Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/266
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uma forma de somar que faz toda a diferença |
Autor(es): | SILVA, Antonio Jovino Santos da |
Primeiro Orientador: | SILVA , Romaro Antonio |
Resumo: | A compreensão e domínio das quatro operações básicas da matemática são essenciais para a alfabetização matemática do aluno e formam a base de tudo que norteia essa ciência. Sendo assim, realizou-se uma análise sistemática para compreender como se dá a abordagem e quais métodos de ensino do conteúdo e do algoritmo da subtração são apresentados em três livros didáticos do 4º ano do ensino fundamental I, aprovados pelo PNLD de 2019. Na qual verificou-se uma abordagem satisfatória do conteúdo de subtração em dois dos três livros analisados, no entanto, a abordagem especificamente das subtrações com reservas não foi considerada satisfatória, pois ao longo das unidades são apresentadas poucas alternativas para que o aluno possa compreender e fixar o aprendizado do algoritmo. Portanto, elaborou-se uma proposta didática que consiste em apresentar um algoritmo alternativo para realização de subtrações e preencher lacunas conceituais de operações subtrativas, bem como, causar reflexões sobre as práticas pedagógicas dos professores. |
Abstract: | The understanding and mastery of the four basic operations of mathematics are essential for the mathematical literacy of the student and form the basis of everything that guides this science. Therefore, a systematic analysis was carried out to understand how the approach is given and which methods of teaching the content and algorithm of the subtraction are presented in three textbooks of the 4º year of elementary education, approved by the PNLD of 2019. In which there was a satisfactory approach to the subtraction content in two of the three books analyzed, however, the approach specifically of the reserved subtractions was not considered satisfactory, as few alternatives are presented throughout the units so that the student can understand and fix the learning of the algorithm. Therefore, a didactic proposal has been developed that consists of presenting an alternative algorithm for performing subtractions and filling in conceptual gaps of subtractive operations, as well as causing reflections on teacher pedagogical practices. |
Palavras-chave: | Subtração - ensino Algoritmo Matemática básica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Matemática |
Citação: | SILVA, Antonio Jovino Santos da. Uma forma de somar que faz toda a diferença. 2020. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/266 |
Data do documento: | 23-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA (2020) - Uma forma de somar que faz toda a diferença.pdf | 3,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons