Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/399
Tipo: Artigo Acadêmico
Título: Metodologias ativas de aprendizagem e tecnologias digitais no contexto da covid-19: um levantamento e análise com professores da rede pública de Macapá
Título(s) alternativo(s): Active methodologies of learning and digital technologies in the context of the covid-19: a survey and analysis with public school teachers in Macapá
Autor(es): GOMES, Jeondson Costa
Primeiro Orientador: DIAS, Klessis Lopes
Resumo: A metodologia pode ser entendida como o direcionamento ou caminho para solucionar problemas de forma que se utilize procedimentos e recursos para alcançar os resultados desejados. Em função disso, o presente estudo tem como principal objetivo realizar um levantamento e análise sobre o uso de metodologias ativas de aprendizagem, que se diferem por conceber o processo de ensino e aprendizagem no protagonismo do aluno; e a utilização de tecnologias digitais por professores da rede públicas de Macapá considerando a pandemia e o impacto na educação, para obter e gerar novas informações sobre as possibilidades de ocorrência desse movimento. Utilizou o método hipotético-dedutivo, abordagem qualitativa, classificação de pesquisa básica estratégica e fundamentação de pesquisa bibliográfica. O estudo entrevistou 40 professores e verificou as metodologias e ferramentas utilizadas por eles no ensino remoto, bem como os desafios e dificuldades provocados pela pandemia. O resultado mostrou que as metodologias ativas e as tecnologias digitais ganharam mais espaço e apreciação durante a pandemia, e a necessidade de aproximar esse movimento de mais professores.
Abstract: The methodology can be understood as the direction or path to solve problems in a way that uses procedures and resources to achieve the desired results. In light of this, the present study has as its main objective to conduct a survey and analysis on the use of active learning methodologies, which differ by conceiving the teaching and learning process in the student's protagonism; and the use of digital technologies by teachers of the public network of Macapá considering the pandemic and the impact on education, to obtain and generate new information about the possibilities of occurrence of this movement. It used the hypothetical-deductive method, qualitative approach, strategic basic research classification, and bibliographic research foundation. The study interviewed 40 teachers and verified the methodologies and tools used by them in remote teaching, as well as the challenges and difficulties caused by the pandemic. The result showed that active methodologies and digital technologies gained more space and appreciation during the pandemic, and the need to bring this movement closer to more teachers.
Palavras-chave: Metodologias ativas
Tecnologias digitais
Ensino remoto - pandemia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citação: GOMES, Jeondson Costa. Metodologias ativas de aprendizagem e tecnologias digitais no contexto da covid-19: um levantamento e análise com professores da rede pública de Macapá. 2021. 15f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/399
Data do documento: 14-Abr-2021
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GOMES (2021) - METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM.pdf428,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons