Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo-
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2886-0702pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3281668032776122pt_BR
dc.contributor.advisor-co1LIMA, Rosana do Socorro Campos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8272632719926848pt_BR
dc.creatorFRAZÃO JUNIOR, Estevam-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4649062270811404pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-24T18:47:46Z-
dc.date.available2021-08-24-
dc.date.available2021-08-24T18:47:46Z-
dc.date.issued2020-02-21-
dc.identifier.citationFRAZÃO JUNIOR, Estevam. Tecnologia assistiva com uso de aplicativo de comunicação e os avanços no ambiente escolar. 2020. 8f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/398-
dc.description.abstractThe purpose of this article is to present assistive technologies and their potentialities in special educational, and inclusive. Providing to develop applicable methods of their resources to students with specific needs diagnosed in the school environment, providing mobility and autonomy to facilitate the quality of life to students with these resolutions of functional difficulties and accessibility. The goals are to acquire the autonomy, resources and functions to be followed, reaching support with these resources, promoting discussions and preparing students with specific needs, to be more critical, aware, and responsible for their journey, fulfilling their role in school, society, and also in their family environment, in view of accessibility and mobility barriers, which do not contribute to the development of students with specific needs. Given the assumption, the use of the Hand Talk communication application in the use of sign language, optimizing the dialogue between deaf and listeners.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo apresentar as tecnologias assistivas e suas potencialidades na educação especial e inclusiva, visando desenvolver métodos aplicáveis de seus recursos com alunos com necessidades específicas diante das barreiras que encontramos no percurso escolar, dar mobilidade e autonomia para favorecer a qualidade de vida dos alunos com dificuldades de mobilidade, acessibilidade e resolução de dificuldades funcionais, buscando autonomia, recursos e desempenhar a funções traçando metas para alcançar com o apoio destes recursos, promovendo discussões para tornar o aluno com necessidade específica mais crítico, consciente e responsável por seu percurso, cumprindo o seu papel na escola, sociedade e no meio familiar frente às barreiras de acessibilidade e mobilidade que por sua vez, pouco contribuem no desenvolvimento dos alunos com necessidades específicas. Diante o pressuposto, o uso do aplicativo de comunicação Hand Talk na interação do uso de língua de sinais otimizando o diálogo entre surdos e ouvintes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-08-24T18:47:26Z No. of bitstreams: 2 FRAZÃO JUNIOR (2020) - Tecnologia Assistiva com uso de Aplicativo.pdf: 157410 bytes, checksum: d0ac51e5a60119f070b32cb65a27826c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-08-24T18:47:46Z (GMT) No. of bitstreams: 2 FRAZÃO JUNIOR (2020) - Tecnologia Assistiva com uso de Aplicativo.pdf: 157410 bytes, checksum: d0ac51e5a60119f070b32cb65a27826c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-24T18:47:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 FRAZÃO JUNIOR (2020) - Tecnologia Assistiva com uso de Aplicativo.pdf: 157410 bytes, checksum: d0ac51e5a60119f070b32cb65a27826c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2020-02-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Informática na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia assistiva - política de inclusãopt_BR
dc.subjectAmbiente escolar - uso aplicativopt_BR
dc.subjectEducação especial - inclusãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleTecnologia assistiva com uso de aplicativo de comunicação e os avanços no ambiente escolarpt_BR
dc.title.alternativeAssitive technology with the use of a communication application and advances in the school environmentpt_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRAZÃO JUNIOR (2020) - Tecnologia Assistiva com uso de Aplicativo.pdf153,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons