e compostagem: compostagem orgânica como instrumento para a educação ambiental no ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá. Macapá, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/677
Data do documento: 22-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA (2022) - QUÍMICA AMBIENTAL E COMPOSTAGEM.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons