Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/512
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A importância da educação ambiental no ensino fundamental infantil nas series iniciais |
Autor(es): | PINHEIRO, Geane Silva |
Primeiro Orientador: | CONCEIÇÃO, Marily Lima da |
Resumo: | Este trabalho vem mostra através da metodologia de revisão bibliográfica, a importância da inserção da matéria educação ambiental no ensino fundamental, A instituição escolar desempenha um papel significativo na formação do ser humano, sendo determinante no processo de ensino aprendizagem. Na educação fundamental faz-se necessário que seja enfatizada a sensibilização das crianças para com a natureza, destacando a diversidade dessa relação. De acordo com Hansen, (2017): É fundamental envolver as crianças em abordagens sobre o meio ambiente, com criatividade e sensibilidade, para que se percebam como elemento importante de transformação onde cada um é responsável e pode fazer a sua parte para que possamos viver num mundo melhor, mais saudável. É importante que os educandos tenham uma consciência ambiental de que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela degradação do meio ambiente é o homem. O papel da escola diante dessa realidade ambiental é fundamental, pois ela pode levar os discentes a refletirem sobre suas ações no meio ambiente, fazendo com que estes tenham uma mudança de postura e atitudes. Segundo Moreira e Costa, (2017): A educação ambiental no contexto da educação fundamental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando as crianças a analisar criticamente o princípio que tem levado à destruição inconsequente dos recursos naturais e de várias espécies. O educador, ao longo da vida escolar, tem grande importância na formação de cidadãos críticos e conscientes, aptos na conservação e preservação do meio ambiente. Os conteúdos ambientais oferecidos aos educandos devem respeitar a sua realidade, para que as crianças possam aprender sobre as práticas ambientais no seu dia a dia. |
Abstract: | This work shows through the bibliographic review methodology, the importance of the insertion of the environmental education subject in the infantile education, The school institution plays a significant role in the formation of the human being, being decisive in the teaching-learning process. In early childhood education, it is necessary to emphasize children's awareness of nature, highlighting the diversity of this relationship. According to Hansen, (2017): It is essential to involve children in approaches to the environment, with creativity and sensitivity, so that they perceive themselves as an important element of transformation where each one is responsible and can do their part so that we can live in a better, healthier world. It is important that students have an environmental awareness that natural resources are depleted and that the main responsible for the degradation of the environment is man. The role of the school in the face of this environmental reality is fundamental, as it can lead students to reflect on their actions in the environment, causing them to have a change in posture and attitudes. According to Moreira and Costa, (2017): Environmental education in the context of early childhood education should seek values that lead to harmonious coexistence with the environment and the other species that inhabit the planet, helping children to critically analyze the principle that has led to inconsequential destruction of natural resources and various species. The educator, throughout the school life, has great importance in the formation of critical and conscious citizens, apt in the conservation and preservation of the environment. The environmental content offered to students must respect their reality, so that children can learn about environmental practices in their daily lives. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Educação ambiental - ensino fundamental Meio ambiente - ensino |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD |
Citação: | PINHEIRO, Geane Silva. A importância da educação ambiental no ensino fundamental infantil nas series iniciais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Pedra Branca do Amapari, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/512 |
Data do documento: | 5-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | TCCPBA - Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PINHEIRO (2021) - A importância da educação.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons