Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/672
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1TATY, Salvador Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7782967694696024pt_BR
dc.creatorALMEIDA, Érica Araújo de-
dc.date.accessioned2022-09-29T14:39:57Z-
dc.date.available2022-09-29-
dc.date.available2022-09-29T14:39:57Z-
dc.date.issued2022-06-20-
dc.identifier.citationALMEIDA, Érica Araújo de. Anime como possibilidade de ferramenta de apoio ao ensino de química: uma análise pautada na observação do anime Dr. Stone. 2022. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/672-
dc.description.abstractConsidering the existence of methodologies, allied to the use of technological media resources, which can be developed and applied by the teacher so that the classroom is a stimulating environment for student learning, anime is researched as an expectation of resource didactic in order to present the anime Dr. Stone as a possible tool to support the teaching and learning of chemistry. Therefore, it is necessary to identify, in the available literature, methodological characteristics of teaching with a view to the use of media in the teaching and learning process, research bibliographies with the use of anime in education and analyze the anime Dr. Stone aiming to identify chemical approaches. A research of a basic strategic nature is carried out, with a qualitative approach, with bibliographic and documentary procedures, under the discourse analysis tool. In view of this, it appears that the anime under study presents visual resources on science, brings approaches to chemistry and most episodes have chemical approaches, which imposes the finding that the anime Dr. Stone presents enough chemical approaches and pedagogical content to use it as a support tool in chemistry teaching.pt_BR
dc.description.resumoTendo em vista a existência de metodologias, aliadas ao uso de recursos tecnológicos midiáticos, que podem ser desenvolvidas e aplicadas pelo professor para que a sala de aula seja um ambiente estimulador à aprendizagem do aluno, pesquisa-se sobre o anime como uma expectativa de recurso didático, a fim de apresentar o anime Dr. Stone como uma possibilidade de ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem de química. Para tanto, é necessário identificar, na literatura disponível, características metodológicas de ensino com vistas ao uso de mídias no processo de ensino e aprendizagem, pesquisar bibliografias com a utilização de animes na educação e analisar o anime Dr. Stone objetivando a identificação de abordagens químicas. Realiza-se, então, uma pesquisa de natureza básica estratégica, com abordagem qualitativa, com procedimentos bibliográficos e documentais, sob a ferramenta de análise do discurso. Diante disso, verifica-se que o anime em estudo apresenta recursos visuais sobre a ciência, traz abordagens sobre a química e a maioria dos episódios possuem enfoques químicos, o que impõe a constatação de que o anime Dr. Stone apresenta abordagens químicas e teor pedagógico suficientes para se utilizá-lo como ferramenta de apoio no ensino de química.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Érica Almeida (ericaaraujo2e@gmail.com) on 2022-09-21T21:46:36Z No. of bitstreams: 1 ALMEIDA (2022) - ANIME COMO POSSIBILIDADE DE FERRAMENTA.pdf: 1861430 bytes, checksum: dbbe285ac92c1c2111a7a6f2830d325f (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Erica! Você precisa fazer alguns ajustes de formatação em seu trabalho: 1 - na folha da dedicatória, subir mais um pouco com o texto, pois está no limite da margem; 2 - mesma orientação para o texto da Epígrafe; 3 - sugiro retirar a lista de gráfico, pois um gráfico não caracteriza uma lista; 4 - corrigir a formatação do sumário. Veja o modelo no Guia de Formatação, disponível na página do Repositório; 5 - verificar se as margens superior das páginas estão corretas, pois pra mim aparece que tem mais de 3 cm; 6 - corrigir a formatação da paginação, pois ela fica posicionada a 2 cm da margem superior. A letra da fonte deve ser a mesma do texto, porém no tamanho menor que o texto; 7 - faltou o indicador numérico das Considerações Finais, tanto no sumário como no texto. Após essas correções, faça um novo depósito. 7 - on 2022-09-22T17:56:51Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Érica Almeida (ericaaraujo2e@gmail.com) on 2022-09-23T20:34:20Z No. of bitstreams: 1 ALMEIDA (2022) - ANIME COMO POSSIBILIDADE DE FERRAMENTA.pdf: 1861430 bytes, checksum: dbbe285ac92c1c2111a7a6f2830d325f (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezada, No auto depósito: - PDF: sobrenome em caixa alta, seguido do ano entre parênteses, seguido das três primeiras palavras do título, EX: NUNES (2022) - A utilização de material concreto No TCC: - Agradecimentos, o texto é justificado; - Sumário, fazer alinhamento dos títulos das seções, a partir do maior indicativo numérico, veja exemplo no guia, folha 49. Ainda no sumário, 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS (INTRODUÇÃO) CONSIDERAÇÕES FINAIS (CONCLUSÃO), também deve ter uma indicação numérica no sumário. OBS.1: Guia de formatação de trabalhos acadêmicos, disponível no menu "Documentos úteis" na página do Repositório. OBS.2: Depois das correções, fazer novo deposito. on 2022-09-23T22:14:24Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Érica Almeida (ericaaraujo2e@gmail.com) on 2022-09-28T01:34:20Z No. of bitstreams: 1 ALMEIDA (2022) - Anime como possibilidade.pdf: 1861695 bytes, checksum: 78f711fc3fcb56c694c6863723169c7b (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Érica Almeida! Solicito alguns ajustes de formatação em seu trabalho: 1 - retirar a lista de gráficos, pois um gráfico apenas não caracteriza uma lista. Se quiser também pode retirar a lista de quadros, pois são apenas dois; 2 - corrigir a formatação da paginação: a posição da pagina é a 2 cm da margem superior, a letra da fonte da paginação é a mesma fonte do texto. Veja as orientações no Guia. Após essas correções, faça um novo depósito. on 2022-09-28T15:47:12Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Érica Almeida (ericaaraujo2e@gmail.com) on 2022-09-29T00:25:19Z No. of bitstreams: 1 ALMEIDA (2022) - Anime como possibilidade.pdf: 1843934 bytes, checksum: b114b33cd1b097d08f7b8037775e4171 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-09-29T14:39:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ALMEIDA (2022) - Anime como possibilidade.pdf: 1843934 bytes, checksum: b114b33cd1b097d08f7b8037775e4171 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-29T14:39:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALMEIDA (2022) - Anime como possibilidade.pdf: 1843934 bytes, checksum: b114b33cd1b097d08f7b8037775e4171 (MD5) Previous issue date: 2022-06-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectAnime - ferramenta de ensinopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectAnime na educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAnime como possibilidade de ferramenta de apoio ao ensino de química: uma análise pautada na observação do anime Dr. Stonept_BR
dc.title.alternativeAnime as a possible tool to support the teaching of chemistry: an analysis based on the observation of the anime Dr. Stonept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALMEIDA (2022) - Anime como possibilidade.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons