Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/398
Tipo: | Artigo Acadêmico |
Título: | Tecnologia assistiva com uso de aplicativo de comunicação e os avanços no ambiente escolar |
Título(s) alternativo(s): | Assitive technology with the use of a communication application and advances in the school environment |
Autor(es): | FRAZÃO JUNIOR, Estevam |
Primeiro Orientador: | LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | LIMA, Rosana do Socorro Campos |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar as tecnologias assistivas e suas potencialidades na educação especial e inclusiva, visando desenvolver métodos aplicáveis de seus recursos com alunos com necessidades específicas diante das barreiras que encontramos no percurso escolar, dar mobilidade e autonomia para favorecer a qualidade de vida dos alunos com dificuldades de mobilidade, acessibilidade e resolução de dificuldades funcionais, buscando autonomia, recursos e desempenhar a funções traçando metas para alcançar com o apoio destes recursos, promovendo discussões para tornar o aluno com necessidade específica mais crítico, consciente e responsável por seu percurso, cumprindo o seu papel na escola, sociedade e no meio familiar frente às barreiras de acessibilidade e mobilidade que por sua vez, pouco contribuem no desenvolvimento dos alunos com necessidades específicas. Diante o pressuposto, o uso do aplicativo de comunicação Hand Talk na interação do uso de língua de sinais otimizando o diálogo entre surdos e ouvintes. |
Abstract: | The purpose of this article is to present assistive technologies and their potentialities in special educational, and inclusive. Providing to develop applicable methods of their resources to students with specific needs diagnosed in the school environment, providing mobility and autonomy to facilitate the quality of life to students with these resolutions of functional difficulties and accessibility. The goals are to acquire the autonomy, resources and functions to be followed, reaching support with these resources, promoting discussions and preparing students with specific needs, to be more critical, aware, and responsible for their journey, fulfilling their role in school, society, and also in their family environment, in view of accessibility and mobility barriers, which do not contribute to the development of students with specific needs. Given the assumption, the use of the Hand Talk communication application in the use of sign language, optimizing the dialogue between deaf and listeners. |
Palavras-chave: | Tecnologia assistiva - política de inclusão Ambiente escolar - uso aplicativo Educação especial - inclusão |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Pós-Graduação Informática na Educação |
Citação: | FRAZÃO JUNIOR, Estevam. Tecnologia assistiva com uso de aplicativo de comunicação e os avanços no ambiente escolar. 2020. 8f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/398 |
Data do documento: | 21-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRAZÃO JUNIOR (2020) - Tecnologia Assistiva com uso de Aplicativo.pdf | 153,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons