Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/660
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Práticas pedagógicas no contexto do atendimento educacional especializado
Autor(es): COSTA, Aureliana Patrícia de Matos da
Primeiro Orientador: SILVA, Fábio Colins da
Resumo: Este estudo tem como tema “Práticas Pedagógicas no contexto do atendimento Educacional Especializado”, a partir da constatação de que a inclusão escolar propõe a desigualdade de tratamento como forma de restituir umaigualdade que foi rompida por formas segregadoras de ensino especial e regular, uma inclusão que aproxime os alunos por suas singularidades e suas diferenças. o objetivo geral do estudo consiste em analisar que práticas pedagógicas são desenvolvidas pelo professor da Educação Especial no contexto do Atendimento Educacional Especializado com estudantesdos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos busca-se Compreender o processo de inclusão educacional a partir do Projeto Político Pedagógico da instituição de ensino investigada; conhecer a estrutura e a organização do Atendimento Educacional Especializado da instituição de ensino investigada; analisar as atividades, os materiais e os recursos didático-pedagógicos utilizados no Atendimento Educacional Especializado com os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental; identificar as práticas pedagógicas do professor da SRM que contribuem para o processo de inclusão escolar. A metodologia do estudo baseou-se na combinação de pesquisa bibliográfica e a investigação e campo com foco na abordagem qualitativa, ocorrida numa instituição escolar do município de Macapá. Após o estudo inferiu-se que se faz necessário um projeto de intervenção que vise capacitar não só os professores que trabalham com alunos com deficiência, mas todos os profissionais da educação, garantindo que essa qualificação esteja contemplada no projeto político pedagógico da escola alvo da pesquisa para a inclusão efetiva do aluno com necessidades especiais.
Abstract: This study has as its theme "Pedagogical Practices in the context of Specialized Educational service", from the observation that school inclusion proposes inequality of treatment as a way of restoring an equality that was broken by segregating forms of special and regular education, an inclusion that brings students together through their singularities and differences. the general objective of the study is to analyze which pedagogical practices are developed by the Special Education teacher in the context of Specialized Educational Assistance with students in the early years of Elementary School. As specific objectives, we seek to understand the process of educational inclusion from the Political Pedagogical Project of the investigated educational institution; to know the structure and organization of the Specialized Educational Service of the investigated educational institution; to analyze the activities, materials and didactic-pedagogical resources used in Specialized Educational Assistance with students in the early years of Elementary School; to identify the pedagogical practices of the SRM teacher that contribute to the school inclusion process. The study methodology was based on the combination of bibliographic research and investigation and field with a focus on the qualitative approach, which took place in a school institution in the municipality of Macapá. After the study, it was inferred that an intervention project is necessary that aims to train not only teachers who work with students with disabilities, but all education professionals, ensuring that this qualification is contemplated in the political pedagogical project of the target school of the research for the effective inclusion of students with special needs.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Práticas pedagógicas
Atendimento educacional
CNPq: CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Pedagogia - EAD
Citação: COSTA, Aureliana Patrícia de Matos da. Práticas pedagógicas no contexto do atendimento educacional especializado. 2022. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)- Instituto Federal do Amapá-IFAP, Macapá, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/660
Data do documento: 12-Jul-2022
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COSTA (2022) - Práticas Pedagógicas no Contexto.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons