Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/672
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Anime como possibilidade de ferramenta de apoio ao ensino de química: uma análise pautada na observação do anime Dr. Stone
Other Titles: Anime as a possible tool to support the teaching of chemistry: an analysis based on the observation of the anime Dr. Stone
metadata.dc.creator: ALMEIDA, Érica Araújo de
metadata.dc.contributor.advisor1: TATY, Salvador Rodrigues
metadata.dc.description.resumo: Tendo em vista a existência de metodologias, aliadas ao uso de recursos tecnológicos midiáticos, que podem ser desenvolvidas e aplicadas pelo professor para que a sala de aula seja um ambiente estimulador à aprendizagem do aluno, pesquisa-se sobre o anime como uma expectativa de recurso didático, a fim de apresentar o anime Dr. Stone como uma possibilidade de ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem de química. Para tanto, é necessário identificar, na literatura disponível, características metodológicas de ensino com vistas ao uso de mídias no processo de ensino e aprendizagem, pesquisar bibliografias com a utilização de animes na educação e analisar o anime Dr. Stone objetivando a identificação de abordagens químicas. Realiza-se, então, uma pesquisa de natureza básica estratégica, com abordagem qualitativa, com procedimentos bibliográficos e documentais, sob a ferramenta de análise do discurso. Diante disso, verifica-se que o anime em estudo apresenta recursos visuais sobre a ciência, traz abordagens sobre a química e a maioria dos episódios possuem enfoques químicos, o que impõe a constatação de que o anime Dr. Stone apresenta abordagens químicas e teor pedagógico suficientes para se utilizá-lo como ferramenta de apoio no ensino de química.
Abstract: Considering the existence of methodologies, allied to the use of technological media resources, which can be developed and applied by the teacher so that the classroom is a stimulating environment for student learning, anime is researched as an expectation of resource didactic in order to present the anime Dr. Stone as a possible tool to support the teaching and learning of chemistry. Therefore, it is necessary to identify, in the available literature, methodological characteristics of teaching with a view to the use of media in the teaching and learning process, research bibliographies with the use of anime in education and analyze the anime Dr. Stone aiming to identify chemical approaches. A research of a basic strategic nature is carried out, with a qualitative approach, with bibliographic and documentary procedures, under the discourse analysis tool. In view of this, it appears that the anime under study presents visual resources on science, brings approaches to chemistry and most episodes have chemical approaches, which imposes the finding that the anime Dr. Stone presents enough chemical approaches and pedagogical content to use it as a support tool in chemistry teaching.
Keywords: Ensino de química
Anime - ferramenta de ensino
Metodologias ativas
Anime na educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.initials: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Química
Citation: ALMEIDA, Érica Araújo de. Anime como possibilidade de ferramenta de apoio ao ensino de química: uma análise pautada na observação do anime Dr. Stone. 2022. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/672
Issue Date: 20-Jun-2022
Appears in Collections:TCCMCP - Licenciatura em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALMEIDA (2022) - Anime como possibilidade.pdf1,8 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons