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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A valorização cultural no ensino da matemática em uma escola quilombola no estado do Amapá
Autor(es): CARDOSO, Carlos Eduardo Tolosa
Primeiro Orientador: SILVA, Romaro Antônio
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MATTOS, José Roberto Linhares de
Resumo: Neste estudo, buscamos compreender sobre qual(ais) forma(s) podemos inserir a cultura no ensino de matemática levando em conta a realidade de uma comunidade quilombola no Macapá - AP, na perspectiva da lei 10.639/03, legislação que propõe a inserção da cultura afro-brasileiras apresentando sua história e práticas socioculturais no currículo escolar. Sendo assim, investigamos as práticas educacionais no que tange o ensino de matemática referentes às questões quilombolas além de identificar possíveis métodos que promovam à manutenção desta cultura. Como abordagem metodológica, a pesquisa de campo enquadrando-se como qualitativa optando-se por entrevistas com perguntas pré-formuladas para os membros da gestão escolar e do(s) docente(s) em matemática. Através dos resultados obtidos, descobrimos que a cultura quilombola é vivenciada de maneira ativa nesta região do Amapá além de pontua as dificuldades, por parte do(s) professor(es) de matemática, em relação a sua falta de conhecimento e suas metodologias utilizadas para buscar conhecer sobre estas práticas socioculturais e inseri-las em seu ensino, destacamos que este trabalho está fundamentado segundo as percepções de Ubiratan D’Ambrósio (2008), Silva e Mattos (2019). Esperamos que este trabalho possa contribuir com novas pesquisas na área, que reforce a necessidade de um ensino da matemática que valorize as realidades sócio-culturais e ao mesmo tempo, garanta a aplicabilidade da Lei 10.639/03. Em conclusão, a pesquisa identificou as práticas educacionais existente no espaço educacional investigado, bem como seus respectivos métodos para valorização da cultura quilombola por meio da matemática.
Abstract: In this study, we seek to understand about which way(s) we can insert culture into mathematics teaching taking into account the reality of a quilombola community in Macapá - AP, from the perspective of law 10.639/03, legislation that proposes the insertion of Afro-Brazilian culture presenting its history and sociocultural practices in the school curriculum. Thus, we investigate the educational practices regarding the teaching of mathematics related to quilombola issues and identify possible methods that promote the maintenance of this culture. As a methodological approach, the field research was qualitative, using interviews with pre-formulated questions for members of the school management and mathematics teachers. Through the results obtained, we found that the quilombola culture is experienced in an active way in this region of Amapá besides pointing out the difficulties, on the part of the mathematics teacher(s), in relation to their lack of knowledge and the methodologies used to seek to know about these sociocultural practices and insert them in their teaching, we highlight that this work is based according to the perceptions of Ubiratan D'Ambrósio (2008), Silva and Mattos (2019). We hope that this work can contribute to new research in the area, which reinforces the need for a mathematics teaching that values the socio-cultural realities and, at the same time, ensures the applicability of Law 10.639/03. In conclusion, the research identified the existing educational practices in the investigated educational space, as well as their respective methods for valuing the quilombola culture through mathematics.
Palavras-chave: Comunidades quilombolas
Etnomatemática
Valorização cultural
Educação matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Matemática
Citação: CARDOSO, Carlos Eduardo Tolosa. A valorização cultural no ensino da matemática em uma escola quilombola no estado do Amapá. 2022. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/655
Data do documento: 9-Jun-2022
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