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Tipo: Artigo Acadêmico
Título: Os desafios frente ao atendimento educacional especializado remoto para alunos com surdez em tempo de pandemia no centro Raimundo Nonato Dias Rodrigues
Título(s) alternativo(s): The challenges front to remote specialized educational service for students with deafness in pandemic time at the Raimundo Nonato Dias Rodrigues center
Autor(es): SANTOS, Rosana Souza dos
Primeiro Orientador: LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo
Resumo: Desde que as escolas adotaram aulas por meio remoto como medida de enfrentamento ao COVID-19, que mudanças aconteceram no meio educacional, uma delas foi a prática de educadores que atendem alunos com surdez, pelo fato desse novo método de ensino requerer de atuações necessárias para sua efetivação, com vista à essas execuções é que o objetivo desse trabalho é de analisar de que forma acontece no contexto da pandemia o atendimento educacional especializado remoto para alunos com surdez do centro Raimundo Nonato Dias Rodrigues. O presente artigo foi desenvolvido primeiramente a partir de pesquisa bibliográfica entre 08/20 a 12/20, valendo-se de fontes como: livros, artigos, revistas, sites e outros que discutem a temática, onde, dentre fontes e autores, destacam-se: brasil (2010; 2014), lei 13.146/2015, lei 10.436/02, libâneo (1991), ldb (9394/96), gatti (2015), skliar (1997), pinto (2004), almeida (2000; 2007), entre outros, o trabalho tem uma abordagem qualitativa e foi desenvolvido através de aplicação de questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados obtidos apontam que o ensino remoto impede o docente de executar de maneira precisa a avaliação do aluno em processos escolares.
Abstract: Since the schools adopted classes by remote means as a measure of coping with COVID-19, which changes happened in the educational environment, one of them was the practice of educators who attend students with deafness, because this new teaching method requires necessary actions for its effectiveness, with a view to these executions, the objective of this work is to analyze how remote specialized educational assistance for students with deafness at the Raimundo Nonato Dias Rodrigues center takes place in the context of the pandemic. This article was developed primarily from bibliographic research between 8/20 to 12/20, using sources such as: books, articles, magazines, websites and others that discuss the theme, where, among sources and authors, they stand out se: brasil (2010; 2014), lei 13.146 / 2015, lei 10.436 / 02, libâneo (1991), ldb (9394/96), gatti (2015), skliar (1997), pinto (2004), almeida (2000; 2007), among others, the work has a qualitative approach and was developed through the application of a questionnaire with open and closed questions. The results obtained show that remote education prevents the teacher from accurately executing the student's assessment in school processes.
Palavras-chave: Ensino remoto - pandemia
Deficiência auditiva
Deficiente auditiva
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citação: SANTOS, Rosana Souza dos. Os desafios frente ao atendimento educacional especializado remoto para alunos com surdez em tempo de pandemia no centro Raimundo Nonato Dias Rodrigues. 2021. 12f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/397
Data do documento: 16-Abr-2021
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