Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/660
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Fábio Colins da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4404734777828009 | pt_BR |
dc.creator | COSTA, Aureliana Patrícia de Matos da | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-25T19:37:35Z | - |
dc.date.available | 2022-07-25 | - |
dc.date.available | 2022-07-25T19:37:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-12 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Aureliana Patrícia de Matos da. Práticas pedagógicas no contexto do atendimento educacional especializado. 2022. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)- Instituto Federal do Amapá-IFAP, Macapá, AP, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/660 | - |
dc.description.abstract | This study has as its theme "Pedagogical Practices in the context of Specialized Educational service", from the observation that school inclusion proposes inequality of treatment as a way of restoring an equality that was broken by segregating forms of special and regular education, an inclusion that brings students together through their singularities and differences. the general objective of the study is to analyze which pedagogical practices are developed by the Special Education teacher in the context of Specialized Educational Assistance with students in the early years of Elementary School. As specific objectives, we seek to understand the process of educational inclusion from the Political Pedagogical Project of the investigated educational institution; to know the structure and organization of the Specialized Educational Service of the investigated educational institution; to analyze the activities, materials and didactic-pedagogical resources used in Specialized Educational Assistance with students in the early years of Elementary School; to identify the pedagogical practices of the SRM teacher that contribute to the school inclusion process. The study methodology was based on the combination of bibliographic research and investigation and field with a focus on the qualitative approach, which took place in a school institution in the municipality of Macapá. After the study, it was inferred that an intervention project is necessary that aims to train not only teachers who work with students with disabilities, but all education professionals, ensuring that this qualification is contemplated in the political pedagogical project of the target school of the research for the effective inclusion of students with special needs. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem como tema “Práticas Pedagógicas no contexto do atendimento Educacional Especializado”, a partir da constatação de que a inclusão escolar propõe a desigualdade de tratamento como forma de restituir umaigualdade que foi rompida por formas segregadoras de ensino especial e regular, uma inclusão que aproxime os alunos por suas singularidades e suas diferenças. o objetivo geral do estudo consiste em analisar que práticas pedagógicas são desenvolvidas pelo professor da Educação Especial no contexto do Atendimento Educacional Especializado com estudantesdos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos busca-se Compreender o processo de inclusão educacional a partir do Projeto Político Pedagógico da instituição de ensino investigada; conhecer a estrutura e a organização do Atendimento Educacional Especializado da instituição de ensino investigada; analisar as atividades, os materiais e os recursos didático-pedagógicos utilizados no Atendimento Educacional Especializado com os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental; identificar as práticas pedagógicas do professor da SRM que contribuem para o processo de inclusão escolar. A metodologia do estudo baseou-se na combinação de pesquisa bibliográfica e a investigação e campo com foco na abordagem qualitativa, ocorrida numa instituição escolar do município de Macapá. Após o estudo inferiu-se que se faz necessário um projeto de intervenção que vise capacitar não só os professores que trabalham com alunos com deficiência, mas todos os profissionais da educação, garantindo que essa qualificação esteja contemplada no projeto político pedagógico da escola alvo da pesquisa para a inclusão efetiva do aluno com necessidades especiais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Aureliana Patricia de Matos da Costa (aureliapmc@gmail.com) on 2022-07-20T13:06:25Z No. of bitstreams: 1 DA COSTA (2022). Práticas pedagógicas no contexto.pdf: 1077804 bytes, checksum: d34d2c8d439ff2a989a6018a02208819 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Aureliana! Para que seu trabalho seja aceito, você deve fazer correções na descrição do seu depósito e na formatação de seu trabalho. Para isso, você deve acessar o Tutorial de autodepósito e Guia de formatação de TCC disponíveis em "Documentos úteis", na página do Repositório. Na descrição de autodepósito, você deve: 1 - corrigir o título, que deve ser em letras minúsculas; 2 - o seu sebrenome foi redigido incorretamente; 3 - os sobrenomes devem estar em letras maiúsculas. Veja o modelo no Tutorial. Para a formatação de seu TCC, você terá que ler o Guia e fazer as correções necessárias. Observe que apenas o título do trabalho e o os títulos das seções são destacados com negrito. Retire todos os outros negritos. 1 - corrigir o texto que fica na folha de rosto e folha de aprovação; 2 - corrigir a ficha catalográfica. Veja o tutorial para preencher os campos. A ficha está desformatada, o código cutter está incorreto, pois você colocou a preposição antes do último sobrenome. O correto é: Costa, Aureliana Patricia de Matos da; 3 - corrigir a ordem dos elementos da folha de aprovação; 4 - não confundir a folha de dedicatória com agradecimento. Existe a folha de agradecimentos para colocar mais pessoas; 5 - corrigir a formatação dos resumos e palavras-chave. Idem Abstract...; 6 - corrigir o Sumário. Ver modelo no Guia. Automaticamente, as seções no corpo do texto terão que ser corrigidas também; 7 - corrigir página das referências. Lembrando que é de responsabilidade do discente fazer as correções e deixar o trabalho no padrão exigido para ser aceito no Repositório. on 2022-07-21T14:12:03Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Aureliana Patricia de Matos da Costa (aureliapmc@gmail.com) on 2022-07-21T17:38:49Z No. of bitstreams: 1 COSTA (2022) - Práticas pedagógicas no contexto.pdf: 1081774 bytes, checksum: 583cdc4fb868f433f3fedaaad2f8edb0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Aureliada!!! Você precisa fazer as seguintes correções: 1 - na ficha catalográfica, a preposição "de" Matos deve estar minúscula e não maiúscula; 2 - você deve padronizar o nome de seu curso, pois na capa e na ficha catalográfica está Licenciatura em Pedagogia; nos textos da folga de rosto e folha de aprovação está Formação Pedagógica. Inclusive você depositou seu TCC na coleção de Lic. Pedagogia. Afinal, qual o curso????? 3 - a pagina da dedicatória não leva o título "DEDICATÓRIA". Veja modelo das folhas no Guia; 4 - corrigir o recuo do texto da epígrafe, pois é de 4 cm, já que é uma citação; 5 - retirar o negrito da "palavras-chave" e "keywords", pois não são destacados; 6 - a seção 3 deve começar em folha distinta. Todas as seções principais começam no inicio da folha. Veja na página 15. Observe que terá alteração de páginas no Sumário; 7 - a seção que deveria ser 4 está como 3. Terá que fazer correção no sumário e no corpo do texto. Inclusive esta seção deve começar em folha distinta também; 8 - ainda existem algumas referências que precisam de formatação. Veja os modelos no Guia. Quanto as referências de sites, observe que a forma que você coloca o acesso está errado. Faça uma revisão em todas usando o modelo do Guia. Antes de fazer um novo depósito, por gentileza fazer uma revisão em todo o arquivo para que o trabalho não volte mais para ajustes. on 2022-07-22T12:50:48Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Aureliana Patricia de Matos da Costa (aureliapmc@gmail.com) on 2022-07-23T21:12:27Z No. of bitstreams: 1 COSTA (2022) - Práticas pedagógicas no contexto..pdf: 1079435 bytes, checksum: 7a240a4b1ac8d6636bbe63f8adaece48 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Aureliana!! De acordo com o tutorial de autodepósito, você deve redigir os sobrenomes do autor e do orientador em letras maiúsculas. Com relação ao TCC, você deve corrigir no corpo do texto as seções 5 e 6. De acordo com seu sumário, a seção 5 RESULTADOS DA PESQUISA E DISCUSSÕES; e a seção 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS. on 2022-07-25T16:03:05Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Aureliana Patricia de Matos da Costa (aureliapmc@gmail.com) on 2022-07-25T17:04:13Z No. of bitstreams: 1 COSTA (2022) - Práticas Pedagógicas no Contexto.pdf: 1074470 bytes, checksum: b5a9ac757755f128a32ba1f56e02e12b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-07-25T19:37:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 COSTA (2022) - Práticas Pedagógicas no Contexto.pdf: 1074470 bytes, checksum: b5a9ac757755f128a32ba1f56e02e12b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-07-25T19:37:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 COSTA (2022) - Práticas Pedagógicas no Contexto.pdf: 1074470 bytes, checksum: b5a9ac757755f128a32ba1f56e02e12b (MD5) Previous issue date: 2022-07-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia - EAD | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Atendimento educacional | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas no contexto do atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
COSTA (2022) - Práticas Pedagógicas no Contexto.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons