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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Criptodática: criptografia como uma proposta didática para o estudo de funções afins e suas inversas
Autor(es): RODRIGUES, Luciana dos Santos
MONTEIRO, Salomão Lima
Primeiro Orientador: FERREIRA, André Luiz dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: GURJÃO, Eonay Barbosa
Resumo: O presente trabalho envolve uma proposta de associar o tema Criptografia ao conteúdo de Funções, mais especificamente função Afim e sua Inversa, na qual, é apresentado o CriptoDática, um Software aplicativo desenvolvido pelos autores, que busca auxiliar nessa associação de forma mais prática e didática. A criptografia atualmente é uma essencial ferramenta no estudo de sistemas de construção de algoritmos matemáticos, ao ter fundamentos matemáticos, a criptografia baseia-se em princípios e técnicas ao codificar e decodificar mensagens que compreende um processo de fazer e desfazer algo, o que é similar ao princípio da função inversa. Associar o ensino de funções à criptografia é uma forma de informar ao discente de que tudo aquilo que ele estudou até então, por mais básico que seja, é aplicável e útil. Para a produção dos dados desta pesquisa, primeiro houve a apresentação do CriptoDádita, por meio de um vídeo tutorial, juntamente com a proposta didática, posteriormente, os pesquisados foram convidados a responder um questionário através de uma plataforma digital online, Google forms, organizada em treze questões e dividida por dois eixos, o primeiro eixo é sobre o perfil dos professores, o segundo eixo é sobre a avaliação feita do aplicativo CriptoDática, através da experiencia e seu fazer pedagógico para uma a análise que converge para um conhecimento necessário em relação a compreensão dessa ferramenta proposta. Como um resultado, a proposta da ferramenta CriptoDática apresentou ser aceitável, visto que os professores pesquisados consideraram útil, uma vez que a utilização do CripitoDática, bem como, com as devidas adaptações e correções futuras, possa potencializar a associação do estudo da criptografia com funções afins e suas inversas. E futuramente como extensões deste trabalho, podem ser realizadas pesquisas de campo em sala de aula para que alunos e professores avaliem a utilização deste objeto de aprendizagem nas atividades de ensino-aprendizagem, bem como, podem ser elaboradas novas versões e outros objetos de aprendizagem com novos temas voltados a criptografia para atingir novos públicos.
Abstract: The present work involves a proposal of associating the Cryptography theme to the Content of Functions, more specifically the Like function and its Inverse, in which CriptoDática is presented, an application Software developed by the authors, which seeks to assist in this association in a more practical and didactic way. Cryptography is currently an essential tool in the study of systems for building mathematical algorithms, having mathematical foundations, cryptography is based on principles and techniques when encoding and decoding messages that comprise a process of doing and undoing something, which is similar to the principle of the inverse function. Associating the teaching of functions with cryptography is a way to inform the student that everything he has studied so far, however basic, is applicable and useful. To produce the data of this survey, first there was the presentation of CriptoDática through a video tutorial along with the didactic proposal, later, the respondents were invited to answer a questionnaire through an online digital platform, Google forms, organized in thirteen questions and divided by two axes, the first axis is about the profile of teachers, the second axis is about the evaluation made of the CriptoDática application, through the experience and its pedagogical making for an analysis that converges to a necessary knowledge in relation to understanding this proposed tool. As a result, the CriptoDática tool proposal was acceptable, since the surveyed teachers considered it useful, since the use of CriptoDática, as well as, with the necessary adaptations and corrections in the future, could potentialize the association of the cryptology study with related functions and its inverse. And in the future, as extensions of this work, field research can be carried out in the classroom for students and teachers to evaluate the use of this learning object in teaching-learning activities, as well as new versions and other learning objects with new themes focused on cryptography to reach new audiences.
Palavras-chave: Criptodática
Criptografia
Função afim
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Matemática
Citação: RODRIGUES, Luciana dos Santos; MONTEIRO, Salomão Lima. Criptodática: criptografia como uma proposta didática para o estudo de funções afins e suas inversas. 2020. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/265
Data do documento: 17-Dez-2020
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