Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/649
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Carlos Alexandre Santana-
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-5742-7206pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9146863174918007pt_BR
dc.creatorATAÍDE, Antônio Cássio Soares-
dc.creatorSANTOS, Roque Leite Baía dos-
dc.date.accessioned2022-06-29T17:01:57Z-
dc.date.available2022-06-29-
dc.date.available2022-06-29T17:01:57Z-
dc.date.issued2022-06-06-
dc.identifier.citationATAÍDE, Antônio Cássio Soares; SANTOS, Roque Leite Baía dos. Material dourado construído a partir do caroço de açaí: possibilidades no ensino da geometria plana e espacial de alunos com deficiência visual. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/649-
dc.description.abstractThe present work has as its theme the golden material constructed from the açaí seed: possibilities in the teaching of plane and spatial geometry for students with visual impairments. Geometry is a content that is of great importance and has application in various situations of our daily lives. The development of geometric thinking is a means that helps the individual to represent and interpret the world in which he lives. This work aims to analyze the use of golden material in the teaching of mathematics to students with visual impairments. The methodology adopted is a qualitative research and the didactic resource chosen by the authors refers to the use of golden material made from açaí seed. Over time, education, consequently, teaching practice and didactics has undergone numerous reflections and improvements, mathematical games have served as an auxiliary instrument in the hands of the teacher to attract and make classes more participatory. As for the problem, given the limitations presented by the students, is the methodological tool adopted efficient for the construction of the geometric knowledge of these students? In the search to answer this question, it is expected with this research, to propose a method of teaching and learning that is meaningful, inclusive and humanized in mathematics. By using the methodological resource adapted from açaí seed to work the geometry theme with the public characterized by visual impairment, it reduces the limitation of students and expands their learning capabilities, providing conditions for participatory insertion and socialization.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por tema o material dourado construído a partir do caroço de açaí: possibilidades no ensino de geometria plana e espacial de alunos com deficiência visual. A geometria é um conteúdo que tem grande importância e tem aplicação em diversas situações do nosso dia a dia. O desenvolvimento do pensamento geométrico é um meio que ajuda o indivíduo a representar e interpretar o mundo em que vive. Este trabalho tem por objetivo, analisar o uso de material dourado no ensino de matemática de alunos com deficiência visual. A metodologia adotada versa uma pesquisa qualitativa e o recurso didático escolhido pelos autores refere-se à utilização do Material dourado confeccionado de caroço de açaí. Com o tempo a educação, consequentemente a pratica e didática docente foi passando por inúmeras reflexões e aperfeiçoamentos, os jogos matemáticos tem servido como um instrumento auxiliador nas mãos do professor para atrair e tornar as aulas mais participativas. Quanto a problemática, diante das limitações apresentadas pelos educandos, será que a ferramenta metodológica adotada, é eficiente para a construção do conhecimento geométrico desses alunos? Na busca por responder a essa pergunta, espera-se com esta pesquisa, propor um método de ensino e aprendizagem significativo, inclusivo e humanizado de matemática. Ao utilizar o recurso metodológico adaptado de caroço de açaí para trabalhar o tema de geometria com o público caracterizado pela deficiência visual, reduz a limitação dos discentes e amplia suas capacidades de aprendizado, dando condições para a inserção participativa e socialização.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Antonio Ataide (antoniocassioataide@gmail.com) on 2022-06-28T20:36:00Z No. of bitstreams: 1 TCC_C_ssio_e_Roque_Assinado.pdf: 1324710 bytes, checksum: f2f9e18e5d2b5aea3b2df4f8b7de1315 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-06-29T17:01:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_C_ssio_e_Roque_Assinado.pdf: 1324710 bytes, checksum: f2f9e18e5d2b5aea3b2df4f8b7de1315 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-29T17:01:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_C_ssio_e_Roque_Assinado.pdf: 1324710 bytes, checksum: f2f9e18e5d2b5aea3b2df4f8b7de1315 (MD5) Previous issue date: 2022-06-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMaterial douradopt_BR
dc.subjectDeficiência visual.pt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleMaterial dourado construído a partir do caroço de açaí: possibilidades no ensino da geometria plana e espacial de alunos com deficiência visualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ataíde; Santos (2022) - Material dourado construido.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons