Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/649
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Material dourado construído a partir do caroço de açaí: possibilidades no ensino da geometria plana e espacial de alunos com deficiência visual |
Autor(es): | ATAÍDE, Antônio Cássio Soares SANTOS, Roque Leite Baía dos |
Primeiro Orientador: | OLIVEIRA, Carlos Alexandre Santana |
Resumo: | O presente trabalho tem por tema o material dourado construído a partir do caroço de açaí: possibilidades no ensino de geometria plana e espacial de alunos com deficiência visual. A geometria é um conteúdo que tem grande importância e tem aplicação em diversas situações do nosso dia a dia. O desenvolvimento do pensamento geométrico é um meio que ajuda o indivíduo a representar e interpretar o mundo em que vive. Este trabalho tem por objetivo, analisar o uso de material dourado no ensino de matemática de alunos com deficiência visual. A metodologia adotada versa uma pesquisa qualitativa e o recurso didático escolhido pelos autores refere-se à utilização do Material dourado confeccionado de caroço de açaí. Com o tempo a educação, consequentemente a pratica e didática docente foi passando por inúmeras reflexões e aperfeiçoamentos, os jogos matemáticos tem servido como um instrumento auxiliador nas mãos do professor para atrair e tornar as aulas mais participativas. Quanto a problemática, diante das limitações apresentadas pelos educandos, será que a ferramenta metodológica adotada, é eficiente para a construção do conhecimento geométrico desses alunos? Na busca por responder a essa pergunta, espera-se com esta pesquisa, propor um método de ensino e aprendizagem significativo, inclusivo e humanizado de matemática. Ao utilizar o recurso metodológico adaptado de caroço de açaí para trabalhar o tema de geometria com o público caracterizado pela deficiência visual, reduz a limitação dos discentes e amplia suas capacidades de aprendizado, dando condições para a inserção participativa e socialização. |
Abstract: | The present work has as its theme the golden material constructed from the açaí seed: possibilities in the teaching of plane and spatial geometry for students with visual impairments. Geometry is a content that is of great importance and has application in various situations of our daily lives. The development of geometric thinking is a means that helps the individual to represent and interpret the world in which he lives. This work aims to analyze the use of golden material in the teaching of mathematics to students with visual impairments. The methodology adopted is a qualitative research and the didactic resource chosen by the authors refers to the use of golden material made from açaí seed. Over time, education, consequently, teaching practice and didactics has undergone numerous reflections and improvements, mathematical games have served as an auxiliary instrument in the hands of the teacher to attract and make classes more participatory. As for the problem, given the limitations presented by the students, is the methodological tool adopted efficient for the construction of the geometric knowledge of these students? In the search to answer this question, it is expected with this research, to propose a method of teaching and learning that is meaningful, inclusive and humanized in mathematics. By using the methodological resource adapted from açaí seed to work the geometry theme with the public characterized by visual impairment, it reduces the limitation of students and expands their learning capabilities, providing conditions for participatory insertion and socialization. |
Palavras-chave: | Material dourado Deficiência visual. Geometria |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Matemática |
Citação: | ATAÍDE, Antônio Cássio Soares; SANTOS, Roque Leite Baía dos. Material dourado construído a partir do caroço de açaí: possibilidades no ensino da geometria plana e espacial de alunos com deficiência visual. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/649 |
Data do documento: | 6-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ataíde; Santos (2022) - Material dourado construido.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons