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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/655
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | SILVA, Romaro Antônio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1204242293372513 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | MATTOS, José Roberto Linhares de | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1508772914490157 | pt_BR |
dc.creator | CARDOSO, Carlos Eduardo Tolosa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3954964256155712 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-07T12:35:12Z | - |
dc.date.available | 2022-07-07 | - |
dc.date.available | 2022-07-07T12:35:12Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-09 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Carlos Eduardo Tolosa. A valorização cultural no ensino da matemática em uma escola quilombola no estado do Amapá. 2022. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/655 | - |
dc.description.abstract | In this study, we seek to understand about which way(s) we can insert culture into mathematics teaching taking into account the reality of a quilombola community in Macapá - AP, from the perspective of law 10.639/03, legislation that proposes the insertion of Afro-Brazilian culture presenting its history and sociocultural practices in the school curriculum. Thus, we investigate the educational practices regarding the teaching of mathematics related to quilombola issues and identify possible methods that promote the maintenance of this culture. As a methodological approach, the field research was qualitative, using interviews with pre-formulated questions for members of the school management and mathematics teachers. Through the results obtained, we found that the quilombola culture is experienced in an active way in this region of Amapá besides pointing out the difficulties, on the part of the mathematics teacher(s), in relation to their lack of knowledge and the methodologies used to seek to know about these sociocultural practices and insert them in their teaching, we highlight that this work is based according to the perceptions of Ubiratan D'Ambrósio (2008), Silva and Mattos (2019). We hope that this work can contribute to new research in the area, which reinforces the need for a mathematics teaching that values the socio-cultural realities and, at the same time, ensures the applicability of Law 10.639/03. In conclusion, the research identified the existing educational practices in the investigated educational space, as well as their respective methods for valuing the quilombola culture through mathematics. | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste estudo, buscamos compreender sobre qual(ais) forma(s) podemos inserir a cultura no ensino de matemática levando em conta a realidade de uma comunidade quilombola no Macapá - AP, na perspectiva da lei 10.639/03, legislação que propõe a inserção da cultura afro-brasileiras apresentando sua história e práticas socioculturais no currículo escolar. Sendo assim, investigamos as práticas educacionais no que tange o ensino de matemática referentes às questões quilombolas além de identificar possíveis métodos que promovam à manutenção desta cultura. Como abordagem metodológica, a pesquisa de campo enquadrando-se como qualitativa optando-se por entrevistas com perguntas pré-formuladas para os membros da gestão escolar e do(s) docente(s) em matemática. Através dos resultados obtidos, descobrimos que a cultura quilombola é vivenciada de maneira ativa nesta região do Amapá além de pontua as dificuldades, por parte do(s) professor(es) de matemática, em relação a sua falta de conhecimento e suas metodologias utilizadas para buscar conhecer sobre estas práticas socioculturais e inseri-las em seu ensino, destacamos que este trabalho está fundamentado segundo as percepções de Ubiratan D’Ambrósio (2008), Silva e Mattos (2019). Esperamos que este trabalho possa contribuir com novas pesquisas na área, que reforce a necessidade de um ensino da matemática que valorize as realidades sócio-culturais e ao mesmo tempo, garanta a aplicabilidade da Lei 10.639/03. Em conclusão, a pesquisa identificou as práticas educacionais existente no espaço educacional investigado, bem como seus respectivos métodos para valorização da cultura quilombola por meio da matemática. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Carlos Eduardo Tolosa Cardoso (ducabjj@gmail.com) on 2022-07-03T02:53:33Z No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão de Curso - Carlos Eduardo.pdf: 910815 bytes, checksum: 41215fcd9a7fefb215821f32713c59be (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Carlos Eduardo Tolosa Cardoso!! Para que seu depósito seja aceito, você deve observar duas situações: correções na descrição do autodepósito e correções de formatação do seu trabalho: Para a correção de descrição de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações, observando que todos os elementos devem estar em letras minúsculas, com exceção dos sobrenomes dos autores e orientador que devem ser redigidos em letras maiúsculas. Observei as seguintes situações: 1 - o título deve ser redigido em letras minúsculas; 2 - os sobrenomes do autor e orientadores devem ser redigidos em letras maiúsculas; 3 - quando existem o resumo e abstract é obrigatório copiar e colar para seus campos. A situação opcional é quando esses elementos não existirem; 4 - em “Citar como”, você deve redigir a referência do seu trabalho, conforme a NBR 6023/2018. Veja o modelo de Referência de Trabalhos Acadêmicos no Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos; 5 - O arquivo do seu TCC deve ser renomeado de acordo com orientação no referido tutorial. Para a correção de Formatação do trabalho: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações para formatar seu trabalho. Observei as seguintes situações: 1 - o texto recuado na folha de rosto e folga de aprovação deve estar em espaçamento simples e no tamanho da fonte do texto. Esse texto não é exceção para tamanho de fonte, apenas de espaçamento; 2 - corrigir a formatação do texto e palavras-chave do Resumo e Abstract; 3 - verificar se as margens do trabalho estão corretas, especialmente a margem superior, pois parece maior que 3 cm; 4 - corrigir a formatação das citações recuadas; 5 - corrigir a fonte das seções terciárias no corpo do texto, além do espaço antes e depois dela; 6 - corrigir a formatação de algumas referências, algumas estão em letra maiúscula, as legislações estão destacadas erroneamente. Veja modelo no Guia; 7 - a folha 43 está em branco. Antes de fazer um novo depósito, por gentileza fazer uma revisão no trabalho, pois todas essas orientações estão todas no Guia de TCC. on 2022-07-04T14:16:08Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Carlos Eduardo Tolosa Cardoso (ducabjj@gmail.com) on 2022-07-05T18:08:24Z No. of bitstreams: 1 CARDOSO (2022) - A VALORIZAÇÃO CULTURAL NO ENSINO.pdf: 893075 bytes, checksum: 8fbbee50fc550893fd3c019e08d5ab98 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia!! Verifique no seu trabalho as seguintes situações: 1 - as palavras-chave do resumo e abstract são separadas por ponto e vírgula; 2 - a seção 3.2.1 ficou sozinha na página 24. Baixe a seção para a página 25 e observe se essa ação não alterará as outras páginas. Faça uma revisão em todo o texto antes de fazer o depósito on 2022-07-06T14:16:52Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Carlos Eduardo Tolosa Cardoso (ducabjj@gmail.com) on 2022-07-06T23:02:35Z No. of bitstreams: 1 CARDOSO (2022) - A valorização cultural no ensino.pdf: 892467 bytes, checksum: 5bf02a75e6771e519d2fbf83a4a094d6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-07-07T12:35:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CARDOSO (2022) - A valorização cultural no ensino.pdf: 892467 bytes, checksum: 5bf02a75e6771e519d2fbf83a4a094d6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-07-07T12:35:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARDOSO (2022) - A valorização cultural no ensino.pdf: 892467 bytes, checksum: 5bf02a75e6771e519d2fbf83a4a094d6 (MD5) Previous issue date: 2022-06-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Comunidades quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Valorização cultural | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | A valorização cultural no ensino da matemática em uma escola quilombola no estado do Amapá | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CARDOSO (2022) - A valorização cultural no ensino.pdf | 871,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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