Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/426
Tipo: | Artigo Acadêmico |
Título: | Ensino remoto emergencial e seus desafios pedagógicos e tecnológicos |
Título(s) alternativo(s): | Emergency remote teaching and its pedagogical and technological challenges |
Autor(es): | SANTOS, Taís dos Santos |
Primeiro Orientador: | BRITO NETO, Olavo Nylander |
Resumo: | A atual conjuntura social é marcada pelo pandemia mundial causada pela proliferação do novo coronavírus (Covid-19) nos levando a medidas recomendadas pela OMS de isolamento social em prol do combate de contaminação da população. Levando-nos a suspensão das aulas presenciais e originando uma nova dinâmica escolar de aulas remotas caracterizadas pela emergência de manter o ensino sem que sofresse muitas mudanças significativas. O objetivo desta pesquisa é de compreender e analisar como ocorreram essas mudanças educacionais para os professores ao atuarem nas aulas online e utilizarem as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC’s) diariamente. Este estudo baseou-se em uma abordagem qualitativa aplicada no Colégio Moderno - Centro de Ensino, Educação e Cultura na cidade de Macapá no estado do Amapá direcionando a resultados satisfatórios em função ao uso dos recursos tecnológicos no processo ensino/aprendizagem compreendendo a relevância deles para a nova exigência educacional do século XXI. |
Abstract: | The current social situation is marked by the worldwide pandemic caused by the proliferation of the new coronavirus (Covid-19) leading us to measures recommended by the WHO for social isolation in order to combat contamination of the population. Taking us to the suspension of face-to-face classes and giving rise to a new school dynamic of remote classes characterized by the emergence of maintaining teaching without undergoing many significant changes. The objective of this research is to understand and analyze how these educational changes occurred for teachers when working in online classes and using New Information and Communication Technologies (NTIC’s) daily. This study was based on a qualitative approach applied at Colégio Moderno - Teaching, Education and Culture Center in the city of Macapá in the state of Amapá, aiming at satisfactory results due to the use of technological resources in the teaching / learning process, understanding their relevance for the new educational requirement of the 21st century. |
Palavras-chave: | Ensino remoto - pandemia Aulas remotas - dificuldades e benefícios Ensino remoto - tecnologia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Pós-Graduação Informática na Educação |
Citação: | SANTOS, Taís dos Santos. Ensino remoto emergencial e seus desafios pedagógicos e tecnológicos. 2021. 15f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/426 |
Data do documento: | 16-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS(2021)Ensino remoto emergencial_Tais.pdf | 635,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons