Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/651
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1LIMA, Elma Daniela Bezerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1868826961009523pt_BR
dc.creatorCORREIA, Luciano Cardoso Souza-
dc.creatorSILVA, Mateus Cristiano Rodrigues da-
dc.date.accessioned2022-07-04T13:05:07Z-
dc.date.available2022-07-04-
dc.date.available2022-07-04T13:05:07Z-
dc.date.issued2022-06-08-
dc.identifier.citationCORREIA, Luciano Cardoso Souza; SILVA, Mateus Cristiano Rodrigues da. Ensino e aprendizagem de matemática financeira para os alunos da educação de jovens e adultos. 2022. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/651-
dc.description.abstractThe present work presents the possibility of teaching and learning the content of Financial Mathematics for students of Youth and Adult Education (EJA), through methodologies with the support of digital or physical tools, which facilitate the process of assimilation of the knowledge of the referred subject through Information and Communication Technologies (ICT), games, software and/or traditional teaching resources, as well as indicating teaching methodologies for this public addressed in public schools, contributing to the construction of knowledge and knowledge; also relate classroom learning to what is present in the daily lives of EJA students. The methodology used during the research was the bibliographic review method, based on documental, bibliographic research, internet sites, books, magazines, articles, and theses. To conclude, the work brings teaching proposals as a means of helping the student in the field of Mathematics and Finance, from definitions of Simple Interest, Compound Interest, and other contents that relate to the above-mentioned subject.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta a possibilidade de um ensino aprendizagem do conteúdo de Matemática Financeira para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), através de metodologias com subsídio de ferramentas digitais ou físicas, que facilitem o processo de assimilação do conhecimento do assunto mencionado por meio das tecnologias da informação e comunicação (TIC), jogos, softwares e/ou recursos do ensino tradicional, bem como indicar as metodologias de ensino para esse público abordadas nas escolas da rede pública, contribuindo para a construção de conhecimento e saberes; também relacionar o aprendizado em sala de aula ao que está presente no cotidiano dos alunos da EJA. A metodologia utilizada durante a pesquisa foi o método da revisão bibliográfica, tendo como base pesquisas documentais, bibliográficas, sites na internet, livros, revistas, artigos e teses. Por fim, o trabalho traz propostas de ensino como meios de ajudar o aluno no âmbito Matemático e no Financeiro, a partir de definições de Juros Simples, Juros Compostos e outros conteúdos que dizem respeito ao assunto supracitado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by LUCIANO CORREIA (lucianoade@gmail.com) on 2022-06-29T01:44:13Z No. of bitstreams: 2 CORREIA (2022); SILVA (2022) - Ensino e aprendizagem de matemática.pdf: 1286284 bytes, checksum: 95415722f05e0cb475e86ff7ce88d149 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia! Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer as correções de formatação do seu trabalho: 1 - retirar o destaque em negrito das Palavras-chave e Keyword; 2 - colocar as siglas em ordem alfabética; 3 - corrigir espaçamento do sumário. O espaçamento é o mesmo do texto, 1,5 entrelinhas. Está muito grande o espaço que passou para outra folha; 4 - corrigir o inicio da paginação a partir da Introdução. Você conta todas as folhas pré-textuais, com exceção da capa que não entra na contagem; 5 - não existe espaço entre os parágrafos. O texto tem espaçamento entrelinhas de 1,5. Corrija isso!; 6 - corrigir a formatação das seções 5.1 e 5.2. Elas são uma seções secundárias; 7 - corrigir suas referências, principalmente as que possuem link. Veja os modelos no Guia disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. 8 - antes de passar seu trabalho para PDF, observe se seu trabalho não está com espaços desnecessários. Percebi isso também. Após essas correções, fazer um novo depósito. on 2022-06-29T14:47:51Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by LUCIANO CORREIA (lucianoade@gmail.com) on 2022-07-01T03:26:39Z No. of bitstreams: 2 CORREIA(2022); SILVA(2022) - Ensino e aprendizagem de matemática.pdf: 1210048 bytes, checksum: b35ebb1455cca6aa643fa6db5c10cb15 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-07-04T13:05:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 CORREIA(2022); SILVA(2022) - Ensino e aprendizagem de matemática.pdf: 1210048 bytes, checksum: b35ebb1455cca6aa643fa6db5c10cb15 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-04T13:05:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 CORREIA(2022); SILVA(2022) - Ensino e aprendizagem de matemática.pdf: 1210048 bytes, checksum: b35ebb1455cca6aa643fa6db5c10cb15 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-06-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática financeira - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem de matemática financeira para os alunos da educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORREIA(2022); SILVA(2022) - Ensino e aprendizagem de matemática.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons