Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/672
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Anime como possibilidade de ferramenta de apoio ao ensino de química: uma análise pautada na observação do anime Dr. Stone
Título(s) alternativo(s): Anime as a possible tool to support the teaching of chemistry: an analysis based on the observation of the anime Dr. Stone
Autor(es): ALMEIDA, Érica Araújo de
Primeiro Orientador: TATY, Salvador Rodrigues
Resumo: Tendo em vista a existência de metodologias, aliadas ao uso de recursos tecnológicos midiáticos, que podem ser desenvolvidas e aplicadas pelo professor para que a sala de aula seja um ambiente estimulador à aprendizagem do aluno, pesquisa-se sobre o anime como uma expectativa de recurso didático, a fim de apresentar o anime Dr. Stone como uma possibilidade de ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem de química. Para tanto, é necessário identificar, na literatura disponível, características metodológicas de ensino com vistas ao uso de mídias no processo de ensino e aprendizagem, pesquisar bibliografias com a utilização de animes na educação e analisar o anime Dr. Stone objetivando a identificação de abordagens químicas. Realiza-se, então, uma pesquisa de natureza básica estratégica, com abordagem qualitativa, com procedimentos bibliográficos e documentais, sob a ferramenta de análise do discurso. Diante disso, verifica-se que o anime em estudo apresenta recursos visuais sobre a ciência, traz abordagens sobre a química e a maioria dos episódios possuem enfoques químicos, o que impõe a constatação de que o anime Dr. Stone apresenta abordagens químicas e teor pedagógico suficientes para se utilizá-lo como ferramenta de apoio no ensino de química.
Abstract: Considering the existence of methodologies, allied to the use of technological media resources, which can be developed and applied by the teacher so that the classroom is a stimulating environment for student learning, anime is researched as an expectation of resource didactic in order to present the anime Dr. Stone as a possible tool to support the teaching and learning of chemistry. Therefore, it is necessary to identify, in the available literature, methodological characteristics of teaching with a view to the use of media in the teaching and learning process, research bibliographies with the use of anime in education and analyze the anime Dr. Stone aiming to identify chemical approaches. A research of a basic strategic nature is carried out, with a qualitative approach, with bibliographic and documentary procedures, under the discourse analysis tool. In view of this, it appears that the anime under study presents visual resources on science, brings approaches to chemistry and most episodes have chemical approaches, which imposes the finding that the anime Dr. Stone presents enough chemical approaches and pedagogical content to use it as a support tool in chemistry teaching.
Palavras-chave: Ensino de química
Anime - ferramenta de ensino
Metodologias ativas
Anime na educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Química
Citação: ALMEIDA, Érica Araújo de. Anime como possibilidade de ferramenta de apoio ao ensino de química: uma análise pautada na observação do anime Dr. Stone. 2022. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/672
Data do documento: 20-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALMEIDA (2022) - Anime como possibilidade.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons