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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1217
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ensino de língua inglesa no curso técnico em edificações do Ifap: pelas lentes da Base Nacional Comum Curricular |
Título(s) alternativo(s): | English language teaching in the Ifap Building technical course: through the lens of the National Common Curriculum Base |
Autor(es): | OLIVEIRA, Eliezio Maciel de |
Primeiro Orientador: | PEREIRA, Aldina Tatiana Silva |
Resumo: | No contexto globalizado de hoje, a língua inglesa desempenha um papel vital na vida social, significativamente influenciada pelos avanços da tecnologia e da globalização. Apesar dos debates em curso nos campos teóricos sobre a utilidade dos repertórios linguísticos dos indivíduos para a comunicação empresarial e na política, economia e cultura. Este estudo é orientado pela questão de pesquisa: Como as habilidades e competências da Língua Inglesa, previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são contempladas no currículo do curso de Edificações do IFAP? O objetivo geral é investigar o ensino de língua inglesa no currículo do curso técnico em Edificações do IFAP pela perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia empregada inclui pesquisa com abordagem qualitativa, incorporando estudo de caso e análise documental. A análise de conteúdo temática de Bardin foi selecionada como técnica analítica. Os resultados sugerem que o ensino de inglês nesse quadro globalizado merece atenção às diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular, refletindo uma natureza desterritorializada: o inglês como língua franca. |
Abstract: | In today's globalized context, the English language plays a vital role in social life, significantly influenced by advancements in technology and globalization. Despite ongoing debates within theoretical fields regarding the utility of individuals' linguistic repertoires for business communication in politics, economics, and culture, this study is guided by a central research question: how are the skills and competencies in the English language, as outlined in the National Common Curricular Base (BNCC), integrated into the curriculum of the Buildings course at IFAP? The primary objective is to investigate the incorporation of English language instruction within the technical course curriculum at IFAP, as viewed through the lens of the BNCC. The methodology employed includes exploratory research with a qualitative approach, incorporating case studies and documentary analysis. Bardin’s thematic content analysis has been selected as the analytical technique. The findings suggest that the teaching of English within this globalized framework warrants attention to the guidelines set forth by the National Common Curricular Base, reflecting a deterritorialized nature: English as a lingua franca. |
Palavras-chave: | Língua inglesa - ensino Língua inglesa - prática pedagógica Inglês - ensino English language - teaching English language - teaching practice English - teaching |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Citação: | OLIVEIRA, Eliezio Maciel de. O ensino de língua inglesa no curso técnico em Edificações do Ifap: pelas lentes da Base Nacional Comum Curricular. 2025. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1217 |
Data do documento: | 18-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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