Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/266
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma forma de somar que faz toda a diferença
Autor(es): SILVA, Antonio Jovino Santos da
Primeiro Orientador: SILVA , Romaro Antonio
Resumo: A compreensão e domínio das quatro operações básicas da matemática são essenciais para a alfabetização matemática do aluno e formam a base de tudo que norteia essa ciência. Sendo assim, realizou-se uma análise sistemática para compreender como se dá a abordagem e quais métodos de ensino do conteúdo e do algoritmo da subtração são apresentados em três livros didáticos do 4º ano do ensino fundamental I, aprovados pelo PNLD de 2019. Na qual verificou-se uma abordagem satisfatória do conteúdo de subtração em dois dos três livros analisados, no entanto, a abordagem especificamente das subtrações com reservas não foi considerada satisfatória, pois ao longo das unidades são apresentadas poucas alternativas para que o aluno possa compreender e fixar o aprendizado do algoritmo. Portanto, elaborou-se uma proposta didática que consiste em apresentar um algoritmo alternativo para realização de subtrações e preencher lacunas conceituais de operações subtrativas, bem como, causar reflexões sobre as práticas pedagógicas dos professores.
Abstract: The understanding and mastery of the four basic operations of mathematics are essential for the mathematical literacy of the student and form the basis of everything that guides this science. Therefore, a systematic analysis was carried out to understand how the approach is given and which methods of teaching the content and algorithm of the subtraction are presented in three textbooks of the 4º year of elementary education, approved by the PNLD of 2019. In which there was a satisfactory approach to the subtraction content in two of the three books analyzed, however, the approach specifically of the reserved subtractions was not considered satisfactory, as few alternatives are presented throughout the units so that the student can understand and fix the learning of the algorithm. Therefore, a didactic proposal has been developed that consists of presenting an alternative algorithm for performing subtractions and filling in conceptual gaps of subtractive operations, as well as causing reflections on teacher pedagogical practices.
Palavras-chave: Subtração - ensino
Algoritmo
Matemática básica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Matemática
Citação: SILVA, Antonio Jovino Santos da. Uma forma de somar que faz toda a diferença. 2020. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/266
Data do documento: 23-Nov-2020
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA (2020) - Uma forma de somar que faz toda a diferença.pdf3,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons